[PROJETO] - Temporizador luz de teto + iluminação pés

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Chrystian_rj
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

[PROJETO] - Temporizador luz de teto + iluminação pés

Mensagem por Chrystian_rj »

Boa noite galera! Sou novo aqui no fórum, entao se eu estiver postando no lugar errado, peço desculpas. Há +/- umas 4 semanas comecei a esquematizar uma forma de a luz de cortesia, junto com a luz dos pés do motorista, acendessem quando a porta estiver aberta mas demorassem alguns segundos para apagar com efeito dimmer, assim como a maioria dos carros hoje em dia. Já aviso que sou apenas curioso na parte eletrica.

os itens que eu comprei pra esse projeto foram:
placa temporizadora digital - R$20
iluminação dos pés em led com controle - R$33
um capacitor de 10000 - ja tinha em casa, mas não ultrapassa 20 reais normalmente
paciencia - preferi não usar, mas se tiver em casa já ajuda

montagem é simples: Positivo e negativo para a alimentação da placa, um trigger (gatilho) para ativar o timer (pode ser + ou -, nesse caso usei o trigger -) e a parte da saida da placa contato comum e normalmente fechado.

no pós da placa, conectamos o capacitor pra fazer o efeito dimmer, depois do capacitor vem as lampadas.

Como o contato do botão não passa pelo contato da porta, quando ligamos pelo botão o timer não funciona, somente o efeito dimmer.

ainda vou detalhar mais e colocar fotos do processo para quem quiser repetir. Tenho somente alguns problemas ainda não resolvidos e que talvez possamos trabalhar juntos pra solucionar:
1- Queria ter a possibilidade de ligar somente a luz dos pés com um interruptor a parte, sem acender a luz de teto junto, pra isso pensei num diodo
2 - o barulho do relê da placa - é um barulho baixo, mas ainda assim é um barulho, seria mais por capricho mas também é uma solução que podemos trabalhar
3 - onde posso conseguir o esquema eletrico da luz de cortesia? precisava saber onde os interruptores de porta se encontram para ligar a placa
4 - onde no carro posso colocar a placa temporizadora de um jeito que fique discreta e acessivel ao mesmo tempo?

Ainda não consegui testar no carro, o meu está fazendo o podre chevrolet (embaixo da bateria) e só deve voltar quarta, mas assim que chegar ja vou colocar a mao na massa e mandar fotos
gtmski
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Já conferiu este tópico? viewtopic.php?t=65673
Tem um esquema bem interessante lá. Seu carro não tem alarme? Se tiver, seria legal um relê para acionar o timer/dimmer quando o alarme fosse desligado. Aqui no meu eu fiz assim, mas usei um módulo próprio de timer/dimmer para luz de teto, da techrace (não fabrica mais, contudo o manual ainda existe em: https://download.techrace.com.br/manual ... igente.pdf)

Seu Corsa é 98? Os diagramas elétricos dele estão em viewtopic.php?t=116344
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Chrystian_rj
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Chrystian_rj »

Opa! Ja tinha visto esse tópico sim, me ajudou bastante! Meu carro não tem alarme, mas vou salvar essa ideia pra quando tiver! Eu cheguei a ver esse da techrace, mas todos os anuncios pausados ou excluidos. Desde ja, muito obrigado
Responder