[DÚVIDA] - Como preparar corsa 1.4 EFI?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
ckgnts
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Como preparar corsa 1.4 EFI?

Mensagem por ckgnts »

Bom galera, sou novo aqui :? e se estiver "causando" por favor me desculpem.
Há um ano atrás ganhei um corsa 94 GL, motor 1.4 que anda bem!
Estou fazendo Engenharia Mecanica e eu sou apaixonado pra modificar o motor desse corsinha!
Uso o carro no dia a dia, e apesar de rodar bem sinto falta de muitos itens de conforto que eram opcionais na compra do carro.
Eis que agora a sorte mudou pro meu lado (dinheiro sobrando) resolvi investir no meu carro que pra mim é uma fonte de lazer!
! Desde já aviso que sou contra corridas de rua, deixar o meu motor forte nao é um sinonimo de que vou usar na marginal!

Enfim, eu montei uma extensa lista de compras ( extensa mesmo), e como eu só manjo da parte de montagem das coisas e absolutamente nada da Legal resolvi pedir ajuda aos profissionais aqui!

Seguinte, o carro tem 100.000 kms originais logo esta semana já vou fazer uma revisao completa do motor aqui na minha garagem, Como modificaçoes no motor peço a ajuda de voces nesta lista sobre o que sai mais em conta pra construir um motor forte.
Nas minhas considerações debaixo do capuz estão um kit turbo ( completo, pra nao espirrar!) filtros, velas, ar-condicionado, ABS, (airbag ??)!
-Troca de suspensão
-Freio a disco nas 4 rodas
-Espelhos elétricos
-Painel do corsa classic novo (se for possível)
-Vidro traseiro com o desenho do breake light
Pretendo deixar tudo legalizado no documento custe o que custar e peço a ajuda de vocês sobre alguns passos, onde encontrar algumas peças, o que utilizar na montagem!
Eu tenho conhecimento ( e já me falaram que não vale a pena) mas eu vejo isso como uma restauração de carro antigo e pra mim vale a pena cada centavo investido principalmente porque nao penso em revender o carro!
Nao vou alterar uma linha sequer na estetica do carro ( pelo menos nao pretendo) e nem sequer vou colocar insu-film, e nao vou colocar JK.
Obs: pretendo ( se existir a venda) instalar um bom isolamento acustico dentro do carro

Obrigado a voces, desculpem qualquer coisa pois sou novato aqui, e tentem entender o amor de uma pessoa com o carro galera pois pra mim nao é desperdicio de dinheiro!
Valeeu Corsa Clube

ckgnts

Mensagem por ckgnts »

Esqueci de falar que tambem pretendo colocar direçao hidraulica rsrsrs xD
valeeu ai denovo

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

como ja falaram, nao vale a pena, somente com a compra do q quer colocar, ja deve ultrapassar o valor do carro, a MO de tudo isso nao vai ser nada barata, e pra montar o turbo deve ser considerada uma retifica completa, e nao so uma revisao, tanto pela idade como pela km q até nao é tanta se realmente for original, o q nao parece pelo ano...rodo poko tmb, nao diria ser impossivel tal km.....
tem itens ai praticamente impossiveis de encontrar pra comprar, e trazer de outros modelos se tornam incompativeis...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

Eu gosto muito desse tipo de projeto, obviamente alguns itens ai vão acabar sendo deixados de lado, como airbag por exemplo, custo extremamente elevado. Mas é claro, vai ir muito dinheiro que não terá retorno. Mais ou menos como meu Opala, paguei 9,6 k, já devo ter gastado mais de 20k e se for vender, não devo conseguir mais de 18K, mas é o custo de um hobbie, isso não é investimento, melhor, carro nunca foi investimento.

Como o Semcontrole já disse, muito provavelmente só uma revisão do motor não seja o suficiente.

Com relação a preparação e manutenção do motor, o Corsaclube vai poder te ajudar muito.

ckgnts

Mensagem por ckgnts »

Sem Controle, a mao de obra seria feita por mim e um amigo meu que ja é formado em engenharia mecanica! Tudo seria feito na garagem de casa exceto a pintura.
Já vi que o airbag é inexistente, a nao ser que fosse adaptado de um Tigra
e o abs ?é impossivel do mesmo jeito
Devo começar pela Retifica entao ?
O motor do carro é original e rodou precisos 100.015 km a seguradora é a mesma desde sempre e comprova isso hehehe, o carro é da familia desde 97
Já sei que vai dinheiro, mas como wevertonvb disse, é o custo de um hobbie!
Por onde devo começar exatamente? Pintura, Isolamento acustico, retifica?
Li no clube que a manta asfaltica é ótima porem pode causar danos a pintura se aplicada incorretamente e nao entendo desse tipo de trabalho!
Meu motor tem os 60 cv originais, qual seria a potencia maxima que de pra usar no dia a dia com o turbo e seria melhor utilizar o turbo sem espirrar ? (detesto o barulho do espirro)

Eu to realmente animado pra este projeto, e nao ligo de gastar mais que o valor do carro assim que nem o weverton =)

xucrute

Mensagem por xucrute »

Acompanhando!

Gostei
Corsinha 96 4p

corsamax1.8
:: Millennium ::

Mensagem por corsamax1.8 »

eu começaria desmontando o motor e suspensão dianteira, só nesses dois ítens vc terá muitas horas de diversão (e muito $$$$ tb), e entre as pausas (retifica do motor, por exemplo), vai vendo essa parte do isolamento acustico, desmontando a parte interna do veiculo... eu uso no meu carro uma manta asfaltica autocolante, se não me engano é da vedacit, e eu usei nas portas dianteiras, pra melhorar a acustica dos falantes, e tb isolar um pouco do ruido externo, ficou excelente e não precisa esquentar a manta com maçarico.

ckgnts

Mensagem por ckgnts »

Corsamax 1.8, Vou começar nessa sexta-feira santa a desmontar o carro por completo para a pintura. Inclusive vou procurar uma boa funilaria aqui em sao paulo! Quanto a cor do carro, ou eu mantenho a original (vinho) ou pintarei de alguma cor original dos opel/vauxhall corsa preferencialmente as que nao foram oferecidas no brasil, fiquei sabendo que na europa a oferta de cores era IMENSA.
prevejo que será um longo e divertido projeto mesmo
Se voce me puder passar o quanto foi o seu gasto e o nome exato pra eu ir procurar a manta agradeço!
Quanto ao turbo, minha maior duvida é o tipo que eu devo usar, eu quero manter o aspecto original do carro por fora, e por dentro só a mecanica será completamente refeita!
Quanto aos freios, estou pensando em deixar as adaptaçoes de lado e colocar um kit de freios Brembo, ou outra marca que seja de qualidade! Freios do vectra sao adaptaveis ?
Sexta feira começa o desmanche do carro :D

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

freio de vectra é adaptavel sim.....
eu deixaria o abs de lado tmb....so isso e o airbag ja deve tirar usn 10K do projeto....

depende o q vai investir, como vai preparar, pode conseguir tirar uns 150cvs desse motor, 200quem sabe...tudo depende do q realmente quer e qnt $$$$$ investir.......mas se é um carro pro dia a dia, nao precisa toda essa violencia de um projeto sovietico ai...e trabalhar com 100cvs sem dor de cabeca, central original e tudo mais....
vc pode montar com espirro ou sem fica a seu criterio....meu carro é montado sem espirro, na verdade o meu ficou proximo ao desempenho de um GTI original...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

xucrute

Mensagem por xucrute »

Fico bobo com o conhecimento do Sem Controle. Carinha entendido
Corsinha 96 4p

Responder