FONTE: retirado e adaptado da página http://www.clubedagraxa.com.br/blog/ins ... .jpg[/img]
figura 1: Caixa de reles com o local do relé do temporizador circulado em vermelho.
![Imagem](http://s10.postimage.org/3vhjga2j9/DSC07214.jpg)
figura 2: O relé temporizador propriamente dito, com seu número GM.
Passo 2:
Abra o relé com auxílio de duas pequenas chaves de fenda ou o que achar conveniente como ferramenta.
Passo 3:
Com o relé aberto, dessolde o resistor de 2,9K Ohms e solde no lugar dele um resistor de 1K Ohm.
![Imagem](http://s11.postimage.org/o8hixgakf/DSC07217.jpg)
figura 3: O relé temporizador já aberto com o resistor a ser trocado.
Infelizmente, não achei datasheet do CI "TY93029A". No tutorial citado como fonte deste tutorial, o CI em questão é um controlador da ATMEL com datasheet conhecido. A função do TY93029A é a mesma. Entretanto, a pinagem de ambos não é (melhor não inventar moda e deixá-lo quieto).
O resistor trocado é o do terminal "I" do relé, responsável pelo estágio temporizado.
![Imagem](http://s10.postimage.org/uy4lqjoet/DSC07216.jpg)
figura 4: O relé com a indicação do pino "I".
Passo 4:
Desligue a bateria do carro.
Passo 5:
Remova a cobertura do miolo de ignição e a cobertura inferior da coluna de direção. Esta última, desaparafusando os três parafusos philips e desloque um pouco a cobertura superior para ter acesso ao plugue que comanda o limpador de parabrisas.
![Imagem](http://s14.postimage.org/4sxc8mvot/DSC07223.jpg)
Figura 5: A cobertura do miolo de ignição e a cobertura inferior da coluna de direção já removidos indicando o local dos três parafusos a serem retirados.
Passo 6:
Escolha um local conveniente para colocar o potenciômetro. Eu escolhi a cobertura do botão que comanda a altura dos faróis, já que meu carro não tem este opcional e o dono anterior já fizera um furo tosco no local, provavelmente para colocar um LED de alarme.
![Imagem](http://s9.postimage.org/z9iqd28qj/DSC07219.jpg)
Figura 6: Local escolhido para receber o potenciômetro.
![Imagem](http://s18.postimage.org/3ssahj4n9/DSC07213.jpg)
Figura 7: A cobertura escolhida para alojar o potenciômetro, pois já tinha um furo tosco.
Passo 7:
Instalei o potenciômetro na cobertura do botão e entortei 90 graus os terminais dele, a fim de caber no painel sem raspar em nada.
![Imagem](http://s9.postimage.org/bdp8w4wxn/DSC07222.jpg)
Figura 8: O potenciômetro instalado e os terminais entortados circulados em vermelho.
![Imagem](http://s15.postimage.org/pc1igp0nb/DSC07221.jpg)
Figura 9: O potenciômetro instalado visto pelo lado onde será manuseado.
Passo 8:
Desconecte da coluna de direção o plugue que comanda o limpador de parabrisas.
![Imagem](http://s16.postimage.org/6km69bjip/DSC07224.jpg)
Figura 10: Coluna da direção com o plugue já desconectado.
Passo 9:
No plugue, solte o terminal que tem o fio preto com lista amarela ou corte este fio. Eu optei por soltá-lo do plugue, conforme a figura 12 mostra. Assim, evito o uso de fita isolante e de quebra, torno a instalação 100% reversível, sem deixar sequelas na fiação original se algum dia eu resolver desinstalar tudo e deixar como era originalmente. Penso que no dia que eu vender o carro, o novo dono tem o direito de receber o carro sem enjambrações provocadas por acessórios ou recursos elétricos não-originais que tenham sido removidos. Mas vai de cada um.
Solde uma das pontas do fio preto com lista amarela no terminal "A" ou "C" do potenciômetro usando um pedaço de fio. Veja a figura 12. Agora solde um outro pedaço de fio na outra ponta do fio preto com lista amarela (aonde está escrito "para o terminal 'A' ou 'C' do potenciômetro") e sua outra extremidade no terminal "B" do potenciômetro.
![Imagem](http://s12.postimage.org/9p174icy1/DSC07225.jpg)
Figura 12: O plugue de comando do limpador.
![Imagem](http://s15.postimage.org/x0dmx1ifb/DSC07212.jpg)
Figura 13: O potenciômetro e seus terminais discriminados
.
![Imagem](http://s12.postimage.org/5ztl5fqbt/DSC07227.jpg)
Figura 14: O potenciômetro com os fios já ligados sendo encaixado no painel e o Knob instalado.
![Imagem](http://s12.postimage.org/str4sf4eh/DSC07226.jpg)
Figura 14: O resultado final.
Passo 10:
Reinstale as coberturas da coluna e conecte a bateria.
![Imagem](http://s9.postimage.org/7tluq3ykb/CENSURADO_nenhuma.jpg)
Figura 15: Para quem não entendeu COISA NENHUMA.
CONSIDERAÇÕES:
Quando o estágio temporizador é acionado, o limpador funciona continuamente, mas com o relé clicando. Então, à medida que o potenciômetro é girado pelo motorista, o tempo de pausa entre uma passagem e outra do limpador vai aumentando.
No meu carro, quando o potenciômetro está na metade de seu curso de giro, o limpador já fica com uma passada por minuto. Isto sugere que o potenciômetro escolhido tem um "range" (intervalo do valor mínimo até o máximo) de resistência amplo demais. Mas dá pro gasto, não prejudicando o funcionamento. Sugiro a escolha de um potenciômetro de "range" menor.
O resistor de 1 K Ohm se revelou de valor muito baixo, pois no início do curso do botão, o limpador funciona igual à velociade 1 (não temporizada). Isto sugere que seria mais adequado um resistor de 1,1 ou 1,2K Ohms. Assim, o limpador começaria o estágio temporizado com cerca de meio segundo de pausa entre uma passada e outra.
A ligação do potenciômetro poderia ter sido feita direto no pino "I" do alojamento do rele atrás da caixa de fusíveis. Isso dispensaria a desmontagem da cobertura da coluna de direção. Mas achei muito chato soltar a caixa de fusíveis para ter acesso a sua parte traseira. Então, decidi inserir a ligação do potenciômetro no plugue na coluna de direção.