[DÚVIDA] - Câmbio do Cruze no Classic

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

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José Leal
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[DÚVIDA] - Câmbio do Cruze no Classic

Mensagem por José Leal »

Pessoal, conversando com meus botões, passou pela minha cabeça em usar o câmbio manual do Cruze (6 marchas!) no Classic. Afinal, ainda pretendo fazer do meu carro um "rocket pocket". Provavelmente um bloco tb 1.8 flex com cabeçote 1.4 se realmente a taxa de compressão subir bem, ou o cabeçote 1.8 16V.

Sei que o Cruze usa motor Família I, então a junção dele no bloco não deve ter muito segredo. Mas e os semi-eixos? Certamente os do Cruze não devem servir. Então sobram os CorsaB 1.6 e CorsaC 1.8. O do 1.8 serve sem adaptações no Classic? E esses semi-eixos servem no câmbio do Cruze?
O trambulador, provavelmente deve ser o do Cruze, mas será que os cabos do sistema do Classic encaixam e cumprem a função?

Quem tiver mais informações, por favor, não deixem de compartilhar!

Antecipadamente obrigado pelas dicas.
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Mensagem por SemControle »

Obtenha a relacao antes pra ver se as 6 marchas nao contam apenas numeros e nao vai mudar nada
Bem capaz de ser diferente e cair na solucao de soldar o semi eixo, pq nao acha nenhuma q atenda
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Mensagem por José Leal »

Teoricamebte o câmbio do Cruze deve ser mais longo que o do Corsa 1.8. Tentarei levantar essa informação.

Se for mexer com solda, prefiro cortar o semi eixo do Cruze e fazer o encaixe deles no cubo do Classic num torneiro. Muito mais confiável (mesmo com as homocinéticas do Cruze sendo absurdamente caras).

Mas é uma coisa beeeeeem mais para frente.
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Mensagem por SemControle »

sem sombra de duvida uma peça única sem soldas seria a melhor saída
a melhor parte do cruze esta no coletor e comando (variáveis) enfim a tecnologia chega aos GMs

Relação de marchas:
Primeira: 3,818:1
Segunda: 2,158:1
Terceira: 1,475:1
Quarta: 1,067:1
Quinta: 0,875:1
Sexta: 0,744:1
Ré: 3,545:1
Diferencial: 4,176:1

Caixa GF6 - Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,449:1
Segunda: 2,908:1
Terceira: 1,893:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,742:1
Ré: 2,871:1
Diferencial: 3,720:1
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Mensagem por José Leal »

Boa!
Agora traduz essa sopa de números para mim. :oops:

Considerando um motor com 18,2 kgfm de torque (original 1.8 8V flex), qual seria o melhor câmbio, visando o conforto? O original 5M do Corsa ou as 6M do Cruze?

A caixa automática é fora de cogitação. Muito trabalho para fazer as centrais "conversarem".
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Mensagem por stroker »

Boa!
Agora traduz essa sopa de números para mim. Embarassed

Considerando um motor com 18,2 kgfm de torque (original 1.8 8V flex), qual seria o melhor câmbio, visando o conforto? O original 5M do Corsa ou as 6M do Cruze?

A caixa automática é fora de cogitação. Muito trabalho para fazer as centrais "conversarem".
oque eu uso com o motor 1.8 é esse

F17 WR 3.94
dos vectra novo 2.0 8v

ficou ótima a relação.
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corsa wind 1.8(transformando em GSI)
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Stroker, até onde sei o câmbio dos motores F2 tem que mexer neles para encaixar no bloco F1. Estava pensando no mínimo possível de adaptação...

Se for pensar nesse tipo de adaptação, eu iria para os F18WR extra longo. 130Km/h girando 3000RPM é uma delícia!
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Mensagem por SemControle »

nem tinha visto a pergunta, então é a relação de marchas, vc pode usar a calculadora de cambio pra ver a suposta final....
,a questão é q não adianta por o cambio ultra mega super max belgol F18WR GG num motor pequeno, a teoria daria certinho q em 3K rpms vai estar assim assado, a questão é a falta de torque no motor pra empurrar esse cambio.....e seria tao longo q a primeira dessa cambio seria longa tipo partir com seu cambio em segunda ou terceira....
por isso de por cambio mais longo em motor original nem sempre é uma boa, da certo até certo ponto, vc pode alongar um pouco, ai coloquei a relação de cada marcha pra vc comparar com seu cambio e brincar de matemática fazendo umas continhas pra ver se da um bom negocio.....tem q ser levado em conta não apenas a q máxima teoricamente vai chegar....
pode ver q são raríssimas as vezes q um motor e cambio originais chegam a cortar a 5º marcha, pq falta força pra chegar nesse ponto.....imagina alongar, em vezes de chegar perto dos 6K rpms vc vai acelerar tudo q pode não vai cortar e não vai passar de 4K rpms, pode parecer bom negocio pegar estrada e economizar, mas qnd o cambio é longo ele começa de cedo longo, tirar do lugar o carro dando 4K rpms e ainda sair tremendo tudo pode não ser a saída....
aki esta a relação de um sedan de 71cv, acho q 2003, so pra ter a base, se jogar na calculadora vc consegue comparar c a mesma rotação a velocidade q consegue com os 2 câmbios.....

1a marcha - 4,27
2a marcha - 2,35
3a marcha - 1,48
4a marcha - 1,05
5a marcha - 0,80
Ré - 3,31
Redução do diferencial 4,87
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Mensagem por SemControle »

calculei por ex a 2500rpms
nessa cambio do corsa q postei em 1º estaria a 12km/h 2º a 23km/h 3º a 36km/h 4º a 51km/h em 5º a 68km/h
no cambio do cruze nas mesmas condições
1º a 16km/h 2º a 29km/h 3º a 43km/h 4º a 59km/h 5º a 72km/h 6º a 85km/h

se pensar no corte em 6500 pra ser bem otimista corsa a 176 cruze a 221

qq coisa http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html
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Mensagem por José Leal »

SemControle, lembre-se que essa configuração seria para um motor 1.8 com o cabeçote roletado do 1.4. Então viria um pouco mais de potência e torque que o 1.8 original.
Usar essa configuração no atual 1.nada é pedir para passar raiva no trânsito.
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