Adriano, vou rodar uns dias com essa válvula que liga a ventoinha 8ºG mais cedo e ver se vai dar alguma diferença. Ela agora ligou por 3 vezes e desligou, só não percebi, se é que dá pra ver, a troca da água.
Mas se a ventoinha não liga, pode ser problema do cebolão ou da válvula termostática que pode colar, correto? Se a ventoinha vem fazendo o trabalho dela, não significa que a válvula está trabalhando corretamente?
A ventoinha ligando e desligando, mesmo que mais cedo, indica a troca de água do bloco, não é?
Fico aguardando uma resposta.
Obrigado meu amigo!
[DÚVIDA] - Qual temperatura do motor q liga a ventuinha?
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Em tempo, na lenta, ele está demorando mais a desligar a ventoinha. Mas isso é decorrente tb do fato dela só desligar 10º mais frio que o normal, não é?
Corsa - Minha Paixão!
- Adrianno Sakamoto
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Gilberto, tem a questão do cebolão ligando cedo a ventoínha, era melhor ver se pode trocar pelo cebolão de 100/95 que é o correto do carro.
Abraços!
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Vou fazer isso amanhã com certeza meu amigo! Se tem de usar o certo!
Obrigado!
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Corsa - Minha Paixão!
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cara achei super interessante seus comentarios e resolvi postar o meu problema , espero que com seus acontecimentos vc possa me ajudar , o meu corsa é wind 2000 , o ar nao é de fabrica, o carro tem gas , completo menos DH , e o carro trabalha em temperatura proximo as 100ºC , e o ventilador so entra no 2º estagio , que e o mais forte , ai eu ja queimei uma junta devido a alta temperatura , o que fazer ? eu ainda nao levei para alguem que mexa com ar , o eletricista disse que estava ok! o mecanico disse que o carro esta trabalhando certo e que o corsa trabalha quente mesmo. e eu fico com o c# na mao quando pego engarrafamento , por favor o que fazer , na br ele tambem fica em cima dos 100º , é complicado . e eu ja fiz a parte de cima do motor , e nao tenho a intencao de fazer de novo , alguem pode me ajudar
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Meus amigos, hoje meu corsinha só vai até 92º e liga a ventoinha. Eu já peguei esses dias outro engarrafamento e a temperatura não passou de 92º.
Levei o carro a um técnico em arrefecimento, radiador e ventoinhas onde me foi informado que a válvula termostática abre aos 42º, portanto para os padrões do Rio de Janeiro, a troca do sensor de temperatura do radiador, mais conhecido como CEBOLÃO do Peugeot, que é idêntico em seus encaixes, foi a decisão correta! É preferível ter o carro mais frio que muito quente, e o corsa arma realmente próximo aos 100º, daí a necessidade de se estar com os aditivos dos radiador sempre em dia para evitar surpresas.
Não me arrependo de ter trocado o cebolão de 100-95º pelo do Peugeot de 92-88º.
Um abração!
Levei o carro a um técnico em arrefecimento, radiador e ventoinhas onde me foi informado que a válvula termostática abre aos 42º, portanto para os padrões do Rio de Janeiro, a troca do sensor de temperatura do radiador, mais conhecido como CEBOLÃO do Peugeot, que é idêntico em seus encaixes, foi a decisão correta! É preferível ter o carro mais frio que muito quente, e o corsa arma realmente próximo aos 100º, daí a necessidade de se estar com os aditivos dos radiador sempre em dia para evitar surpresas.
Não me arrependo de ter trocado o cebolão de 100-95º pelo do Peugeot de 92-88º.
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entao gilberto , o cebolao do peugeot é a melhor opcao , é feito um cebolao ..ou a baixo da bobina é trocado a valvula de temperatura pelo a do peugeot, sabe qual é ? explica um pouco melhor ... te agradeco !!! ja ouvi falar sobre cebolao , mas colocando o do tempra para 87º C , mas as pessoas falavam que o carro comeca a cortar combustivel e enlouquece o computador do carro ., ele trabalha muito errado ..... isso foi o que algumas pessoas falaram , por que o carro tem ar condiciondado e o corsa precisa trabalhar quente ... isso é o que eu esculto , mas se vc fez o processo e nao viu nada disso , responde por favor to super interessado!!! outra te lembrando meu carro ano 2000 wind mpfi 1.0 gasolina e GNV , o ar nao é de fabrica.... fala se essas informações te ajudam na resposta ...... valeu cara , to aguardando!!!
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Deivson, tudo bem!
Meu camarada, quando cheguei no balcão da loja de peças com o interruptor térmico original do meu corsa na mão, o vendedor me fez as seguintes perguntas:
-O seu Corsa tem ar? Não!
-O seu Corsa é gasolina? Sim!
-O seu Corsa tem GNV? Sim!
Ele colocou na minha frente o interruptor(cebolão) do Fiat Siena que serve tb para o Iveco, para o Peugeot e outros que liga a ventoinha com 92º e desliga com 88º.
Eu havia recebido a informação que a válvula termostática abre a passagem da água do bloco do motor aos 92º, o que é uma informação errada. Ela abre a passagem da água com 42º para evitar um choque térmico no radiador. Aqui no Rio de Janeiro é muito quente e tem muitos engarrafamentos, portanto a troca do interruptor térmico que liga a ventoinha quando a temperatura da água atinge 100º por uma que liga a ventoinha aos 92º foi tudo de bom!
Não vou trocar pela original pelo fato do meu corsinha não estar apresentando nenhum sinal de mal funcionamento. Mas o meu casa é hum, pode ser que o seu caso seja outro apesar das temperaturas serem muito próximas.
Um abração!
Meu camarada, quando cheguei no balcão da loja de peças com o interruptor térmico original do meu corsa na mão, o vendedor me fez as seguintes perguntas:
-O seu Corsa tem ar? Não!
-O seu Corsa é gasolina? Sim!
-O seu Corsa tem GNV? Sim!
Ele colocou na minha frente o interruptor(cebolão) do Fiat Siena que serve tb para o Iveco, para o Peugeot e outros que liga a ventoinha com 92º e desliga com 88º.
Eu havia recebido a informação que a válvula termostática abre a passagem da água do bloco do motor aos 92º, o que é uma informação errada. Ela abre a passagem da água com 42º para evitar um choque térmico no radiador. Aqui no Rio de Janeiro é muito quente e tem muitos engarrafamentos, portanto a troca do interruptor térmico que liga a ventoinha quando a temperatura da água atinge 100º por uma que liga a ventoinha aos 92º foi tudo de bom!
Não vou trocar pela original pelo fato do meu corsinha não estar apresentando nenhum sinal de mal funcionamento. Mas o meu casa é hum, pode ser que o seu caso seja outro apesar das temperaturas serem muito próximas.
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gente to vendo vocês falarem de arma ventoinho co 10 graus isso ja e superaquecimento !!? no meu liga por volta de 93 dizem que tem umas regulagem de veja direito pois podem esta correndo risco ai desnecessario
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Bem como eu disse anteriormente, eu coloquei um sensor que liga a ventoinha mais cedo e permanece com ela ligada por mais tempo. O correto é ligar com 100º e desligar a ventoinha com 95º. Após um problema com o sensor, que quase me custou um super aquecimento do motor, eu substituí por um sensor que liga a ventoinha aos 95º e desliga a ventoinha com 85 garus.
Para o transito do Rio de Janeiro, cheio de engarrafamentos e retenções, pra mim foi bom apesar de acelerar um já problema no relê da ventoinha que o fez queimar. Ao retirar o relê, foi constatado que o mesmo já apresentava algum problema de aquecimento anterior a troca do sensor do radiador, mas comumente chamado de cebolão! Fiz uma ligação nova, totalmente independente da original, a qual posso monitorar visualmente no cofre do motor, com relê independente, fusível e fios adequados a demanda do consumo da ventoinha.
Não nego que o carro trabalha mais frio, porém com a vantagem já citada acima. Cabe a cada um julgar se deve ou não fazer o corsinha trabalhar um pouco mais frio ou ficar a todo tempo no limite de super aquecimento até a hora que vai acontecer com certeza.
Um abração a todos!
Para o transito do Rio de Janeiro, cheio de engarrafamentos e retenções, pra mim foi bom apesar de acelerar um já problema no relê da ventoinha que o fez queimar. Ao retirar o relê, foi constatado que o mesmo já apresentava algum problema de aquecimento anterior a troca do sensor do radiador, mas comumente chamado de cebolão! Fiz uma ligação nova, totalmente independente da original, a qual posso monitorar visualmente no cofre do motor, com relê independente, fusível e fios adequados a demanda do consumo da ventoinha.
Não nego que o carro trabalha mais frio, porém com a vantagem já citada acima. Cabe a cada um julgar se deve ou não fazer o corsinha trabalhar um pouco mais frio ou ficar a todo tempo no limite de super aquecimento até a hora que vai acontecer com certeza.
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