[DÚVIDA] - Aquecimento do motor com ar ligado. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
fernandofeal
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Sábado 22 2007f Setembro 2007 07:00:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Aquecimento do motor com ar ligado. O que fazer?

Mensagem por fernandofeal »

Tenho um corsa sedan 1.6 8V GL 97, com DH e AQ, recentemente instalei um ar condicionado (novo, mas paralelo) com compressor DENSO, nao gela como um original claro, mas ate que gela bem. Minha duvida é a seguinte, quando ligo o ar em pouco tempo a temperatura do motor vai la pro 100 graus e liga o ventilador do radiador mas a mesma nao baixa mais que 97 graus, isto com o carro no transito dentro da cidade, na estrada andando num 90 km/h chega baixar pra perto dos 95. Isso é normal ?
Fernando Almeida
Corsa Sedan GL 1.6 8v 1997 verde


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16594
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Nada a ver com o AC.
Você precisa trocar a válvula termostática do carro, só isso.
fernandofeal escreveu:Tenho um corsa sedan 1.6 8V GL 97, com DH e AQ, recentemente instalei um ar condicionado (novo, mas paralelo) com compressor DENSO, nao gela como um original claro, mas ate que gela bem. Minha duvida é a seguinte, quando ligo o ar em pouco tempo a temperatura do motor vai la pro 100 graus e liga o ventilador do radiador mas a mesma nao baixa mais que 97 graus, isto com o carro no transito dentro da cidade, na estrada andando num 90 km/h chega baixar pra perto dos 95. Isso é normal ?
Aproveite e faça uma limpeza no sistema de arrefecimento, ficará show novamente após essa manutenção.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


fernandofeal
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Sábado 22 2007f Setembro 2007 07:00:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandofeal »

Onde fica posicionada esta valvula no motor ?
Fernando Almeida
Corsa Sedan GL 1.6 8v 1997 verde


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16594
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Acredito que seja esse lugar:

Imagem
fernandofeal escreveu:Onde fica posicionada esta valvula no motor ?
Caso não seja, o Alcineu nos dará um apoio técnico.

Eu lembro que troquei essa peça em 2003/2004, mas eu deixei o carro no mexânico e quando voltei já estava trocada a peça.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


fernandofeal
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Sábado 22 2007f Setembro 2007 07:00:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandofeal »

Mas quando eu nao ligo o ar, a temperatura do motor fica normal entre 92 e 95 graus, so aquece ate os 100 graus com o ar desligado quando estou no engarafamento. Sera que mesmo assim pode ser a valvula termostatica ? E quanto custa uma pra trocar ?
Fernando Almeida
Corsa Sedan GL 1.6 8v 1997 verde


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16594
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Pela idade do seu carro, acredito que seja isso mesmo....
A válvula fica velha e começa a dar esse sintoma de aumento de temperatura...

Acredito que a peça mais a troca da água (não ponha aditivos) no sistema, mas MO fique em torno de R$ 120,00.
fernandofeal escreveu:Mas quando eu nao ligo o ar, a temperatura do motor fica normal entre 92 e 95 graus, so aquece ate os 100 graus com o ar desligado quando estou no engarafamento. Sera que mesmo assim pode ser a valvula termostatica ? E quanto custa uma pra trocar ?
Faça orcamentos antes.... e pela opiniões a três mecânicos, com muito cuidado, pois tem gente que costuma trocar bomba dágua, radiador e por aí vai... comentado por outros associados aqui do fórum.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ok sousaman é isso mesmo. Vendo a figura, item em azul (1) é para motores 8 válvulas.
O código GM é 93.275.736

VALVULA TERMOSTATICA GM - CORSA 1.0/1.6 99/
93.275.736
3147.92 ------ 92°C
WAHLER

MTE-THOMSON
Ou troca-se a carcaça completa ou só o refil
para referencia (1) GM 93.275.736
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


fernandofeal
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Sábado 22 2007f Setembro 2007 07:00:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandofeal »

Mandei no meu mecanico hoje pela manha o carro pra executar os seguintes servicos:
-Limpeza do sistema de arrefecimento
-Colocacao de liquido novo com aditivo
-Troca da valvula termostatica
Espero que fique bom novamente, mas hoje nao vai dar pra testar pois na minha cidade ta fazendo uns 15 graus hoje.
O valor do serviço ficou em 125,00 reais, porque eu tambem mandei trocar a coifa da homocinetica que estava partida. Mas o preco da valvula é de 38,00 reais e o servico de limpeza e troca de liquido é 30,00 reais.
Assim que fizer um teste vou postar os resultados pra galera, valeu pela dica sousaman.
Fernando Almeida
Corsa Sedan GL 1.6 8v 1997 verde


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16594
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Espero que dê tudo certo!
fernandofeal escreveu:Mandei no meu mecanico hoje pela manha o carro pra executar os seguintes servicos:
-Limpeza do sistema de arrefecimento
-Colocacao de liquido novo com aditivo
-Troca da valvula termostatica
Espero que fique bom novamente, mas hoje nao vai dar pra testar pois na minha cidade ta fazendo uns 15 graus hoje.
O valor do serviço ficou em 125,00 reais, porque eu tambem mandei trocar a coifa da homocinetica que estava partida. Mas o preco da valvula é de 38,00 reais e o servico de limpeza e troca de liquido é 30,00 reais.
Assim que fizer um teste vou postar os resultados pra galera, valeu pela dica sousaman.
Depois coloque o resultado aqui no fórum e compartilhe a notícia com outros associados.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


fernandofeal
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Sábado 22 2007f Setembro 2007 07:00:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandofeal »

Ai pessoal, hoje fiz uns 150 km em zona urbana, peguei transito pesado e tudo, a temperatura do carro realmente melhorou, com transito fluindo andando a 60 e 80 km/h a temperatura fica nos 92,5 graus e com ar ligado em 95 graus fixo, com carro parado chega nos 98 graus e liga ventuinha baixando para 95 graus, fica oscilando entre estas temperaturas parado. Com o ar ligado e parado chega nos 98 graus e fixa, nao baixa e nem levanta mais que isso a temperatura.
Concluindo, depois da troca da termostatica, da limpeza do sistema e colocacao do aditivo RadCool da bardhal, ficou bem melhor a temperatura do motor, como ja relatado acima.
Entao um abraço, valeu as dicas e espero ter ajudado outros membros.
Fernando Almeida
Corsa Sedan GL 1.6 8v 1997 verde


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”