[DÚVIDA] - COMO MONTAR UM GM 1.6 ASPRO?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
wevertonvb
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:das 2 medidas optaria pela menor, assim ainda daria chance de um passe ou uma empenadinha leve :D
Aqui em BSB, já fui algumas vezes na oficina do Zézão no autódromo, não sei todos conhecem mas é aquele cara famoso de preparar cabeçotes, preparava os cabeçotes do Caca Daud do primeiro Astra. Vi alguns cabeçotes de corsa com 15,3:1 de taxa, quase não tem câmara, tiram na faixa de 4mm, mas é cabeçote para competição, durabilidade não deve ser grande coisa, portanto tirar até 2,5 mm nesse do corsa é sussegado e confiável.

Os corsas que ele preparava, nao lembro para qual modalidade de competição, mas tinha que ser quase tudo original, inclusive comando. Ele disse que tirava 135 cv só com taxa (15,3), comando do 1.6 (1.6B) e escape. Enfatizou várias vezes que o melhor comando de corsa para rua é o original, já testou muitos e muitos na pista e no dino de motor que possuem, o melhor é o 1.6 B. Não lembro se o cabeçote tinha trabalho de fluxo. Nem remapeamento ele fazia, somente abria os bicos para a quantidade correta e o ponto, ou deixava original, ou pulava um dente no vira, acho que pela taxa devia ficar com ponto de gasolina mesmo, ou atrasar mais pulando dente.

Eu hoje se fosse fazer novamente uma preparação aspirada, jamais repetiria o que fiz na minha, mas tive que ser o primeiro a testar para ver no que dava, ficou até bom, mas podia ficar melhor com muito menos investido. Eu não tenho dúvidas que se fosse preparar de novo o 1.6 para rua seria:

- Taxa de 13 a 13,5:1.
- Leve retrabalho de cabeçote com válvulas originais.
- Coletor 4x1. Primários de 1,5".
- Escape de 2". Catalizado fora. Um abafador com entrada e saída de no mínimo 2".
- Comando Original 1.6B.
- Velas Iridium. Cabos NGK. Talvez um aplificador de faísca (pesquizaria um importado).
- Remapeamento no dinamometro.
- Filtro Inflow.
- Termotape no coletor de escape.
- Bicos do corsa 1.8 flex.
- Bomba do astra flex.

Mais nada. Com certeza um carro de até 120 cv, com consumo de por qualquer carro flex no bolso e confiabilidade e durabilidade.
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

pra pista ainda vai...corre 2 provas e joga fora o cabecote hehehe
com uma taxa de 15 queimando alcool nem precisa do avanco do ponto, pq a taxa ja é tanta q se bobiar acaba é tirando ponto em vez de avancar :D

mas é assim mesmo, so com o tempo vamos aprendendo as coisas....qnd fui montar o golf comprei um monte de coisas, qnd vi tinha HPI, tinha bicos pra mais de 400cvs, tinha bico mono, suporte pra bico, e gerenciador de bico :D so na euforia de ver coisas com preco bom e saber q podia usar no turbo e comprar hehehe, separei bem como queria montar e vendi as sobras :D meu kit é basikinho, e cheguei a andar com 2 bombas :D
como nao faco muito uso do turbo (andei uns 65~80km no rodoanel esse fds, nao cheguei a por 0,5 de pressao :D) quero vender e pegar um carro automatico pra andar original de tudo, o q desmotiva é so ter flex hj em dia...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Coringa_Joker
:: Wind ::

Mensagem por Coringa_Joker »

wevertonvb, o que vc quer dizer com "Leve retrabalho de cabeçote "?
Me ajuda ai..
O que não nos mata, nos deixa mais estranho!
wevertonvb

Coringa_Joker escreveu:wevertonvb, o que vc quer dizer com "Leve retrabalho de cabeçote "?
Me ajuda ai..
O básico, abertura dos dutos do cabeçote (e sem polimento nenhum) para tirar uma quantidade maior de fluxo, tipo uns 80 a 85 cfm na admissão, com válvulas originais, nada mais. Em trabalho de cabeçote isso é o que tem maior custo x benefício. A partir disso, começa a gastar muitos "homensxhoras" para poucos cfms, isso, para mim, só tem validade em competição, onde qualquer cfm é vantagem. Agora se quer gastar para valer, dai começa a trabalhar sedes de válvulas, válvulas maiores, "caprichar" o desenho da camara de combustão, além de equálizá-los, além de muitas horas de bancada de fluxo em busca de cfm e equalização dos dutos. Enfim...
gabrielniit10
:: Piquet ::

Mensagem por gabrielniit10 »

Vejo muita gente falando em junta de aço.. Seria tão necessario em um carro aspirado assim? Eu sei que nego muda a junta em carro turbo quando vai subir a pressão e tal, mas em um aspirado é tão necessario assim?
To falando pq a junta de cabeçote de aço p/ corsa 1.6 que eu vi para comprar tem espessura de 2mm enquanto uma junta normal tem espessurar de 1mm, 1,5mm no máximo, ou seja, a junta de aço vai diminuir a taxa de compressão oque é contraditório ja que em um aspro a gente quer aumentar a taxa ne!
SemControle

nem sempre a ideia de montar um aspirado é socar taxa.....
isso parece akela lenda q turbo pra andar tem q ter muita pressao....

pessoal costuma usar partes da junta do 1.8 pra isso, nao é q tem uma propria
gabrielniit10

SemControle escreveu:nem sempre a ideia de montar um aspirado é socar taxa.....
isso parece akela lenda q turbo pra andar tem q ter muita pressao....

pessoal costuma usar partes da junta do 1.8 pra isso, nao é q tem uma propria
Eu achei do próprio 1.6 em aço, espessura de 2mm.. Eu entendi seu ponto de vista, essa parada do turbo é real msm, aqui no RJ o carro mais forte de rua anda com menos de 2kg de pressão e anda na frente de todos os AP's 3kilão! hehe'
To perguntando se é realmente "necessario", pois nunca vi um 4 cilindros aspro cuspindo junta com uma taxa menor do que 13:1, só os 6cc e V8's que andam na arrancada...
SemControle

necessario mesmo nao é, mas se pensar a longo prazo pode ser uma junta q dure muito mais....
wevertonvb

Na realidade, em corsas aspirados, vc compra a junta do 1.8 que é de aço, mas a parte de aço mesmo vc tira ela e usa só as externas que é de uma material tipo "plástico". Dai vc consegue um aumento de taxa de compressão.

Antes da compressão da junta no cabeçote, as medidas são:

- Junta de papel: 1,3 mm
- Junta de Aço: 1,6 mm, sendo 0,4 + 0,8 (aço) + 0,4, tirando a parte de aço fica 0,8 mm.

Ou seja, reduz 0,5 mm.

Quanto a durabilidade, rodei mais de 1 ano assim com quase 13:1 de taxa e nunca deu problema.
gabrielniit10

wevertonvb escreveu:Na realidade, em corsas aspirados, vc compra a junta do 1.8 que é de aço, mas a parte de aço mesmo vc tira ela e usa só as externas que é de uma material tipo "plástico". Dai vc consegue um aumento de taxa de compressão.

Antes da compressão da junta no cabeçote, as medidas são:

- Junta de papel: 1,3 mm
- Junta de Aço: 1,6 mm, sendo 0,4 + 0,8 (aço) + 0,4, tirando a parte de aço fica 0,8 mm.

Ou seja, reduz 0,5 mm.

Quanto a durabilidade, rodei mais de 1 ano assim com quase 13:1 de taxa e nunca deu problema.
Eu entendi o principio do que vc disse, mas a parte do tira ali e bota aqui, parte de plastico e parte de aço ficou meio complicado... hehe'

Da pra explicar usando a ilustração dessa junta de aço p/ corsa 1.6?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rsa-16-_JM

Abraços
Responder