[DÚVIDA] - Qual temperatura do motor q liga a ventuinha?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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_Jorge_
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Mensagem por _Jorge_ »

Tirar a válvula vai deixar carro consumindo mais combustível. Até pq o sistema mantem o motor com uma rotação mais alta ate atingir a temperatura ideal de trabalho que é em torno de 92º. Com o arrefecimento aberto , isto vai demorar mais tempo pra acontecer...


gilberto costa
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Mensagem por gilberto costa »

Olá Jorge, veja que eu não me referi em momento algum em retirar a Válvula Termostática do Motor do carro. Eu, atendendo a uma colocação do vendedor, optei por colocar um sensor de temperatura da água do radiador que liga a ventoinha mais cedo e não nos originais 100º do corsa.
Para quem mora em regiões mais frias, eu não aconselho tal troca, pois o motor trabalhará mais frio. Ele não ficará muito aquecido.
Realmente se nota um consumo levemente maior, que por mim valeu em função das altas temperaturas e dos engarrafamentos normais na Cidade do Rio de Janeiro. Todo esse processo foi feito pelo eletricista que procedeu a uma ligação independente da ventoinha com uma fiação mais forte e com relê separado. Estou vendo a possibilidade de instalar uma outra ventoinha no corsinha para auxiliar a já existente em momentos de engarrafamento.
Todos nós somos sabedores que o corsa originalmente trabalha com altas temperaturas chegando muito próximo a temperatura de fervura e ebulição da água, devendo sempre estar com produto anti aquecimento. Eu uso direto tal produto e a cada 3 meses em média eu substituo todo o líquido em uma limpeza geral do sistema.
Água é Óleo nunca é demais!
Um abração!
Corsa - Minha Paixão!


awaked
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Mensagem por awaked »

Só lembre que não é só consumo o problema. Os pistões são ovalados e só ficam perfeitos no bloco quando expandem com o motor quente. Se ele fica mais frio, expande menos e trabalha ovalado. Isso causa desgaste prematuro e abrevia muito a vida útil do motor.

Não tem problema trabalhar quente desde que certo. Os carros são feitos pra isso. Pode morar no RJ ou até no mato grosso que é muito mais quente, isso é previsto pela fábrica.


tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

Gente desculpa desenterrar esse tópico mas ja to ficando de cabelo branco
Tenho uma Corsa Wagon GL 1.6mpfi que não usa cebolão e sim um sensor no cabeçote que manda a temperatura pra Injeção eletronica e aciona a ventuinha
Fiz td o motor do meu carro e troquei td oque tinha de direito incluindo bomba dágua, sensor de temperatura do painel e da injeção eletronica
Enfim o carro ta demorando mais pra acionar a ventuinha.
Antes armava aos 96 aproximadamente e agora aciona nos 100º
Ja coloquei a velha de volta e ta acionando na mesma temperatura
Ja foi trocado a Valvula Termostatica e dizem que ta mais quente por conta disso e que é o correto
Confesso que prefiro que acione nos 95º aproximadamente.
Alguem sabe como eu consigo essa proeza de baixar a temperatura pra acionar a ventuinha?
Vale dizer que a Valvula Termostatica não ta travada pois se pego rodovia ele roda na casa dos 92º aproximadamewnte de boa.
Um abraço e té+


JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Engraçado, o meu efi liga a ventoinha 95º e desliga a quase 90º (ta com defeito no cebolao mas antes desligava a 92º).


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