[DÚVIDA] - Câmbio do Cruze no Classic
Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal, conversando com meus botões, passou pela minha cabeça em usar o câmbio manual do Cruze (6 marchas!) no Classic. Afinal, ainda pretendo fazer do meu carro um "rocket pocket". Provavelmente um bloco tb 1.8 flex com cabeçote 1.4 se realmente a taxa de compressão subir bem, ou o cabeçote 1.8 16V.
Sei que o Cruze usa motor Família I, então a junção dele no bloco não deve ter muito segredo. Mas e os semi-eixos? Certamente os do Cruze não devem servir. Então sobram os CorsaB 1.6 e CorsaC 1.8. O do 1.8 serve sem adaptações no Classic? E esses semi-eixos servem no câmbio do Cruze?
O trambulador, provavelmente deve ser o do Cruze, mas será que os cabos do sistema do Classic encaixam e cumprem a função?
Quem tiver mais informações, por favor, não deixem de compartilhar!
Antecipadamente obrigado pelas dicas.
Sei que o Cruze usa motor Família I, então a junção dele no bloco não deve ter muito segredo. Mas e os semi-eixos? Certamente os do Cruze não devem servir. Então sobram os CorsaB 1.6 e CorsaC 1.8. O do 1.8 serve sem adaptações no Classic? E esses semi-eixos servem no câmbio do Cruze?
O trambulador, provavelmente deve ser o do Cruze, mas será que os cabos do sistema do Classic encaixam e cumprem a função?
Quem tiver mais informações, por favor, não deixem de compartilhar!
Antecipadamente obrigado pelas dicas.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26981
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Obtenha a relacao antes pra ver se as 6 marchas nao contam apenas numeros e nao vai mudar nada
Bem capaz de ser diferente e cair na solucao de soldar o semi eixo, pq nao acha nenhuma q atenda
Bem capaz de ser diferente e cair na solucao de soldar o semi eixo, pq nao acha nenhuma q atenda
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Teoricamebte o câmbio do Cruze deve ser mais longo que o do Corsa 1.8. Tentarei levantar essa informação.
Se for mexer com solda, prefiro cortar o semi eixo do Cruze e fazer o encaixe deles no cubo do Classic num torneiro. Muito mais confiável (mesmo com as homocinéticas do Cruze sendo absurdamente caras).
Mas é uma coisa beeeeeem mais para frente.
Se for mexer com solda, prefiro cortar o semi eixo do Cruze e fazer o encaixe deles no cubo do Classic num torneiro. Muito mais confiável (mesmo com as homocinéticas do Cruze sendo absurdamente caras).
Mas é uma coisa beeeeeem mais para frente.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26981
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
sem sombra de duvida uma peça única sem soldas seria a melhor saída
a melhor parte do cruze esta no coletor e comando (variáveis) enfim a tecnologia chega aos GMs
Relação de marchas:
Primeira: 3,818:1
Segunda: 2,158:1
Terceira: 1,475:1
Quarta: 1,067:1
Quinta: 0,875:1
Sexta: 0,744:1
Ré: 3,545:1
Diferencial: 4,176:1
Caixa GF6 - Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,449:1
Segunda: 2,908:1
Terceira: 1,893:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,742:1
Ré: 2,871:1
Diferencial: 3,720:1
a melhor parte do cruze esta no coletor e comando (variáveis) enfim a tecnologia chega aos GMs
Relação de marchas:
Primeira: 3,818:1
Segunda: 2,158:1
Terceira: 1,475:1
Quarta: 1,067:1
Quinta: 0,875:1
Sexta: 0,744:1
Ré: 3,545:1
Diferencial: 4,176:1
Caixa GF6 - Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,449:1
Segunda: 2,908:1
Terceira: 1,893:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,742:1
Ré: 2,871:1
Diferencial: 3,720:1
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Boa!
Agora traduz essa sopa de números para mim.
Considerando um motor com 18,2 kgfm de torque (original 1.8 8V flex), qual seria o melhor câmbio, visando o conforto? O original 5M do Corsa ou as 6M do Cruze?
A caixa automática é fora de cogitação. Muito trabalho para fazer as centrais "conversarem".
Agora traduz essa sopa de números para mim.

Considerando um motor com 18,2 kgfm de torque (original 1.8 8V flex), qual seria o melhor câmbio, visando o conforto? O original 5M do Corsa ou as 6M do Cruze?
A caixa automática é fora de cogitação. Muito trabalho para fazer as centrais "conversarem".
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: ST ::
- Mensagens: 890
- Registrado em: Sábado 23 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
- Localização: Leme - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
oque eu uso com o motor 1.8 é esseBoa!
Agora traduz essa sopa de números para mim. Embarassed
Considerando um motor com 18,2 kgfm de torque (original 1.8 8V flex), qual seria o melhor câmbio, visando o conforto? O original 5M do Corsa ou as 6M do Cruze?
A caixa automática é fora de cogitação. Muito trabalho para fazer as centrais "conversarem".
F17 WR 3.94
dos vectra novo 2.0 8v
ficou ótima a relação.
corsa 1.4 flex turbo
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Stroker, até onde sei o câmbio dos motores F2 tem que mexer neles para encaixar no bloco F1. Estava pensando no mínimo possível de adaptação...
Se for pensar nesse tipo de adaptação, eu iria para os F18WR extra longo. 130Km/h girando 3000RPM é uma delícia!
Se for pensar nesse tipo de adaptação, eu iria para os F18WR extra longo. 130Km/h girando 3000RPM é uma delícia!
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26981
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
nem tinha visto a pergunta, então é a relação de marchas, vc pode usar a calculadora de cambio pra ver a suposta final....
,a questão é q não adianta por o cambio ultra mega super max belgol F18WR GG num motor pequeno, a teoria daria certinho q em 3K rpms vai estar assim assado, a questão é a falta de torque no motor pra empurrar esse cambio.....e seria tao longo q a primeira dessa cambio seria longa tipo partir com seu cambio em segunda ou terceira....
por isso de por cambio mais longo em motor original nem sempre é uma boa, da certo até certo ponto, vc pode alongar um pouco, ai coloquei a relação de cada marcha pra vc comparar com seu cambio e brincar de matemática fazendo umas continhas pra ver se da um bom negocio.....tem q ser levado em conta não apenas a q máxima teoricamente vai chegar....
pode ver q são raríssimas as vezes q um motor e cambio originais chegam a cortar a 5º marcha, pq falta força pra chegar nesse ponto.....imagina alongar, em vezes de chegar perto dos 6K rpms vc vai acelerar tudo q pode não vai cortar e não vai passar de 4K rpms, pode parecer bom negocio pegar estrada e economizar, mas qnd o cambio é longo ele começa de cedo longo, tirar do lugar o carro dando 4K rpms e ainda sair tremendo tudo pode não ser a saída....
aki esta a relação de um sedan de 71cv, acho q 2003, so pra ter a base, se jogar na calculadora vc consegue comparar c a mesma rotação a velocidade q consegue com os 2 câmbios.....
1a marcha - 4,27
2a marcha - 2,35
3a marcha - 1,48
4a marcha - 1,05
5a marcha - 0,80
Ré - 3,31
Redução do diferencial 4,87
,a questão é q não adianta por o cambio ultra mega super max belgol F18WR GG num motor pequeno, a teoria daria certinho q em 3K rpms vai estar assim assado, a questão é a falta de torque no motor pra empurrar esse cambio.....e seria tao longo q a primeira dessa cambio seria longa tipo partir com seu cambio em segunda ou terceira....
por isso de por cambio mais longo em motor original nem sempre é uma boa, da certo até certo ponto, vc pode alongar um pouco, ai coloquei a relação de cada marcha pra vc comparar com seu cambio e brincar de matemática fazendo umas continhas pra ver se da um bom negocio.....tem q ser levado em conta não apenas a q máxima teoricamente vai chegar....
pode ver q são raríssimas as vezes q um motor e cambio originais chegam a cortar a 5º marcha, pq falta força pra chegar nesse ponto.....imagina alongar, em vezes de chegar perto dos 6K rpms vc vai acelerar tudo q pode não vai cortar e não vai passar de 4K rpms, pode parecer bom negocio pegar estrada e economizar, mas qnd o cambio é longo ele começa de cedo longo, tirar do lugar o carro dando 4K rpms e ainda sair tremendo tudo pode não ser a saída....
aki esta a relação de um sedan de 71cv, acho q 2003, so pra ter a base, se jogar na calculadora vc consegue comparar c a mesma rotação a velocidade q consegue com os 2 câmbios.....
1a marcha - 4,27
2a marcha - 2,35
3a marcha - 1,48
4a marcha - 1,05
5a marcha - 0,80
Ré - 3,31
Redução do diferencial 4,87
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26981
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
calculei por ex a 2500rpms
nessa cambio do corsa q postei em 1º estaria a 12km/h 2º a 23km/h 3º a 36km/h 4º a 51km/h em 5º a 68km/h
no cambio do cruze nas mesmas condições
1º a 16km/h 2º a 29km/h 3º a 43km/h 4º a 59km/h 5º a 72km/h 6º a 85km/h
se pensar no corte em 6500 pra ser bem otimista corsa a 176 cruze a 221
qq coisa http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html
nessa cambio do corsa q postei em 1º estaria a 12km/h 2º a 23km/h 3º a 36km/h 4º a 51km/h em 5º a 68km/h
no cambio do cruze nas mesmas condições
1º a 16km/h 2º a 29km/h 3º a 43km/h 4º a 59km/h 5º a 72km/h 6º a 85km/h
se pensar no corte em 6500 pra ser bem otimista corsa a 176 cruze a 221
qq coisa http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
SemControle, lembre-se que essa configuração seria para um motor 1.8 com o cabeçote roletado do 1.4. Então viria um pouco mais de potência e torque que o 1.8 original.
Usar essa configuração no atual 1.nada é pedir para passar raiva no trânsito.
Usar essa configuração no atual 1.nada é pedir para passar raiva no trânsito.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 5 Respostas
- 7050 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 7 Respostas
- 8526 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 3076 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 2985 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 0 Respostas
- 1795 Exibições
-
Última mensagem por davidsantiago_94
-
- 3 Respostas
- 752 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 17814 Exibições
-
Última mensagem por Frabcis1709
-
- 1 Respostas
- 14514 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 3365 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 5515 Exibições
-
Última mensagem por sousaman