Aqui em BSB, já fui algumas vezes na oficina do Zézão no autódromo, não sei todos conhecem mas é aquele cara famoso de preparar cabeçotes, preparava os cabeçotes do Caca Daud do primeiro Astra. Vi alguns cabeçotes de corsa com 15,3:1 de taxa, quase não tem câmara, tiram na faixa de 4mm, mas é cabeçote para competição, durabilidade não deve ser grande coisa, portanto tirar até 2,5 mm nesse do corsa é sussegado e confiável.SemControle escreveu:das 2 medidas optaria pela menor, assim ainda daria chance de um passe ou uma empenadinha leve
Os corsas que ele preparava, nao lembro para qual modalidade de competição, mas tinha que ser quase tudo original, inclusive comando. Ele disse que tirava 135 cv só com taxa (15,3), comando do 1.6 (1.6B) e escape. Enfatizou várias vezes que o melhor comando de corsa para rua é o original, já testou muitos e muitos na pista e no dino de motor que possuem, o melhor é o 1.6 B. Não lembro se o cabeçote tinha trabalho de fluxo. Nem remapeamento ele fazia, somente abria os bicos para a quantidade correta e o ponto, ou deixava original, ou pulava um dente no vira, acho que pela taxa devia ficar com ponto de gasolina mesmo, ou atrasar mais pulando dente.
Eu hoje se fosse fazer novamente uma preparação aspirada, jamais repetiria o que fiz na minha, mas tive que ser o primeiro a testar para ver no que dava, ficou até bom, mas podia ficar melhor com muito menos investido. Eu não tenho dúvidas que se fosse preparar de novo o 1.6 para rua seria:
- Taxa de 13 a 13,5:1.
- Leve retrabalho de cabeçote com válvulas originais.
- Coletor 4x1. Primários de 1,5".
- Escape de 2". Catalizado fora. Um abafador com entrada e saída de no mínimo 2".
- Comando Original 1.6B.
- Velas Iridium. Cabos NGK. Talvez um aplificador de faísca (pesquizaria um importado).
- Remapeamento no dinamometro.
- Filtro Inflow.
- Termotape no coletor de escape.
- Bicos do corsa 1.8 flex.
- Bomba do astra flex.
Mais nada. Com certeza um carro de até 120 cv, com consumo de por qualquer carro flex no bolso e confiabilidade e durabilidade.