[DÚVIDA] - Corsa morre na Desaceleração

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

[DÚVIDA] - Corsa morre na Desaceleração

Mensagem por Maranhão Fortes »

Amigos, pesquisei bastante e vi que esse problema acontece bastante em outros Corsas. Antes, ele acendia a luz da injeção eletrônica. Eu desligava, esperava um minuto, ligava o motor e não acendia mais. Daí, em descidas, onde a velocidade permitida era de no máximo de 60 a 80 Km/h, eu engrenava a quarta e ia descendo. Mas ao desacelerar, mal chegava nos 40 por hora e o carro apagava, morria mesmo. Fiz o teste, descendo com ele em ponto morto, mas acontecia a mesma coisa: o danado morria. Também, tentei descer com 60 Km/h engatado na terceira e ao reduzir, também morre. Por fim, desci com 40 por hora, engatado na terceira e reduzi ao máximo e aí ele NÃO morre.
Andei lendo que isso pode ser o cabo ou pinhão do velocímetro. Como o ponteiro da velocidade tremia muito e tinha um barulhinho chato, resolvi trocar cabo e pinhão. Agora o ponteiro está sem nenhuma tremedeita, uma beleza. Resolvi refazer os teste anteriores e contunia morrendo do mesmo jeito. PERGUNTO AOS COLEGAS:
1 - Eu mesmo fiz a troca do cabo e pinhão, porém passei graxa tanto naquele cabinho que gira [aquele que liga o pinhão ao velecímetro no painel] e também no pinhão [na engrenagem]. Pode passar graxa nessas peças?
2 - Uma vez que cabo e pinhão foram trocados e estão funcionando certinho, marcando a velocidade correta ao passar numa lombada eletrônica, marca bem a quilometragem percorrrida, ONDE será que pode está esse problema.
Dados do Corsa HatchMillenium: Ano 2000/2001; MPFI, 8V; 1.0
Conto com a ajuda de vocês.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Pode ser que o sensor de velocidade esteja com problemas.
A central de IE usa esse sinal para fazer os cálculos e manter o motor funcionando. O velocímetro pode estar funcionando direito, mas o sensor, que é eletrônico, não.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

José Leal escreveu:Pode ser que o sensor de velocidade esteja com problemas.
A central de IE usa esse sinal para fazer os cálculos e manter o motor funcionando. O velocímetro pode estar funcionando direito, mas o sensor, que é eletrônico, não.
Caro José Leal, obrigado pela resposta, mas onde fica este sensor de velocidade? Ele, por acaso, é o cabo e pinhão do velocímetro?
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Não é o cabo, mas o pinhão: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 375764-_JM Não é uma peça cara.

Abraços.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Maranhão, o Adrianno já respondeu a pergunta.

Tenha em mente que peças novas podem vir com problemas de fábrica. Se possível, use peças originais.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

Adrianno Sakamoto escreveu:Não é o cabo, mas o pinhão: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 375764-_JM Não é uma peça cara.

Abraços.
Adriano, valeu pela resposta. Quando troquei o cabo, também troquei o pinhão COMPLETO, inclusive com a mesma quantidade de dentes da engrenagem dele. É como este do link que o amigo informou acima. Eu passei graxa antes na engrenagem e naquele cabinho que fica girando. Também ele está bem acoplado no medidor do velocímetro. Já retirei até o cabo positivo da bateria por mais de 4 horas para "zerar" este erro na central - dizem que dá certo, mas não resolveu. Será que vou ter que levar num mecânico e passar o scanner?
Um abraço
Luciano Bicca
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 24 2015f Maio 2015 12:27:18 AM
Localização: Alvorada - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luciano Bicca »

Ola, tenho um carro igual e está com um problema parecido. Meu carro está apagando do nada como se faltasse combustível, daí espero uns 2 minutos e funciona normalmente até parar de novo. Já passei no scanner e não apareceu nada, já olhei aterramento, troquei relé da bomba de combustível, troquei a própria bomba e nada. Ele não acende a luz da injeção e o velocímetro funciona perfeitamente..... mas dependendo da velocidade ele para.
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

Oi, Luciano Bicca, meu problema continua do mesmo jeito. Levei no mecânico e mostrei o cabo e pinhão do velocímetro [velhos] que fpram substituídos. Ele passou o scanner e não acusou nenhum erro relacionado. Ele retirou o painel de instrumentos, cabo e pinhão novos, e viu que estão bons. Não sei mais o que fazer.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Esse foi o primeiro sintoma da morte da bomba de combustível em outro carro, começou assim, foi piorando até que morreu.

Tem que testar sempre, não saiam trocando, se acende a luz anda com scanner e faz o carro apagar. Vejam qual o erro informado.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A leitura do alarme é importante para o diagnóstico, nem sempre q morre na desaceleração é o cabo do velocímetro...pode estar relacionado sim, mas para o sinal chegar na ECU, tem o sensor de velocidade, conectores elétricos , a própria Ecu, regulador de tensão (10V) dentro do painel (queima ou mau contato no seu soquete).
Se o código próprio da "falha no sensor de velocidade" persistir após a troca do cabo, pinhão, cremalheira etc...tem q vetificar toda a lista acima.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”