[DÚVIDA] - Pedal de freio trepidando quando freia em alta - Corsa C

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum

Responder
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:
[DÚVIDA] - Pedal de freio trepidando quando freia em alta -

Mensagem por fabio_pvai »

Bom dia pessoal...

Meu corsa tem 3 ano e 1/2 de uso e está apenas 25 mil km. Manutenções sempre em dia, único acompanhamento que venho fazendo sem trocar é o fluído do freio, pois na oficina que levo tem o aparelho para medir e até 6 meses atrás e mesmo com esse tempo de uso estava em perfeitas condiçoes....agora que apareceu este problema, fomos medir novamente o fluído e o ponto de ebulição agora baixou para 180º, o recomendado é 230º.

O problema: (adianto que não tem foto pq os problemas não ficaram bem visível na foto) entao vou tentar descrever.
Qdo freia acima dos 100 km/h sente-se o pedal vibrar forte, qdo freia em menos velocidade sente mais muito pouco.

Para minha surpresa, desmontamos as rodas dianteiras e o lado direito ao toque do dedo já era perceptível uma pequena rebarba no disco, em quanto o lado esquerdo estava sem rebarba nenhuma e pastilha mais de meia vida.
A pastilha do lado problemático apresentou um desgaste no mínimo estranho, esta comendo na parte central onde o pistão aperta, após desmontado e colocando os dois lados da pastilha junto, percebeu se esse tipo de desgaste, Como esse desenho aqui (| um lado reto e outro com consumo de pastilha na parte central.

O mecanico me propôs antes de trocar os discos e pastilhas, lixar a pastilha para alinhar a area de contato e fazer um teste, feito isso o problema melhorou mais não parou. Diante disto o mecanico falou em trocar discos e pastilhas e testar novamente, pois o disco poderia estar empenado......se caso o problema se resolver eu pagaria, se nao eles removiam as peças novas e eu teria um custo só da mão de obra com desconto de 50%. Porém me alertou que em caso de solução do problema, logo logo os sintomas poderiam voltar pois não estava descobrindo a causa deste desgaste, estava apenas resolvendo momentaneamente (muito honesto da parte dele).

Chegou a falar que o disco poderia ter empenado, ou mesmo o cubo ter empenado com alguma pancada em buracos, pois o pneu do lado problemático apresentou um pequeno sinal de deslocamento (depois de balanceado colocamos na traseira e não foi detectado nenhum desconforto (carroceria tremer, ou o passageiro do banco traseiro sentir algum desconforto) qdo estava em alta velocidade.

Resolvi antes de fazer o ultimo teste que ele propos trazer a informação aqui para o clube e ouvir a opinião de vcs. O que vcs me falam?

Obrigado
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

De início, recomendaria a troca dos discos/pastilhas, juntamente com o fluido de freio.

Pode ter ocorrido algum entupimento na tubulação do sistema de freio, ou então algum problema no servo freio. Se tiver com a "porva", experimente passar 1/2 l de fluido novo no sistema, para "enxaguar". Confira tb se as pinças não estão travadas.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ele tem como verificar empenamento do cubo (ferramenta)? Por que aí já descarta ou não o cubo na troca.

Empenar acontece e mais fácil do que pensamos, basta estar com freios quentes e chover demais pra dar aquela lambida no disco e já empena.
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Atualizando...

Esqueci de mencionar no meu comentário acima de que meus pneus após ser inspecionado a quantidade de borracha (com a ferramenta correta), apresentavam estar bons a ponto de não ter chego ao limite de segurança do nível de borracha, porém está próximo do fim.
Na semana passada fiz mais um teste.....minha mae tem um corsa C 2008 que está com os pneus novos e como estava na hora de alinhar e balancear levei o mesmo para fazer o serviço, feito isso coloquei o jogo de roda e pneu do corsa dela no meu carro para andar.
Sim senhores, depois de "chegar o aço" na estrada com os pneus novos meu carro não apresentou mais nenhum problema na frenagem, mesmo sem eu trocar pastilha, disco e fluído.

Mesmo sabendo que o problema são os pneus eu já providenciei a troca do fluído por estar vencido e encomendei discos e pastilhas por apresentam o desgaste relatado acima (estava em falta na minha oficina de confiança, achei justo esperar chegar o deles pq foram muito honestos e não se recusaram em nenhum momento em fazer vários testes).

Resumindo, meus pneus já eram, da pra rodar uns 5 a 7k na cidade, mais na estrada não tem condições de segurança mais.

Sendo assim, já estou fazendo a correria de orçamentos para adquirir rodas de liga leve (novas ou usadas em boas condições) e pneus novos...decidi trocar rodas e pneus por aro 15 pois é até onde meu dinheiro vai alcançar e guardar esse jogo de rodas de ferro com os pneus no estado em que se encontram para quando for vender o carro futuramente.

Obrigado pelas dicas.

Abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”