Adelmo,
Sugiro que vc. avalie o sistema original do carro (desligando o kit verão), pois ele é o projetado para o motor e deve funcionar corretamente...o kit verão é um artifício que pode ser usado, mas em situações específicas e não em substituição ao original.
Usando o kit sem uma avaliação correta, vc. pode estar mascarando um problema maior e que vai lhe dar dor de cabeça e despesa mais adiante...
Não considero o local da instalação do cebolão errado (na mangueira de retorno), pois quando ele está originalmente em um radiador, pode estar tanto do lado da entrada como da saída da água e executar corretamente sua função... o errado é não utilizar um relé auxiliar, pois sacrificará o contato do cebolão, que não aguenta a amperagem de consumo da ventoinha e ele vai pifar ou alterar sua característica dentro de 6 a 8 meses, dependendo do uso...
Quanto ao valor do cebolão, relembro que as VT dos Corsas abrem com 92° +- 2°, portanto valores abaixo disso não terão uma atuação correta.
[DÚVIDA] - Corsa Esquentando Muito !
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Entendido amigo "Bange", hoje dei uma volta com o carro após a troca do cebolão (Antigo cebolão 82/77ºC) .(Novo cebolão 87/82ºC) e a ventoinha disparou entre 92 e 93º C e desarmou rapidinho em +- em 91 e 92ºC. Com o antigo cebolão ela disparava bem antes ( +- em 90 e 91ºC). Depois tentarei tirar umas fotos do acionamento e desarme, para melhor visualização do ponteiro da temperatura. Também encontrei um CEBOLÃO DE 70/75º C, será que com esse o arrefecimento seria melhor?Bange escreveu:Adelmo,
Sugiro que vc. avalie o sistema original do carro (desligando o kit verão), pois ele é o projetado para o motor e deve funcionar corretamente...o kit verão é um artifício que pode ser usado, mas em situações específicas e não em substituição ao original.
Usando o kit sem uma avaliação correta, vc. pode estar mascarando um problema maior e que vai lhe dar dor de cabeça e despesa mais adiante...
Não considero o local da instalação do cebolão errado (na mangueira de retorno), pois quando ele está originalmente em um radiador, pode estar tanto do lado da entrada como da saída da água e executar corretamente sua função... o errado é não utilizar um relé auxiliar, pois sacrificará o contato do cebolão, que não aguenta a amperagem de consumo da ventoinha e ele vai pifar ou alterar sua característica dentro de 6 a 8 meses, dependendo do uso...
Quanto ao valor do cebolão, relembro que as VT dos Corsas abrem com 92° +- 2°, portanto valores abaixo disso não terão uma atuação correta.
AdelmoNC
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- Ano de fabricação: 1997
Adelmo,
Por não dispormos de informações técnicas ou do próprio manual da GM, não há um consenso quanto a temperatura ideal.
O fato é que todos os instrumentos indicam valores entre 90° e 100° ou até 105°, e é lógico se raciocinar que o meio da escala é a melhor indicação da normalidade...
A VT começa a abrir com 92° (+-2°), e normalmente em torno desse valor é que os motores adquirem estabilidade de rotação, o que reforça mais ainda o primeiro raciocínio.
Quanto mais estável for a temperatura nesta faixa, melhor será a performance do motor, portanto, trabalhar nos extremos da indicação do painel, penso que não seja a ideal... mas para isso é bom ter certeza de que a indicação é a mais precisa possível e para isso tem uns testes que devem ser feitos para não se ficar "acreditando" que está correto...
No meu caso eu descobri que havia uma pequena diferença, que somada a outras diferenças dá um razoável desvio.
No seu caso acho que o mesmo deva estar acontecendo, pois se o cebolão é de 87/82, a diferença para os 92/93 que vc. menciona é bem significativa e merece uma atenção maior.
No link do tópico que coloquei vc. verá todas as avaliações que fiz.
Por não dispormos de informações técnicas ou do próprio manual da GM, não há um consenso quanto a temperatura ideal.
O fato é que todos os instrumentos indicam valores entre 90° e 100° ou até 105°, e é lógico se raciocinar que o meio da escala é a melhor indicação da normalidade...
A VT começa a abrir com 92° (+-2°), e normalmente em torno desse valor é que os motores adquirem estabilidade de rotação, o que reforça mais ainda o primeiro raciocínio.
Quanto mais estável for a temperatura nesta faixa, melhor será a performance do motor, portanto, trabalhar nos extremos da indicação do painel, penso que não seja a ideal... mas para isso é bom ter certeza de que a indicação é a mais precisa possível e para isso tem uns testes que devem ser feitos para não se ficar "acreditando" que está correto...
No meu caso eu descobri que havia uma pequena diferença, que somada a outras diferenças dá um razoável desvio.
No seu caso acho que o mesmo deva estar acontecendo, pois se o cebolão é de 87/82, a diferença para os 92/93 que vc. menciona é bem significativa e merece uma atenção maior.
No link do tópico que coloquei vc. verá todas as avaliações que fiz.
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