Amaciar motor Corsa Premium 1.4. Ainda é necessário?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Skorpions
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2009f Agosto 2009 11:03:24 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Amaciar motor Corsa Premium 1.4. Ainda é necessário?

Mensagem por Skorpions »

Galera ainda é necessário com a tecnologia atual amaciar um motor do Corsa Premium 1.4?

Meu Corsa está hj com 1955 Km e quando estava com 890 km eu coloquei ele na estrada indo até Águas de São Pedro dia 08/07. Andei até Águas 236 km e chagando lá terminei de encher o tanque e deu 19 litros na bomba e o carro fez 12,42 km/l.

Na cidade o carro está fazendo em torno de 6,5 a 7,0 km/l no álcool sem ar ligado volta meu primo me disse que o carro é novo e precisa amaciar o motor pra melhorar o consumo na cidade e meu primo me disse para amaciar fazer da seguinte maneira: na rodovia esticar o motor, ele me disse para andar em 3ª marcha até uns 4500 RPM ou 5000 RPM o que o carro aguentasse no momento e fazer o mesmo na 4ª marcha e ele disse também para fazer isso quando for subida também.

Minha pergunta é: com a tecnologia atual há necessidade de andar dessa forma para amaciar o motor do Corsa 1.4 Econo.Flex?

Se não for isso qual é o meio correto de amaciar o motor?
Skorpions


wilane
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quinta-feira 24 2006f Agosto 2006 05:29:53 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wilane »

Skorpions escreveu:Galera ainda é necessário com a tecnologia atual amaciar um motor do Corsa Premium 1.4?

Meu Corsa está hj com 1955 Km e quando estava com 890 km eu coloquei ele na estrada indo até Águas de São Pedro dia 08/07. Andei até Águas 236 km e chagando lá terminei de encher o tanque e deu 19 litros na bomba e o carro fez 12,42 km/l.

Na cidade o carro está fazendo em torno de 6,5 a 7,0 km/l no álcool sem ar ligado volta meu primo me disse que o carro é novo e precisa amaciar o motor pra melhorar o consumo na cidade e meu primo me disse para amaciar fazer da seguinte maneira: na rodovia esticar o motor, ele me disse para andar em 3ª marcha até uns 4500 RPM ou 5000 RPM o que o carro aguentasse no momento e fazer o mesmo na 4ª marcha e ele disse também para fazer isso quando for subida também.

Minha pergunta é: com a tecnologia atual há necessidade de andar dessa forma para amaciar o motor do Corsa 1.4 Econo.Flex?

Se não for isso qual é o meio correto de amaciar o motor?
Nos carros novos não existe mais essa estória de amaciar motor. Abraço!


danilok2
:: Millennium ::
Mensagens: 169
Registrado em: Segunda-feira 17 2007f Setembro 2007 02:40:01 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por danilok2 »

tenho um corsa 08/09 1.4...


vo te fala uma coisa..amaciei o bichinho até dizer chega... digamos q se andar até 6.000rpm é amaciar então ainda estou amaciando! rs...
:redhotevil:


hoje ele ta com 1 ano de uso e 6.000km rodados... vo te fala uma coisa.. não teve diferença nenhuma amaciar o motor.. ta andando a mesma coisa de quando eu tirei da concessionária...


e quanto ao consumo, quando vc fizer a primeira troca de óleo + filtro (revisão de 6 meses ou 5000km) ele melhora um pouco...

abraço!


Skorpions
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2009f Agosto 2009 11:03:24 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Skorpions »

Amigos o que estou percebendo é que com a tecnologia atual não há masi então a necessidade de amaciar o motor. Li no manual na Seção 6-1 no ítem 2 que fala do Conta Giros o seguinte:" Para se obter o melhor rendimento do motor deve-se dirigir dentro da faixa que fica entre a rotação do torque máximo líquido (2800 RPM) e a rotação da potência máxima líquida (6.000 RPM)."

E ainda na Seção 13-12 na Nota de Plano de Manutenção Preventiva: "Os primeiros 1.000 km são determinantes para garantir maior durabilidade e alta performance do motor, portanto não dirija prolongadamente a velocidades constantes muito alta ou muito baixa."

Pelo que entendi devemos fazer trocas de marchas em 3000 RPm e podemos andar nas rodovias até 6000 RPM para ter melhor rendimento do motor. É isso mesmo?

Só não entendi a questão dos primeiros 1.000 km. Não pode andar a mais de 120 km/h até os primeiros 1.000 Km e andar muito lento também nao pode até os 1.000 km. É isso mesmo?
Skorpions


danilok2
:: Millennium ::
Mensagens: 169
Registrado em: Segunda-feira 17 2007f Setembro 2007 02:40:01 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por danilok2 »

cara pelo que eu entendo, não se pode andar em velocidade constante nos primeiros 1000km... tipo catar uma estrada e cravar 120km/h e ir embora...

nos primeiros 1000 km tem q andar de 2800rpm até 6000rpm... isso esticando e talz... nada de andar constante...

tendeu?


Dodah
:: Sport ::
Mensagens: 1021
Registrado em: Sexta-feira 24 2008f Outubro 2008 10:28:03 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Dodah »

Bom vou ceitar dois exemplos muito parecidos de Corsas distintos...
Meu pai tem um Maxx 1.4 que atualmente está com 26K, e diria que 24-25K Km foi eu quem circulou entre cidade/estrada e meu tio tem um Premium também 1.4 com mais ou menos 20K Km

Sempre andei razoavelmente forte com ele (Maxx), já meu tio costuma andar normalmente, sem
forçar o motor esticando as marchas além do necessário. E é notável/evidente a diferença
entre os dois carros no que se diz a rendimento quando é exigido força do motor...

Já dirigi o Premium e acredito sim, que não só os primeiros 1.000-2.000 Km são fundamentais
para o motor... Mas como você o "acostuma a andar"...

Consumo é muito parecido, gira em torno de 8 km/l na Cidade e em torno de 9/10 Km/l na Estrada (Alcool)
•[1000cc 16V T]•
Imagem
Cuidado com o 16v, ele pode ser Turbo !


Avatar do usuário
zehnobody
:: Millennium ::
Mensagens: 176
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 01:52:27 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zehnobody »

O amaciamento "de leve" é apenas para que caso alguma peça tenha diferença de fundiçao ou folga se ajuste com o uso num primeiro momento, hoje a linha de produção está melhor sim, antigamente o correto era andar sem forçar por no minimo 5mil km, hoje anda tranquilo até dar 1000km e ja pode acelerar tranquilo.

se vc guentar ande tranquilo até a primeira revisão , ai após com filtros e oleo tudo novo, pode começar a acelerar com mais entusiasmo.


Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

Buenas !!
No meu trabalho, lido diariamente com empresas que fazem usinagem de peças industriais. Já fui a feiras e exposições sobre máquinas para usinagem, tais como centros de usinagem, tornos e fresadoras CNC, aparelhos de medição tridimensionais, etc. Posso então te assegurar que com as condições tecnológicas atuais e a precisão de usinagem, "teoricamente" não é mais necessário amaciar o motor.
As tolerâncias de usinagem atuais estão na casa de frações de mícrons de milímetros, coisa que até a década de 80 não era possível.
Eu só salientei acima o "teoricamente", porque na prática eu também daria uma segurada nos primeiros 1.000 Km, a fim de haver um eventual alívio de tensões nas peças, algum pequeno desgaste provocado por rugosidade alta na usinagem, coisas pequenas mesmo. Nada pra se preocupar.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


RJGR
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quarta-feira 13 2009f Maio 2009 07:53:37 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RJGR »

Boa noite,

Concordo plenamente com o Lucas. Vendo peças para automação industrial e CNCs e atualmente as peças trabalaham com tolerâncias em microns.
Não é conveniente forçar o carro nos primeiros 300Km, inclusive pelo fato do pneu não ter total aderência. Os anéis raspadores e de compressão precisam assentar.
Até os 1000km é ideal ir aumentando a rotação média progressivamente e não concordo com a premissa de que dirigir na estrada em velocidades constantes durante o amaciamento "amarra" o motor.

Abraços!


corsaht
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 20 2009f Junho 2009 04:16:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsaht »

pessoal,
eu acabei de pegar meu corsa premium novo e ja vou pegar estrada de 550 km,... sera que tem problema ?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”