[DÚVIDA] - Dando uma Geral na Suspenção Dianteira

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum

Responder
Classicista
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Dando uma Geral na Suspenção Dianteira

Mensagem por Classicista »

Estou com meu Classic 2005 com a suspensão dianteira balançando muito, os amortecedores estão pra lá de vencidos, quase sem ação , e as molas visivelmente cansadas. Tá com cara de rebaixado! Ontem estacionei ao lado de outro Classic e coloquei a mão espalmada e de lado para medir a distância entre o pneu e o pára-lamas e comprovei isso. No outro carro minha mão cabia confortavelmente com os 4 dedos. Já no meu cabem só 3 dedos espremidos!

Já raspei muito a frente e a barriga do carro em lombadas.

Dessa forma acordei hoje disposto a resolver isso. No fim de semana havia passado num auto-center que fez um orçamento cobrando 1400 reais relo serviço, incluindo as peças. Mas acabei comprando as mesmas por 620 e serão trocadas em outro local mais simples aqui no meu bairro, ao custo de 120 Reais de mão de obra. E ainda parcelei as peças em 3x no cartão, Molas e amortecedores originais GM (amortecedor COFAP), Kit de amortecedor AXELS , e morcegão (Suporte da Barra tensora) da marca Nissi.

Quando levantamos o carro pude verificar que ainda é tudo original, e o carro já está com quase 100 mil!

Aproveitarei para trocar as pastilhas de freio também, da marca Cobreq, e comprei uma lâmpada que estava queimada (de duplo filamento) freio/lanterna;

Somando tudo deu 620 de peças + 120 de mão de obra dá 740 Reais, economia de 660!

Recentemente troquei o radiador , que estava furado, fiz troca de óleo e troquei escapamentos intermediário e traseiro. To dando um trato no carrinho e Passei na controlar ontem, graças a Deus!

Bom, agora é acordar cedo e levar o carro para a cirurgia!

Amanhã falo dos resultados,

Abraços,

Classicista.
awaked
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Legal, só o detalhe é o morcego. Tem dado muito problema o uso de marcas paralelas. Dentro de pouco tempo passam a fazer barulho. Se acontecer passa algum WD nele pra ver se o barulho para, se parar... da próxima o esquema é comprar os originais.
Classicista

Obrigado pela dica, awaked !

Em breve vou postar umas coisas interessantes, sobre um reparo que fiz no PC traseiro, e otras cositas mas.

Abraços,

Classicista.!
Classicista

Peguei o carrinho na hora do almoço e fui trabalhar com ele. A frente tá uns 3 ou 4 centímetros mais alta e agora ficou firme. Muuuuito melhor. O próximo passo é colocar pneus 175/70/13, pra subir um pouco mais, e ter mais perfil, pois não curto carro baixo, mas não pretendo aumentar o aro. Assim ficará bom.

Abraços,

Classicista.
Classicista

awaked escreveu:Legal, só o detalhe é o morcego. Tem dado muito problema o uso de marcas paralelas. Dentro de pouco tempo passam a fazer barulho. Se acontecer passa algum WD nele pra ver se o barulho para, se parar... da próxima o esquema é comprar os originais.
Cara esses morcegos paralelos são uma m... Ficam fazendo um nheco nheco irritante. Quando joga um WD dá uma melhorada de leve, mas nada muito eficaz.

Quando ao restante, o carro tá ótimo, mas naturalmente deu uma descida em relação ás primeiras semanas e agora voltou a raspar nas lombadas quando está mais carregado. Enfim, logo que puder vou trocar também molas e amortecedores traseiros para dar uma levantada atrás. Porém antes, terei que trocar os 4 pneus. E decidi pelos 175/70-13, que tem um pouco a mais de perfil.

Abraços,

Classicista.
awaked

Mensagem por awaked »

É cara, os morcegos só originais mesmo pra durar um pouco mais.

Eu não gosto muito de exagerar no perfil, sou contra diminuir, mas aumentar assim vai deixar o carro meio instável.

Veja se não acha um jogo de aros 14 de ferro mesmo, muita gente põe roda de liga e anuncia o aro antigo aqui nos Classificados.

O pneu original é 165/70R13 tem 561mm de diâmetro.
O pneu que quer é 175/70R13 tem 575mm de diâmetro - 14mm a mais. O carro vai subir só 7mm.

Se optar por 175/65R14 ele terá 583 - 22mm a mais, o carro sobe 11mm. Com a vantagem de ter um perfil mais estável e confortável.

Qualquer uma das opções vai alterar a leitura do odômetro do carro e do velocímetro. Porém, ainda está dentro da tolerância exigida. E 175/65R14 é medida original de Corsa.
Classicista

Acha mesmo que uma diferença de 14 mm (7 na altura) vai deixar o carro instável? Tem um detalhe, quero usar as rodas de ferro do Monza.

Essas aqui: http://img208.imageshack.us/img208/1074/tif.png

E elas são aro 13, então pendei em usar os 175/70R13

Abraços,

Classicista.
awaked

Mensagem por awaked »

No caso do Perfil não é só a altura que influência, é o angulo de deriva, o perfil maior dobra mais, trabalha mais...

Mas nada absurdo. Só te mostrei ali que com aro 14 sobe mais o carro do que aro 13 e ainda fica melhor.
Classicista

Obrigado pela dica Awaked, isso aí vale se eu for pilotar o carro certo? Mas o uso é bem careta, kkk

Abraços,

Classicista.
Responder