[DÚVIDA] - Corsa Esquentando Muito !

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Bange
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Mensagem por Bange »

Adelmo,

Sugiro que vc. avalie o sistema original do carro (desligando o kit verão), pois ele é o projetado para o motor e deve funcionar corretamente...o kit verão é um artifício que pode ser usado, mas em situações específicas e não em substituição ao original.

Usando o kit sem uma avaliação correta, vc. pode estar mascarando um problema maior e que vai lhe dar dor de cabeça e despesa mais adiante...

Não considero o local da instalação do cebolão errado (na mangueira de retorno), pois quando ele está originalmente em um radiador, pode estar tanto do lado da entrada como da saída da água e executar corretamente sua função... o errado é não utilizar um relé auxiliar, pois sacrificará o contato do cebolão, que não aguenta a amperagem de consumo da ventoinha e ele vai pifar ou alterar sua característica dentro de 6 a 8 meses, dependendo do uso...

Quanto ao valor do cebolão, relembro que as VT dos Corsas abrem com 92° +- 2°, portanto valores abaixo disso não terão uma atuação correta.


Adelmo
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Mensagem por Adelmo »

Bange escreveu:Adelmo,

Sugiro que vc. avalie o sistema original do carro (desligando o kit verão), pois ele é o projetado para o motor e deve funcionar corretamente...o kit verão é um artifício que pode ser usado, mas em situações específicas e não em substituição ao original.

Usando o kit sem uma avaliação correta, vc. pode estar mascarando um problema maior e que vai lhe dar dor de cabeça e despesa mais adiante...

Não considero o local da instalação do cebolão errado (na mangueira de retorno), pois quando ele está originalmente em um radiador, pode estar tanto do lado da entrada como da saída da água e executar corretamente sua função... o errado é não utilizar um relé auxiliar, pois sacrificará o contato do cebolão, que não aguenta a amperagem de consumo da ventoinha e ele vai pifar ou alterar sua característica dentro de 6 a 8 meses, dependendo do uso...

Quanto ao valor do cebolão, relembro que as VT dos Corsas abrem com 92° +- 2°, portanto valores abaixo disso não terão uma atuação correta.
Entendido amigo "Bange", hoje dei uma volta com o carro após a troca do cebolão (Antigo cebolão 82/77ºC) .(Novo cebolão 87/82ºC) e a ventoinha disparou entre 92 e 93º C e desarmou rapidinho em +- em 91 e 92ºC. Com o antigo cebolão ela disparava bem antes ( +- em 90 e 91ºC). Depois tentarei tirar umas fotos do acionamento e desarme, para melhor visualização do ponteiro da temperatura. Também encontrei um CEBOLÃO DE 70/75º C, será que com esse o arrefecimento seria melhor?
AdelmoNC


Bange
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Mensagem por Bange »

Adelmo,

Por não dispormos de informações técnicas ou do próprio manual da GM, não há um consenso quanto a temperatura ideal.

O fato é que todos os instrumentos indicam valores entre 90° e 100° ou até 105°, e é lógico se raciocinar que o meio da escala é a melhor indicação da normalidade...

A VT começa a abrir com 92° (+-2°), e normalmente em torno desse valor é que os motores adquirem estabilidade de rotação, o que reforça mais ainda o primeiro raciocínio.

Quanto mais estável for a temperatura nesta faixa, melhor será a performance do motor, portanto, trabalhar nos extremos da indicação do painel, penso que não seja a ideal... mas para isso é bom ter certeza de que a indicação é a mais precisa possível e para isso tem uns testes que devem ser feitos para não se ficar "acreditando" que está correto...

No meu caso eu descobri que havia uma pequena diferença, que somada a outras diferenças dá um razoável desvio.

No seu caso acho que o mesmo deva estar acontecendo, pois se o cebolão é de 87/82, a diferença para os 92/93 que vc. menciona é bem significativa e merece uma atenção maior.

No link do tópico que coloquei vc. verá todas as avaliações que fiz.


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