Olá Galerinha do Clube !
Acontece que Tenho Um Corsa Sedan 1.0 !
o Ventilador está acionando , mas quando passa 100 graus , só que a agua já esta fervendo nessa temperatura, comprei O Cebolão do radiador , mas ao chegar em casa , tiro o radiador e não tem lugar de colocar cebolão .. não sei como funiciona o sistema desse carro , pois não tem esse cebolão ! Alguem me ajuda? obs meu carro tem ar condicionado e o ano dele é 98!
[DÚVIDA] - Corsa Esquentando Muito !
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Gilmar,
O aquecimento é uma consequência que tem várias causas e elas devem ser pesquisadas...
Sua VT, pode estar travada, seu sensor de temperatura pode estar alterado, sua bomba d'água pode estar ineficiente, o relé que comanda a velocidade maior pode estar com problema, mau contato em aterramento...etc.
Se vc. não dispõe de um multiteste e ferramental para retirar algumas peças, é melhor levar a um especialista no assunto.
Acesse o tópico de Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação, lá tem muita informação, mas sem material...
O aquecimento é uma consequência que tem várias causas e elas devem ser pesquisadas...
Sua VT, pode estar travada, seu sensor de temperatura pode estar alterado, sua bomba d'água pode estar ineficiente, o relé que comanda a velocidade maior pode estar com problema, mau contato em aterramento...etc.
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Inclusive pode ter queimado a junta... o que seria mais grave ainda. Não demore pra encostar o carro.
- José Leal
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Vou começar a esbravejar aqui...
A começar pela válvula termostática:
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
Prestem atenção na temperatura de início de abertura
Seguindo, o cebolão, em desuso a partir de 97:
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
O primeiro, dispara a ventoinha aos 100°C e desliga aos 95°C; o segundo, dispara a velocidade lenta aos 105°C e a velocidade alta aos 120°C.
VAMOS PARAR DE ACHAR QUE A TEMPERATURA CHEGANDO AOS 100°C NO PAINEL ESTÁ ERRADO?!
Pelo sistema de arrefecimento estar pressurizado, a água começa a ferver bem acima dos 100°C.
A começar pela válvula termostática:
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
Prestem atenção na temperatura de início de abertura
Seguindo, o cebolão, em desuso a partir de 97:
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
http://www.cate-mte.com.br/Produto/Deta ... egiaoID=26
O primeiro, dispara a ventoinha aos 100°C e desliga aos 95°C; o segundo, dispara a velocidade lenta aos 105°C e a velocidade alta aos 120°C.
VAMOS PARAR DE ACHAR QUE A TEMPERATURA CHEGANDO AOS 100°C NO PAINEL ESTÁ ERRADO?!
Pelo sistema de arrefecimento estar pressurizado, a água começa a ferver bem acima dos 100°C.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Zé, calma...olha a pressão...já tomou o isordil hoje????...rsrsrs...José Leal escreveu:Vou começar a esbravejar aqui...
...
O primeiro, dispara a ventoinha aos 100°C e desliga aos 95°C; o segundo, dispara a velocidade lenta aos 105°C e a velocidade alta aos 120°C.
VAMOS PARAR DE ACHAR QUE A TEMPERATURA CHEGANDO AOS 100°C NO PAINEL ESTÁ ERRADO?!
Pelo sistema de arrefecimento estar pressurizado, a água começa a ferver bem acima dos 100°C.
São só duas velocidades heim...
Ninguém disse que está errado...mas também o fabricante não define nenhum valor por escrito, então não se pode tirar conclusões de certo e errado... isto fica pelo sentimento de cada um.
Eu "acho" que 100° deve ser o limite, e a faixa de trabalho deve ficar entre a abertura da VT (92°) e 100°...mas 120°, no meu mostrador já é vermelho e isso não pode estar correto...
- José Leal
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Hã? Iso-o-quê?
Nos Corsa sem AC, a ventoinha tem só uma velocidade. Por isso o cebolão para ele tem somente dois contatos elétricos. Nos modelos com AC, é que tem a velocidade lenta e rápida. Neste caso, 3 contatos elétricos. Tb achei os 120°C exagerado (provavelmente o cara que criou o site digitou o valor errado). Já está lá no vermelho mesmo. Provavelmente a velocidade alta deve ser aos 110°C.
Sobre a temperatura de funcionamento, isso é determinado pela GM. Se a montadora achou melhor os motores trabalharem assim, quem sou eu para discordar... certamente os engenheiros devem ter suas razões.
Pelo catálogo, pode-se perceber que os modelos com AC trabalham mais quentes que os similares sem AC.
Nos Corsa sem AC, a ventoinha tem só uma velocidade. Por isso o cebolão para ele tem somente dois contatos elétricos. Nos modelos com AC, é que tem a velocidade lenta e rápida. Neste caso, 3 contatos elétricos. Tb achei os 120°C exagerado (provavelmente o cara que criou o site digitou o valor errado). Já está lá no vermelho mesmo. Provavelmente a velocidade alta deve ser aos 110°C.
Sobre a temperatura de funcionamento, isso é determinado pela GM. Se a montadora achou melhor os motores trabalharem assim, quem sou eu para discordar... certamente os engenheiros devem ter suas razões.
Pelo catálogo, pode-se perceber que os modelos com AC trabalham mais quentes que os similares sem AC.
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Zé, mas como a GM determinou essa faixa? Onde está escrito?
Eu também pensava que no meu era normal a baixa ligar um tico acima de 100°, e isso me incomodava bastante...mas quando troquei o meu sensor a temperatura caiu uns 5°, ficando ligeiramente acima de 95°, daí eu dei um ajuste fino para cravar nos 95° e a alta ficou perto dos 99°.
Isso só veio a reforçar meu pensamento de que 100° é o limite...ao menos para meu motor 1.6 8V /97.
Eu também pensava que no meu era normal a baixa ligar um tico acima de 100°, e isso me incomodava bastante...mas quando troquei o meu sensor a temperatura caiu uns 5°, ficando ligeiramente acima de 95°, daí eu dei um ajuste fino para cravar nos 95° e a alta ficou perto dos 99°.
Isso só veio a reforçar meu pensamento de que 100° é o limite...ao menos para meu motor 1.6 8V /97.
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José Leal, normal chegar aos 100º C não é... lembra do caso do Adriano? O próprio Sousa? Eles resolveram. Se fosse normal todos deveriam apresentar esse comportamento. Não é o caso.
Eu acho que não tem porque se descabelar, se chegar aos 100º num engarrafamento, dia muito quente... normal... aí sim. Mas direto não.
Além do mais, a válvula termostática DEVE abrir ANTES disso, o radiador tem que esfriar a água antes do pico e ação do "cebolão". Começou a circular, a temperatura baixa e o cebolão nem trabalhou. Isso é o "normal".
O sistema e o projeto levam em conta o movimento do carro, por isso o radiador é na frente do veículo. Só em casos específicos a ventoinha deveria funcionar. Se fosse pra ficar subindo e descendo constantemente a temperatura e tivesse total dependência do cebolão, o radiador poderia estar em outro local, afinal ele só serviria para total dependência da ventoinha. A ventoinha do meu carro nem arma todo dia, tem dia que nem se manifesta e mesmo assim percebo o trabalho da temperatura no indicador do painel. Talvez esteja confuso, mas o que tento dizer é que se a temperatura só sobe e depende exclusivamente da ventoinha pra baixar... o enrosco é grande, tem algo errado.
Eu acho que não tem porque se descabelar, se chegar aos 100º num engarrafamento, dia muito quente... normal... aí sim. Mas direto não.
Além do mais, a válvula termostática DEVE abrir ANTES disso, o radiador tem que esfriar a água antes do pico e ação do "cebolão". Começou a circular, a temperatura baixa e o cebolão nem trabalhou. Isso é o "normal".
O sistema e o projeto levam em conta o movimento do carro, por isso o radiador é na frente do veículo. Só em casos específicos a ventoinha deveria funcionar. Se fosse pra ficar subindo e descendo constantemente a temperatura e tivesse total dependência do cebolão, o radiador poderia estar em outro local, afinal ele só serviria para total dependência da ventoinha. A ventoinha do meu carro nem arma todo dia, tem dia que nem se manifesta e mesmo assim percebo o trabalho da temperatura no indicador do painel. Talvez esteja confuso, mas o que tento dizer é que se a temperatura só sobe e depende exclusivamente da ventoinha pra baixar... o enrosco é grande, tem algo errado.
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Eu não sei se dá pra dizer isso... 100º com limite seria baixo... antes de dar zica... antes de algo grave, o sistema PRECISA aguentar mais. Aí sim, quanto melhor o sistema mais aguenta, se tiver meia boca já sai abrindo o bico.Bange escreveu:Isso só veio a reforçar meu pensamento de que 100° é o limite...ao menos para meu motor 1.6 8V /97.
Outro ponto a considerar é que a água sai do bloco torrando... sem aditivo certamente estaria em processo de ebulição. Quando da medida do sensor ela já está mais fresca, até pelo posicionamento.
Elevar o ponto de ebulição é inclusive papel do aditivo além da pressão do sistema. Evita cavitação. Então, de alguma forma é fato que o conjunto foi pensado pra passar dos 100º nos extremos.
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