Bom dia pessoal...
Meu corsa tem 3 ano e 1/2 de uso e está apenas 25 mil km. Manutenções sempre em dia, único acompanhamento que venho fazendo sem trocar é o fluído do freio, pois na oficina que levo tem o aparelho para medir e até 6 meses atrás e mesmo com esse tempo de uso estava em perfeitas condiçoes....agora que apareceu este problema, fomos medir novamente o fluído e o ponto de ebulição agora baixou para 180º, o recomendado é 230º.
O problema: (adianto que não tem foto pq os problemas não ficaram bem visível na foto) entao vou tentar descrever.
Qdo freia acima dos 100 km/h sente-se o pedal vibrar forte, qdo freia em menos velocidade sente mais muito pouco.
Para minha surpresa, desmontamos as rodas dianteiras e o lado direito ao toque do dedo já era perceptível uma pequena rebarba no disco, em quanto o lado esquerdo estava sem rebarba nenhuma e pastilha mais de meia vida.
A pastilha do lado problemático apresentou um desgaste no mínimo estranho, esta comendo na parte central onde o pistão aperta, após desmontado e colocando os dois lados da pastilha junto, percebeu se esse tipo de desgaste, Como esse desenho aqui (| um lado reto e outro com consumo de pastilha na parte central.
O mecanico me propôs antes de trocar os discos e pastilhas, lixar a pastilha para alinhar a area de contato e fazer um teste, feito isso o problema melhorou mais não parou. Diante disto o mecanico falou em trocar discos e pastilhas e testar novamente, pois o disco poderia estar empenado......se caso o problema se resolver eu pagaria, se nao eles removiam as peças novas e eu teria um custo só da mão de obra com desconto de 50%. Porém me alertou que em caso de solução do problema, logo logo os sintomas poderiam voltar pois não estava descobrindo a causa deste desgaste, estava apenas resolvendo momentaneamente (muito honesto da parte dele).
Chegou a falar que o disco poderia ter empenado, ou mesmo o cubo ter empenado com alguma pancada em buracos, pois o pneu do lado problemático apresentou um pequeno sinal de deslocamento (depois de balanceado colocamos na traseira e não foi detectado nenhum desconforto (carroceria tremer, ou o passageiro do banco traseiro sentir algum desconforto) qdo estava em alta velocidade.
Resolvi antes de fazer o ultimo teste que ele propos trazer a informação aqui para o clube e ouvir a opinião de vcs. O que vcs me falam?
Obrigado
[DÚVIDA] - Pedal de freio trepidando quando freia em alta - Corsa C
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De início, recomendaria a troca dos discos/pastilhas, juntamente com o fluido de freio.
Pode ter ocorrido algum entupimento na tubulação do sistema de freio, ou então algum problema no servo freio. Se tiver com a "porva", experimente passar 1/2 l de fluido novo no sistema, para "enxaguar". Confira tb se as pinças não estão travadas.
Pode ter ocorrido algum entupimento na tubulação do sistema de freio, ou então algum problema no servo freio. Se tiver com a "porva", experimente passar 1/2 l de fluido novo no sistema, para "enxaguar". Confira tb se as pinças não estão travadas.
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Ele tem como verificar empenamento do cubo (ferramenta)? Por que aí já descarta ou não o cubo na troca.
Empenar acontece e mais fácil do que pensamos, basta estar com freios quentes e chover demais pra dar aquela lambida no disco e já empena.
Empenar acontece e mais fácil do que pensamos, basta estar com freios quentes e chover demais pra dar aquela lambida no disco e já empena.
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Atualizando...
Esqueci de mencionar no meu comentário acima de que meus pneus após ser inspecionado a quantidade de borracha (com a ferramenta correta), apresentavam estar bons a ponto de não ter chego ao limite de segurança do nível de borracha, porém está próximo do fim.
Na semana passada fiz mais um teste.....minha mae tem um corsa C 2008 que está com os pneus novos e como estava na hora de alinhar e balancear levei o mesmo para fazer o serviço, feito isso coloquei o jogo de roda e pneu do corsa dela no meu carro para andar.
Sim senhores, depois de "chegar o aço" na estrada com os pneus novos meu carro não apresentou mais nenhum problema na frenagem, mesmo sem eu trocar pastilha, disco e fluído.
Mesmo sabendo que o problema são os pneus eu já providenciei a troca do fluído por estar vencido e encomendei discos e pastilhas por apresentam o desgaste relatado acima (estava em falta na minha oficina de confiança, achei justo esperar chegar o deles pq foram muito honestos e não se recusaram em nenhum momento em fazer vários testes).
Resumindo, meus pneus já eram, da pra rodar uns 5 a 7k na cidade, mais na estrada não tem condições de segurança mais.
Sendo assim, já estou fazendo a correria de orçamentos para adquirir rodas de liga leve (novas ou usadas em boas condições) e pneus novos...decidi trocar rodas e pneus por aro 15 pois é até onde meu dinheiro vai alcançar e guardar esse jogo de rodas de ferro com os pneus no estado em que se encontram para quando for vender o carro futuramente.
Obrigado pelas dicas.
Abraços
Esqueci de mencionar no meu comentário acima de que meus pneus após ser inspecionado a quantidade de borracha (com a ferramenta correta), apresentavam estar bons a ponto de não ter chego ao limite de segurança do nível de borracha, porém está próximo do fim.
Na semana passada fiz mais um teste.....minha mae tem um corsa C 2008 que está com os pneus novos e como estava na hora de alinhar e balancear levei o mesmo para fazer o serviço, feito isso coloquei o jogo de roda e pneu do corsa dela no meu carro para andar.
Sim senhores, depois de "chegar o aço" na estrada com os pneus novos meu carro não apresentou mais nenhum problema na frenagem, mesmo sem eu trocar pastilha, disco e fluído.
Mesmo sabendo que o problema são os pneus eu já providenciei a troca do fluído por estar vencido e encomendei discos e pastilhas por apresentam o desgaste relatado acima (estava em falta na minha oficina de confiança, achei justo esperar chegar o deles pq foram muito honestos e não se recusaram em nenhum momento em fazer vários testes).
Resumindo, meus pneus já eram, da pra rodar uns 5 a 7k na cidade, mais na estrada não tem condições de segurança mais.
Sendo assim, já estou fazendo a correria de orçamentos para adquirir rodas de liga leve (novas ou usadas em boas condições) e pneus novos...decidi trocar rodas e pneus por aro 15 pois é até onde meu dinheiro vai alcançar e guardar esse jogo de rodas de ferro com os pneus no estado em que se encontram para quando for vender o carro futuramente.
Obrigado pelas dicas.
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