Antes de explicar sobre esse comportamento, gostaria apenas de relatar para quem talvez seja de fora do Rio que aqui está fazendo um calor absurdo! Sensação térmica chegando aos 55º e média de temperatura de 38º em diante, ou seja é o inferno na terra
Gostaria tb de dizer sobre o sistema de arrefecimento do meu Corsa, que sempre foi utilizado aditivo desde 0km, o carro é 2004 mas o sistema limpíssimo, conforme meu próprio mecânico constatou na renovação do fluido que fizemos no meio do ano passado (Aditivo Delphi orgânico alaranjado), sem vazamentos o nível sempre se mantendo intacto no reservatório (Original de fábrica e limpíssimo), as duas ventoinhas armando normalmente com e sem o A/C ligado, enfim...tudo nos seus conformes!
Pois bem, agora vou relatar o que me deixou encucado sobre a temperatura....o ponteiro do marcado de temp sempre trabalhou no 1/4, raramente elevava um pouco disso, e acabei descobrindo depois que os Corsa C e Meriva geralmente trabalham nessa marcação. O que acabei notando nessa minha viagem que normalmente dura cerca de 2 hs do Rio/Cabo Frio, dessa vez peguei um dos piores engarrafamentos até lá, levei quase 8 hs de viagem no dia 31 e 5 hs de volta no dia 03, toda a viagem com o A/C ligado em velocidade 3, pois o maçarico estava ligado fora do carro, + 40º na lataria
Eu notei que quando estava em trechos engarrafados, a temperatura se mantinha levemente acima do 1/4, contudo quando pegava trechos livres pra andar normalmente de 5º marcha a temperatura subia um pouco e se mantinha entre o 1/4 e o meio, as vezes com pouca elevação disso ficando mais próxima do meio. Ai é que surgiu minha pulga atrás da orelha com esse comportamento que até então nunca tinha ocorrido, pois com meu antigo Corsa B sempre foi totalmente o inverso disso, no engarrafamento a temp subia, ventoinha armava normalmente ela descia, porém com transito livre a temp sempre baixava, e não subia.
O que pensei sobre isso? Não sei se tem lógica, mas.........será que aqui no Rio por está com temperaturas absurdamente quentes, que com o carro em velocidade constante o ar que entra pela admissão ao invés de ajudar, está atrapalhando na refrigeração e a temperatura está trabalhando levemente acima do costume? E com o carro em transito lento a entrada de ar e bem menor, o que deixa a temp dentro do 1/4 de marcação?
Apenas pra reforçar sobre essa hipótese que falei, quando dirijo a noite o marcador fica sempre em 1/4 de marcação, em qualquer situação seja transito lento ou fluxo contínuo.
Esse comportamento esta me deixando intrigado, não preocupado, mas curioso mesmo, tentei pesquisar algo semelhante por aqui mas não achei...