[DÚVIDA] - Existe Amplificador de Centelha (Faísca)?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
gabrielniit10
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Existe Amplificador de Centelha (Faísca)?

Mensagem por gabrielniit10 »

Bom galera, estou montando um Corsa 1.6 8v aspro como a maioria aqui ja sabe e venho agr tentar tirar mais uma dúvida com os experts.. hehe'

Andei pesquisando maneiras de otimizar a queima de ar x combustivel na camara de combustão do carro e vi que aumentando a quantidade e qualidade da centelha isso tornaria a combustão mais limpa e eficiente, e passando o carro pro alcool ele ligaria mais rapido na partida a frio.
Com essa informação fui pesquisar sobre amplificadores de centelha para colocar no carro, achei 3 marcas ( ODG, Tech Race e CM Racing), sendo que o modulo da ODG é na faixa de 900 reais e os outros 2 sendo na faixa dos 600 reais. Achei o preço um pouco salgado para o produto que é, esperava algo em torno de 200 a 300 reais, preço de um 3step da ODG por exemplo, intão desisti temporariamente...

Bom, em busca de melhorar a combustão eu ja comprei os cabos NGK resistivos e velas NGK BR7ES para rodar na cana, sendo que aumentei o GAP da vela de 0,8mm originais p/ 1,0mm visando uma melhor queima ar/combustivel.

A minha maior dúvida é, tem como otimizar as centelhas originais da bobina do corsa 1.6 8v mpfi 97 (a quadradinha) com um custo menor? Tem como trocar a bobina original por uma mais eficiente?

Por exemplo: Tenho um amigo que tem um Elba Top 1.6 mpi e quando a bobina original dele queimou ele trocou por uma de Omega, ACHO que a do Australiano e o carro deu uma melhorada boa...

QUALQUER AJUDA É BEM VINDA! :D

vinicius.aguiar
:: Wind ::

Mensagem por vinicius.aguiar »

gabrielniit10 escreveu:Bom galera, estou montando um Corsa 1.6 8v aspro como a maioria aqui ja sabe e venho agr tentar tirar mais uma dúvida com os experts.. hehe'

Andei pesquisando maneiras de otimizar a queima de ar x combustivel na camara de combustão do carro e vi que aumentando a quantidade e qualidade da centelha isso tornaria a combustão mais limpa e eficiente, e passando o carro pro alcool ele ligaria mais rapido na partida a frio.
Com essa informação fui pesquisar sobre amplificadores de centelha para colocar no carro, achei 3 marcas ( ODG, Tech Race e CM Racing), sendo que o modulo da ODG é na faixa de 900 reais e os outros 2 sendo na faixa dos 600 reais. Achei o preço um pouco salgado para o produto que é, esperava algo em torno de 200 a 300 reais, preço de um 3step da ODG por exemplo, intão desisti temporariamente...

Bom, em busca de melhorar a combustão eu ja comprei os cabos NGK resistivos e velas NGK BR7ES para rodar na cana, sendo que aumentei o GAP da vela de 0,8mm originais p/ 1,0mm visando uma melhor queima ar/combustivel.

A minha maior dúvida é, tem como otimizar as centelhas originais da bobina do corsa 1.6 8v mpfi 97 (a quadradinha) com um custo menor? Tem como trocar a bobina original por uma mais eficiente?

Por exemplo: Tenho um amigo que tem um Elba Top 1.6 mpi e quando a bobina original dele queimou ele trocou por uma de Omega, ACHO que a do Australiano e o carro deu uma melhorada boa...

QUALQUER AJUDA É BEM VINDA! :D
Tenho uma dúvida sobre esse assunto.

Se uma faisca mais forte melhora a combustão, pq o carro não sai de fabrica assim??
Vinícius Aguiar

wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

Seu motor já foi preparado ou ainda vai ser?

Se não foi feito nada ainda, não tem nada para ser feito na ignição. A iginição original é mais do que suficiente. O aumento do gap da vela em motores originais traz exatamente o mesmo efeito de se adiantar o ponto, porém caso não tenha amplificador de ignição, corre o risco de ter falhas de ignição, portanto, não aumentaria o gap além do informado no manual.

Deixa para alterar a ignição por último, pois dependendo do que for feito, o uso do amplificador deixa o custo x benefício da preparação alto.

Eu usaria o ODG Thunder, como eu disse, caso a preparação necessitasse.

wevertonvb

vinicius.aguiar escreveu:Tenho uma dúvida sobre esse assunto.

Se uma faisca mais forte melhora a combustão, pq o carro não sai de fabrica assim??
É o que eu disse acima, em carros originais de hoje não existe necessidade de investir nisso, o original é mais do que suficiente.

Vc precisa melhorar a combustão quando vc alterar as condições da mistura na camara de combustão, se não modificou nada, não tem porque mexer nisso. Se a taxa continua a mesma, se a densidade da mistura continua a mesma, se a rotação máxima continua a mesma, etc, a ignição original é suficiente.

Em carros antigos ai sim, traz algum benefício, como em Opalas por exemplo, mas não é o nosso caso.

Se os fabricantes dessas ignições afirmarem que traz aumento de potência em motores originais de hoje é só eles testarem em dinamometro de bancada, divulgarem os resultados e eles ficarão milionários, já que todos os fabricantes vão passar a usar. Até lá, não entrem nessa conversa.

vinicius.aguiar
:: Wind ::

Mensagem por vinicius.aguiar »

wevertonvb escreveu:
vinicius.aguiar escreveu:Tenho uma dúvida sobre esse assunto.

É o que eu disse acima, em carros originais de hoje não existe necessidade de investir nisso, o original é mais do que suficiente.

Vc precisa melhorar a combustão quando vc alterar as condições da mistura na camara de combustão, se não modificou nada, não tem porque mexer nisso. Se a taxa continua a mesma, se a densidade da mistura continua a mesma, se a rotação máxima continua a mesma, etc, a ignição original é suficiente.

Em carros antigos ai sim, traz algum benefício, como em Opalas por exemplo, mas não é o nosso caso.

Se os fabricantes dessas ignições afirmarem que traz aumento de potência em motores originais de hoje é só eles testarem em dinamometro de bancada, divulgarem os resultados e eles ficarão milionários, já que todos os fabricantes vão passar a usar. Até lá, não entrem nessa conversa.
Matou minha dúvida! Valeu!!!!
Vinícius Aguiar

gabrielniit10
:: Piquet ::

Mensagem por gabrielniit10 »

É tambem matou a minha.. Mais facil colocar uma partida a frio para ligar o carro na cana nos dias frios intão ne? Sendo que dia frio aqui no RJ é em torno de 20° tb.. ;D

wevertonvb

E cuidado com uma daquelas três marcas citadas. Tem uma ali que vc tem que modificar o seu carro "inteiro" para funcionar e ainda existe grandes chances de ter problemas. Conheço um caso que o cara comprou um carro zero (recem lançado) e resolveu colocar essa ignição, fez a maior gambiarra do mundo e ainda ficou na rua! Deus o ilumine, pq ele ainda continua tentando fazer o carro funcionar com essa ignição! Que próximos problemas não ocorram durante uma ultrapassagem em rodovia.

wevertonvb

gabrielniit10 escreveu:É tambem matou a minha.. Mais facil colocar uma partida a frio para ligar o carro na cana nos dias frios intão ne? Sendo que dia frio aqui no RJ é em torno de 20° tb.. ;D
Não tenha a menor dúvida disso, ou vc já viu carro original flex saindo com amplificador de ignição para dar partida a frio? :)

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

eu sou a favor de um amplificador de faisca sim, qnd o funcionamento é comprovado, ajuda em varias coisinhas no carro....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Jorgin
:: Millennium ::

Mensagem por Jorgin »

Eu uso, o resultado é mt bom. Aumento de torque em todas as faixas de rotação.

Como vc é do rio, algum dia de arrancada te mostro como funciona, detalhes da instalação e resultado.

Responder