[DÚVIDA] - Comportamento da temperatura Corsa C

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004
[DÚVIDA] - Comportamento da temperatura Corsa C

Mensagem por Fred Figueiredo »

Fala Galera, BLZ? Me ajudem a entender esse comportamento sobre a temperatura do meu Corsa C, Mque acabei observando agora durante a viagem de ano novo que fiz para Cabo Frio.

Antes de explicar sobre esse comportamento, gostaria apenas de relatar para quem talvez seja de fora do Rio que aqui está fazendo um calor absurdo! Sensação térmica chegando aos 55º e média de temperatura de 38º em diante, ou seja é o inferno na terra :lol:

Gostaria tb de dizer sobre o sistema de arrefecimento do meu Corsa, que sempre foi utilizado aditivo desde 0km, o carro é 2004 mas o sistema limpíssimo, conforme meu próprio mecânico constatou na renovação do fluido que fizemos no meio do ano passado (Aditivo Delphi orgânico alaranjado), sem vazamentos o nível sempre se mantendo intacto no reservatório (Original de fábrica e limpíssimo), as duas ventoinhas armando normalmente com e sem o A/C ligado, enfim...tudo nos seus conformes!

Pois bem, agora vou relatar o que me deixou encucado sobre a temperatura....o ponteiro do marcado de temp sempre trabalhou no 1/4, raramente elevava um pouco disso, e acabei descobrindo depois que os Corsa C e Meriva geralmente trabalham nessa marcação. O que acabei notando nessa minha viagem que normalmente dura cerca de 2 hs do Rio/Cabo Frio, dessa vez peguei um dos piores engarrafamentos até lá, levei quase 8 hs de viagem no dia 31 e 5 hs de volta no dia 03, toda a viagem com o A/C ligado em velocidade 3, pois o maçarico estava ligado fora do carro, + 40º na lataria :lol:

Eu notei que quando estava em trechos engarrafados, a temperatura se mantinha levemente acima do 1/4, contudo quando pegava trechos livres pra andar normalmente de 5º marcha a temperatura subia um pouco e se mantinha entre o 1/4 e o meio, as vezes com pouca elevação disso ficando mais próxima do meio. Ai é que surgiu minha pulga atrás da orelha com esse comportamento que até então nunca tinha ocorrido, pois com meu antigo Corsa B sempre foi totalmente o inverso disso, no engarrafamento a temp subia, ventoinha armava normalmente ela descia, porém com transito livre a temp sempre baixava, e não subia.

O que pensei sobre isso? Não sei se tem lógica, mas.........será que aqui no Rio por está com temperaturas absurdamente quentes, que com o carro em velocidade constante o ar que entra pela admissão ao invés de ajudar, está atrapalhando na refrigeração e a temperatura está trabalhando levemente acima do costume? E com o carro em transito lento a entrada de ar e bem menor, o que deixa a temp dentro do 1/4 de marcação?

Apenas pra reforçar sobre essa hipótese que falei, quando dirijo a noite o marcador fica sempre em 1/4 de marcação, em qualquer situação seja transito lento ou fluxo contínuo.

Esse comportamento esta me deixando intrigado, não preocupado, mas curioso mesmo, tentei pesquisar algo semelhante por aqui mas não achei... :? Desculpa a longa explicação, mas precisava detalhar bem pra entender minha dúvida.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

O que pode ter ocorrido é que quando vc estava no engarrafamento, a bomba d'água estava fazendo seu serviço de forma mais lenta. Pela água circular mais lenta, ela acaba absorvendo mais calor. Quando vc pegou trânsito livre, essa água com excesso de calor passou a circular mais rápido, daí chegou com mais volume ao sensor de temperatura, ocasionando a marcação no meio da escala.

Pelo seu relato sobre o sistema de arrefecimento, eu não me preocuparia. Mas... caso ocorra novamente, verifique como está a pressurização da bomba d'água. Pode ser que ela esteja perdendo eficiência.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Entendi Jose Leal, achei que tivesse mais a ver com o ar quente que pudesse estar entrando em grande quantidade com a velocidade constante.

É, como eu disse, a noite a temperatura fica em 1/4 em qualquer situação, por isso que tb deduzi sobre essa hipótese do ar quente, até pq como eu disse, meu ex Corsa B tinha comportamento inverso desso, temperatura subia em engarrafamentos e baixava ao pegar transito livre.

Me esclareça uma coisa por favor, de acordo com o marcador do Corsa C, o 1/4 de marcação significa 90º, o meio da marcação 95º, o 3/4 100º e a faixa vermelha 110º? Esta correto esses parâmetros?

A Meriva do meu irmão tb costuma trabalhar na faixa de 1/4, porém nesse calor absurdo que tem feito no Rio o comportamento da temperatura do carro dele esta igual do meu, então estou achando que esse calor está mesmo mexendo com os parâmetros.

Eu expliquei sobre esse comportamento ao meu mecânico, ele disse que não é nada demais, é até normal pelo calor que esta fazendo, ele me falou pra eu só começar a me preocupar se passar do meio, que ai pro Corsa C já é uma temperatura bem elevada.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O meu já fez isso em 2 ou 3 ocasiões. Também dias quentes e rodovia parada. Normal.

Ele fica ali querendo ir beliscar o meio do marcador, mas não chega bem no meio. Fica tranquilo.
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

awaked escreveu:O meu já fez isso em 2 ou 3 ocasiões. Também dias quentes e rodovia parada. Normal.

Ele fica ali querendo ir beliscar o meio do marcador, mas não chega bem no meio. Fica tranquilo.
Exatamente assim que a temperatura ficou em alta velocidade, entre 1/4 e o meio, com leves oscilações querendo beliscar o meio, mas sempre sem chegar ao meio, e com transito lento ou engarrafamento ela volta pra quase 1/4 novamente.

Esse comportamento de fato me chamou muita atenção por ser totalmente inverso do meu ex Corsa B, 4 anos com ele e o comportamento sempre foi de aumento de temperatura em transito lento e diminuição em transito livre.

O calor que ta fazendo aqui no Rio ta osso demais!! Nesse final de ano o que vi de carro no acostamento depois de ferver, desde carros mais antigos a até novos, como um Cruze e um Focus que me chamaram atenção. :o
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Já vi carro novo em posto de gasolina trocando aditivo original por água colorida porque o frentista convenceu a proprietária de que estava precisando de troca, motor limpo e impecável ainda... vai vendo.
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Putz..... :shock:
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”