Boa tarde amigo.
Voce teria o esquematico da corsa Wagon 1.6 8v
grato
[DÚVIDA] - Aquecimento do motor com ar ligado. O que fazer?
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Estou qurendo trocar minha embreagem que está trepidando igual vara verde com 81 mil km rodados, os itens que pretendo torcar
- Kit Embreagem (platô,disco,rolamento )
- retentor do volante
- garfo
- cabo de embreagem
- Atuador
Aproveitando que vou mexer lá estou querendo fazer esse serviço:
-Trocar o óleo da caixa de transmissão (SAE 75W p/ engrenagem heliocoidal coloração vermelha)
Está faltando alguma coisa para ficar filé a embreagem?
Algo mais para verificar??
Alguma dica de local bão para trocar em Belo Horizonte??
- Kit Embreagem (platô,disco,rolamento )
- retentor do volante
- garfo
- cabo de embreagem
- Atuador
Aproveitando que vou mexer lá estou querendo fazer esse serviço:
-Trocar o óleo da caixa de transmissão (SAE 75W p/ engrenagem heliocoidal coloração vermelha)
Está faltando alguma coisa para ficar filé a embreagem?
Algo mais para verificar??
Alguma dica de local bão para trocar em Belo Horizonte??
Corsa Classic Spirit 1.6 8v
2004/2005
Belo Horizonte-MG
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fernandofeal, tenho um corsa tb 1.6 com compressor denso 6p, me tira uma duvida, o seu carro quando aciona o ar condicionado ele fica pesado ? e como a correia é em V ela folga com frequencia, fazendo aquele barulho de correia folgada ? sua caixa de ar é original ou aquela paralela que chamam de tripac ? e qual a eficiencia do ar, vc poderia me tirar essas dúvidas e se possivel me add ao msn: leonildo_mascarenhas@msn.com
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Tenho um Wagon GLS 1.6 8v MPFI com A/C origional
Existe um conjunto de relés quando equipado com AR que atua junto com a ECU do carro. Quando ligo o ar, as duas ventoinhas são acionadas no segundo estágio e a temperatura cai de 95 para 92 graus e quando o clima está muito quente fica entre estas duas temperaturas, raramente passando de 95 graus.
O termoestato, se remover e colocar em uma panela e esquentar a água, colocando um termômetro para medir a temperatura, dá para perceber que a mola contra-i abrindo a circulação aos 97~98 graus.
Não é normal a minha versão trabalhar a 100 graus, quando isso ocorre e o ar está desligado, aos 103 o segundo estágio das duas ventoinhas são acionadas o que acho um erro no projeto, a ECU poderia armar estes relés antes.
Uma forma de testar se o segundo estágio estão de acordo, basta tirar o plug do sensor de temperatura, a ausência de informação para ECU faz com que ela arme as duas ventoinhas no segundo estágio. Se não acionar, é bom testar os relés presente embaixo do porta-luvas.
Com todo sistema em ordem digo que o comportamento deve ser:
95~98 sem ar ligado
92~96 com ar ligado
Perto do 100 já é problema, sei que muitos reclamam desta temperatura e tive que passar por muitos para conseguir fazer o carro funcionar nesta temperatura, mas é possível deixar assim, não sei nos climas mais severos como o do norte e nordeste, mas no calor de 42 graus consegui deixar com este comportamento.
André
Existe um conjunto de relés quando equipado com AR que atua junto com a ECU do carro. Quando ligo o ar, as duas ventoinhas são acionadas no segundo estágio e a temperatura cai de 95 para 92 graus e quando o clima está muito quente fica entre estas duas temperaturas, raramente passando de 95 graus.
O termoestato, se remover e colocar em uma panela e esquentar a água, colocando um termômetro para medir a temperatura, dá para perceber que a mola contra-i abrindo a circulação aos 97~98 graus.
Não é normal a minha versão trabalhar a 100 graus, quando isso ocorre e o ar está desligado, aos 103 o segundo estágio das duas ventoinhas são acionadas o que acho um erro no projeto, a ECU poderia armar estes relés antes.
Uma forma de testar se o segundo estágio estão de acordo, basta tirar o plug do sensor de temperatura, a ausência de informação para ECU faz com que ela arme as duas ventoinhas no segundo estágio. Se não acionar, é bom testar os relés presente embaixo do porta-luvas.
Com todo sistema em ordem digo que o comportamento deve ser:
95~98 sem ar ligado
92~96 com ar ligado
Perto do 100 já é problema, sei que muitos reclamam desta temperatura e tive que passar por muitos para conseguir fazer o carro funcionar nesta temperatura, mas é possível deixar assim, não sei nos climas mais severos como o do norte e nordeste, mas no calor de 42 graus consegui deixar com este comportamento.
André
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adalcol1,
Sou da mesma opinião sua quanto a temperatura, só que um pouco mais baixa...
Quanto ao termostato que vc. se refere... vc. quis dizer na realidade VT= válvula termostática né?
A linha Corsa e muitos outros modelos da GM, trabalham com a VT de 92°...
http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... ternet.pdf
http://www.brockrepresentacoes.com.br/c ... 1-2012.pdf
http://www.iguacu.ind.br/downloads/catalogo_2013.pdf
Veja a minha "via crucis" e a solução em http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=
Esquece o início, que nada tem a ver...
Sou da mesma opinião sua quanto a temperatura, só que um pouco mais baixa...
Quanto ao termostato que vc. se refere... vc. quis dizer na realidade VT= válvula termostática né?
A linha Corsa e muitos outros modelos da GM, trabalham com a VT de 92°...
http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... ternet.pdf
http://www.brockrepresentacoes.com.br/c ... 1-2012.pdf
http://www.iguacu.ind.br/downloads/catalogo_2013.pdf
Veja a minha "via crucis" e a solução em http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=
Esquece o início, que nada tem a ver...
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Sim, é da válvula termostática sim.
O valor que cheguei foi testando a válvula original tirada do meu carro, conversando aos poucos com um com outro, confirmei testando na panela, onde percebi abrir apenas na temperatura mais alta, no carro, com a pressão do sistema de arrefecimento acredito que abra com muito menos, mais não tenho certeza do valor.
Sobre o sinal da velocidade, citado no outro forum, é o VSS, fio vermelho e azul... este não sai da minha memória. Utilizei para ligar o Cruise Control, pode pegar sem problemas, é gerado uma curva senoidal e dá para ver com osciloscópio, varia de 0v a 9 volts.
Sobre o sensor... você prolongou o assunto bastante, ficou interessante.
Meu carro está na oficiona, por isso estou fazendo algumas pesquisas...
Resolvi pegar estrada e a porcaria da bomba d'água que colocaram lá era paralela, na época que trocaram só fiquei sabendo que o mecânico trocou quando depois de instalado, pois acabou estourando na mão dele.
Pelos meus cálculos a peça ficou lá por 4 anos e 23.000 rodados... depois pego o nome para difamar a bomba, pois considero muito pouco tempo para estourar.
O aquecimento se deu porque as pás da bomba foram trituradas, passando pelo VT e parando no radiador, entupindo o sistema de arrefecimento, fazendo ferver a água.
Pois bem, não adiantou nada eu ter parado o carro e guinchado, queimou as juntas e tive que fazer a retifica do cabeçote.
O problema que quando tirei o carro do meu mecânico, já peguei transito e um calor de 38 graus. Dei meia volta e deixei o carro na oficina pois o carro estava perto de atingir 100 graus com o A/C ligado. Eles estão apanhando um bocado para resolver.
Na hora percebi o funcionamento do segundo estágio das duas ventoinhas, pensei em ventoinha invertida ou fase invertida, já descartado por eles.
Eles acompanharam com o scanner, descartando o problema no painel, o sensor pode estar marcando errado, sugeri. Penso eu que tanto o scanner quanto o painel acabam por marcar errado.
Perguntei a eles se eles encontraram todas as pás quebradas provida da bomba d'água, parece meio obvio isto para mim, o mecânico ficou pensativo.
O válvula termostática não é, eles chegaram colocar uma peça sem a válvula termostática para descartar este item também.
No serviço foi trocado o radiador, botaram um paralelo, eu acho que pode ser o vilão do aquecimento, mas eles dizem que não.
Pensei na remontagem do motor... não sei se o scanner pega tudo, se tem alguma coisa desalinhada ou com folga, não tenho tanta experiencia para saber. Sei que eles abriram somente a parte de cima do motor, o bloco do motor não foi preciso mexer. O virabrequim ou algum outros componentes, poderiam causar tal aquecimento? Nesta parte sou um pouco mais leigo
O valor que cheguei foi testando a válvula original tirada do meu carro, conversando aos poucos com um com outro, confirmei testando na panela, onde percebi abrir apenas na temperatura mais alta, no carro, com a pressão do sistema de arrefecimento acredito que abra com muito menos, mais não tenho certeza do valor.
Sobre o sinal da velocidade, citado no outro forum, é o VSS, fio vermelho e azul... este não sai da minha memória. Utilizei para ligar o Cruise Control, pode pegar sem problemas, é gerado uma curva senoidal e dá para ver com osciloscópio, varia de 0v a 9 volts.
Sobre o sensor... você prolongou o assunto bastante, ficou interessante.
Meu carro está na oficiona, por isso estou fazendo algumas pesquisas...
Resolvi pegar estrada e a porcaria da bomba d'água que colocaram lá era paralela, na época que trocaram só fiquei sabendo que o mecânico trocou quando depois de instalado, pois acabou estourando na mão dele.
Pelos meus cálculos a peça ficou lá por 4 anos e 23.000 rodados... depois pego o nome para difamar a bomba, pois considero muito pouco tempo para estourar.
O aquecimento se deu porque as pás da bomba foram trituradas, passando pelo VT e parando no radiador, entupindo o sistema de arrefecimento, fazendo ferver a água.
Pois bem, não adiantou nada eu ter parado o carro e guinchado, queimou as juntas e tive que fazer a retifica do cabeçote.
O problema que quando tirei o carro do meu mecânico, já peguei transito e um calor de 38 graus. Dei meia volta e deixei o carro na oficina pois o carro estava perto de atingir 100 graus com o A/C ligado. Eles estão apanhando um bocado para resolver.
Na hora percebi o funcionamento do segundo estágio das duas ventoinhas, pensei em ventoinha invertida ou fase invertida, já descartado por eles.
Eles acompanharam com o scanner, descartando o problema no painel, o sensor pode estar marcando errado, sugeri. Penso eu que tanto o scanner quanto o painel acabam por marcar errado.
Perguntei a eles se eles encontraram todas as pás quebradas provida da bomba d'água, parece meio obvio isto para mim, o mecânico ficou pensativo.
O válvula termostática não é, eles chegaram colocar uma peça sem a válvula termostática para descartar este item também.
No serviço foi trocado o radiador, botaram um paralelo, eu acho que pode ser o vilão do aquecimento, mas eles dizem que não.
Pensei na remontagem do motor... não sei se o scanner pega tudo, se tem alguma coisa desalinhada ou com folga, não tenho tanta experiencia para saber. Sei que eles abriram somente a parte de cima do motor, o bloco do motor não foi preciso mexer. O virabrequim ou algum outros componentes, poderiam causar tal aquecimento? Nesta parte sou um pouco mais leigo
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Bange,
Acertei seu tópico e postei ele aqui: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=97597
Abraços!
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NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
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