Galera ainda é necessário com a tecnologia atual amaciar um motor do Corsa Premium 1.4?
Meu Corsa está hj com 1955 Km e quando estava com 890 km eu coloquei ele na estrada indo até Águas de São Pedro dia 08/07. Andei até Águas 236 km e chagando lá terminei de encher o tanque e deu 19 litros na bomba e o carro fez 12,42 km/l.
Na cidade o carro está fazendo em torno de 6,5 a 7,0 km/l no álcool sem ar ligado volta meu primo me disse que o carro é novo e precisa amaciar o motor pra melhorar o consumo na cidade e meu primo me disse para amaciar fazer da seguinte maneira: na rodovia esticar o motor, ele me disse para andar em 3ª marcha até uns 4500 RPM ou 5000 RPM o que o carro aguentasse no momento e fazer o mesmo na 4ª marcha e ele disse também para fazer isso quando for subida também.
Minha pergunta é: com a tecnologia atual há necessidade de andar dessa forma para amaciar o motor do Corsa 1.4 Econo.Flex?
Se não for isso qual é o meio correto de amaciar o motor?
Amaciar motor Corsa Premium 1.4. Ainda é necessário?
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Nos carros novos não existe mais essa estória de amaciar motor. Abraço!Skorpions escreveu:Galera ainda é necessário com a tecnologia atual amaciar um motor do Corsa Premium 1.4?
Meu Corsa está hj com 1955 Km e quando estava com 890 km eu coloquei ele na estrada indo até Águas de São Pedro dia 08/07. Andei até Águas 236 km e chagando lá terminei de encher o tanque e deu 19 litros na bomba e o carro fez 12,42 km/l.
Na cidade o carro está fazendo em torno de 6,5 a 7,0 km/l no álcool sem ar ligado volta meu primo me disse que o carro é novo e precisa amaciar o motor pra melhorar o consumo na cidade e meu primo me disse para amaciar fazer da seguinte maneira: na rodovia esticar o motor, ele me disse para andar em 3ª marcha até uns 4500 RPM ou 5000 RPM o que o carro aguentasse no momento e fazer o mesmo na 4ª marcha e ele disse também para fazer isso quando for subida também.
Minha pergunta é: com a tecnologia atual há necessidade de andar dessa forma para amaciar o motor do Corsa 1.4 Econo.Flex?
Se não for isso qual é o meio correto de amaciar o motor?
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tenho um corsa 08/09 1.4...
vo te fala uma coisa..amaciei o bichinho até dizer chega... digamos q se andar até 6.000rpm é amaciar então ainda estou amaciando! rs...
:redhotevil:
hoje ele ta com 1 ano de uso e 6.000km rodados... vo te fala uma coisa.. não teve diferença nenhuma amaciar o motor.. ta andando a mesma coisa de quando eu tirei da concessionária...
e quanto ao consumo, quando vc fizer a primeira troca de óleo + filtro (revisão de 6 meses ou 5000km) ele melhora um pouco...
abraço!
vo te fala uma coisa..amaciei o bichinho até dizer chega... digamos q se andar até 6.000rpm é amaciar então ainda estou amaciando! rs...
:redhotevil:
hoje ele ta com 1 ano de uso e 6.000km rodados... vo te fala uma coisa.. não teve diferença nenhuma amaciar o motor.. ta andando a mesma coisa de quando eu tirei da concessionária...
e quanto ao consumo, quando vc fizer a primeira troca de óleo + filtro (revisão de 6 meses ou 5000km) ele melhora um pouco...
abraço!
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Amigos o que estou percebendo é que com a tecnologia atual não há masi então a necessidade de amaciar o motor. Li no manual na Seção 6-1 no ítem 2 que fala do Conta Giros o seguinte:" Para se obter o melhor rendimento do motor deve-se dirigir dentro da faixa que fica entre a rotação do torque máximo líquido (2800 RPM) e a rotação da potência máxima líquida (6.000 RPM)."
E ainda na Seção 13-12 na Nota de Plano de Manutenção Preventiva: "Os primeiros 1.000 km são determinantes para garantir maior durabilidade e alta performance do motor, portanto não dirija prolongadamente a velocidades constantes muito alta ou muito baixa."
Pelo que entendi devemos fazer trocas de marchas em 3000 RPm e podemos andar nas rodovias até 6000 RPM para ter melhor rendimento do motor. É isso mesmo?
Só não entendi a questão dos primeiros 1.000 km. Não pode andar a mais de 120 km/h até os primeiros 1.000 Km e andar muito lento também nao pode até os 1.000 km. É isso mesmo?
E ainda na Seção 13-12 na Nota de Plano de Manutenção Preventiva: "Os primeiros 1.000 km são determinantes para garantir maior durabilidade e alta performance do motor, portanto não dirija prolongadamente a velocidades constantes muito alta ou muito baixa."
Pelo que entendi devemos fazer trocas de marchas em 3000 RPm e podemos andar nas rodovias até 6000 RPM para ter melhor rendimento do motor. É isso mesmo?
Só não entendi a questão dos primeiros 1.000 km. Não pode andar a mais de 120 km/h até os primeiros 1.000 Km e andar muito lento também nao pode até os 1.000 km. É isso mesmo?
Skorpions
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cara pelo que eu entendo, não se pode andar em velocidade constante nos primeiros 1000km... tipo catar uma estrada e cravar 120km/h e ir embora...
nos primeiros 1000 km tem q andar de 2800rpm até 6000rpm... isso esticando e talz... nada de andar constante...
tendeu?
nos primeiros 1000 km tem q andar de 2800rpm até 6000rpm... isso esticando e talz... nada de andar constante...
tendeu?
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Bom vou ceitar dois exemplos muito parecidos de Corsas distintos...
Meu pai tem um Maxx 1.4 que atualmente está com 26K, e diria que 24-25K Km foi eu quem circulou entre cidade/estrada e meu tio tem um Premium também 1.4 com mais ou menos 20K Km
Sempre andei razoavelmente forte com ele (Maxx), já meu tio costuma andar normalmente, sem
forçar o motor esticando as marchas além do necessário. E é notável/evidente a diferença
entre os dois carros no que se diz a rendimento quando é exigido força do motor...
Já dirigi o Premium e acredito sim, que não só os primeiros 1.000-2.000 Km são fundamentais
para o motor... Mas como você o "acostuma a andar"...
Consumo é muito parecido, gira em torno de 8 km/l na Cidade e em torno de 9/10 Km/l na Estrada (Alcool)
Meu pai tem um Maxx 1.4 que atualmente está com 26K, e diria que 24-25K Km foi eu quem circulou entre cidade/estrada e meu tio tem um Premium também 1.4 com mais ou menos 20K Km
Sempre andei razoavelmente forte com ele (Maxx), já meu tio costuma andar normalmente, sem
forçar o motor esticando as marchas além do necessário. E é notável/evidente a diferença
entre os dois carros no que se diz a rendimento quando é exigido força do motor...
Já dirigi o Premium e acredito sim, que não só os primeiros 1.000-2.000 Km são fundamentais
para o motor... Mas como você o "acostuma a andar"...
Consumo é muito parecido, gira em torno de 8 km/l na Cidade e em torno de 9/10 Km/l na Estrada (Alcool)
•[1000cc 16V T]•
![Imagem](http://www.postimage.org/Ts15WtM0.gif)
Cuidado com o 16v, ele pode ser Turbo !
![Imagem](http://www.postimage.org/Ts15WtM0.gif)
Cuidado com o 16v, ele pode ser Turbo !
- zehnobody
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O amaciamento "de leve" é apenas para que caso alguma peça tenha diferença de fundiçao ou folga se ajuste com o uso num primeiro momento, hoje a linha de produção está melhor sim, antigamente o correto era andar sem forçar por no minimo 5mil km, hoje anda tranquilo até dar 1000km e ja pode acelerar tranquilo.
se vc guentar ande tranquilo até a primeira revisão , ai após com filtros e oleo tudo novo, pode começar a acelerar com mais entusiasmo.
se vc guentar ande tranquilo até a primeira revisão , ai após com filtros e oleo tudo novo, pode começar a acelerar com mais entusiasmo.
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Buenas !!
No meu trabalho, lido diariamente com empresas que fazem usinagem de peças industriais. Já fui a feiras e exposições sobre máquinas para usinagem, tais como centros de usinagem, tornos e fresadoras CNC, aparelhos de medição tridimensionais, etc. Posso então te assegurar que com as condições tecnológicas atuais e a precisão de usinagem, "teoricamente" não é mais necessário amaciar o motor.
As tolerâncias de usinagem atuais estão na casa de frações de mícrons de milímetros, coisa que até a década de 80 não era possível.
Eu só salientei acima o "teoricamente", porque na prática eu também daria uma segurada nos primeiros 1.000 Km, a fim de haver um eventual alívio de tensões nas peças, algum pequeno desgaste provocado por rugosidade alta na usinagem, coisas pequenas mesmo. Nada pra se preocupar.
No meu trabalho, lido diariamente com empresas que fazem usinagem de peças industriais. Já fui a feiras e exposições sobre máquinas para usinagem, tais como centros de usinagem, tornos e fresadoras CNC, aparelhos de medição tridimensionais, etc. Posso então te assegurar que com as condições tecnológicas atuais e a precisão de usinagem, "teoricamente" não é mais necessário amaciar o motor.
As tolerâncias de usinagem atuais estão na casa de frações de mícrons de milímetros, coisa que até a década de 80 não era possível.
Eu só salientei acima o "teoricamente", porque na prática eu também daria uma segurada nos primeiros 1.000 Km, a fim de haver um eventual alívio de tensões nas peças, algum pequeno desgaste provocado por rugosidade alta na usinagem, coisas pequenas mesmo. Nada pra se preocupar.
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Boa noite,
Concordo plenamente com o Lucas. Vendo peças para automação industrial e CNCs e atualmente as peças trabalaham com tolerâncias em microns.
Não é conveniente forçar o carro nos primeiros 300Km, inclusive pelo fato do pneu não ter total aderência. Os anéis raspadores e de compressão precisam assentar.
Até os 1000km é ideal ir aumentando a rotação média progressivamente e não concordo com a premissa de que dirigir na estrada em velocidades constantes durante o amaciamento "amarra" o motor.
Abraços!
Concordo plenamente com o Lucas. Vendo peças para automação industrial e CNCs e atualmente as peças trabalaham com tolerâncias em microns.
Não é conveniente forçar o carro nos primeiros 300Km, inclusive pelo fato do pneu não ter total aderência. Os anéis raspadores e de compressão precisam assentar.
Até os 1000km é ideal ir aumentando a rotação média progressivamente e não concordo com a premissa de que dirigir na estrada em velocidades constantes durante o amaciamento "amarra" o motor.
Abraços!
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