[DÚVIDA] - INSTALAÇÃO DO TURBO PICK UP CORSA 1.6 8V GASOLINA

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
wevertonvb
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

ark racing escreveu:wevertonvb, MEU MOTOR REALMENTE NÃO TEM DISTRIBUIDOR SO AQUELA BOBINA QUADRADONA CHEIA DE ALHETAS.

BOM VAMOS DE GASOLINA ,DEVIDO AO BICO QUE ESTA INSTALADO POR SORTE NO MEU TBI É UM VERDE 4077 A 4865 QUE PELA TABELA DE BICOS DA KITEST É DO MONZA EFI GASOLINA QUE TRABALHA COM 2 BAR IGUAL AO DO MONZA A ALCOOL.

TO PENSANDO EM COMPRAR UMA BOMBA EXTERNA DE 7 BAR ELA É A ALCOOL, O SUPORTE DE BICO VOU VER SE CONSIGO TROCAR O MEU ELE É ZERO BALA. AI ACREDITO QUE FICA RESOLVIDO O PROBLEMA DA LINHA DE COMBUSTIVEL E O HPI VAI PODER TRABALHAR NA SUA REAL FUNÇÃO VC CONCORDA.

A CONFIGURAÇÃO DA MINHA TURBINA É
BIAGGIO TURBO - TUNA 1
ROTOR FRIO - 44,0MM
EIXO QUENTE - 49,4MM
TAMPA FRIA - .42
CARCAÇA QUENTE. 48 MONO

BOM VALEU PELO APOIO FICO NO AGUARDO.
Tá certo, na picape EFI a injeção é a Multec IEFI-6, diferentemente dos corsa 1.0 e 1.4 efi. Portanto, não tem distribuidor! Amém! :D

Então se vc já usa o bicos mono do monza a gasolina, ficou tudo mais simples. Eu faria desse jeito mesmo. Colocava essa bomba externa, se for manter a sua original, ligue em série. Mas eu deixaria só uma bomba mesmo. Saindo da bomba entra no HPI, do HPI para a entrada do suplementar, da saída do suplementar para o bico principal e dai retorna para o tanque. Regula o HPI para 2 bar incial (pressão original dos bicos) e final 2,6 bar (pressão de combustível + pressão de turbo), assim seus bicos sempre vão trabalhar conforme foram dimensionados, ou seja, perfeitamente. Dai é acertar a alimentação.

O suporte é esse aqui:

http://www.aerotetic.com/produtos_descr ... roduto=398

Vou tentar dimensionar a turbina ideal para vc hoje a noite. E vou calcular se um intercooler neste caso faria diferença ou não.

Abs.

wevertonvb

Detalhe que esqueci de comentar acima, se vc está usando o bico do monza a gasolina hoje ou sua mistura está bem gorda, ou a linha está com menor pressão.

De cara já compra um relógio medidor de pressão de combustível e um multímetro digital para acertar a alimentação. Antes de turbinar já faça uma avaliação de como está o carro hoje.

Flw.

ark racing
:: Wind ::

Mensagem por ark racing »

BOM ESSE BICO DO MONZA ESTA INSTLADO E ESTOU RODANDO COM ELE, O CARRO TA BOM INCLUSIVE DE LENTA. A LENTA DELE ESTA NOS 900 RPM DE ACORDO COM O CONTAGIRO.

EU JÁ TENHO O MEDIDOR DE PRESSÃO , TURBO ,OLEO E HALLMITER.

QUANTO A BOMBA, MINHA IDEIA É TIRAR A ORIGINAL E COLOCAR ESSA DE 7 BAR.

A TURBINA EU JA TENHO É ESSA AI QUE TE PASSEI OS DADOS.

MAIS UMA VEZ VALEU.

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

eu ligaria esse HPI de outra forma, depois de tudo
bomba, suplementar, principal, hpi, retorno tanque

esse HPI antes de tudo vai manter a pressao entre a bomba e o HPI na regulada, e depois do HPI (onde estarao os bicos) so vai ter o q ia retornar ao tanque, nao vai dar pra controlar essa pressao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

ark racing
:: Wind ::

Mensagem por ark racing »

REALMENTE JÁ TINHA VISTO ALGUMA COISA REFERENTE A ESSE PROBLEMA AQUI NO FORUM E A SOLUÇÃO FOI ESSA COLOCAR O HPI DEPOIS DE TUDO. AGORA BASTA VER NA PRATICA.

wevertonvb

SemControle escreveu:eu ligaria esse HPI de outra forma, depois de tudo

esse HPI antes de tudo vai manter a pressao entre a bomba e o HPI na regulada, e depois do HPI (onde estarao os bicos) so vai ter o q ia retornar ao tanque, nao vai dar pra controlar essa pressao
Pensando bem, concordo contigo. O HPI antes do retorno vai manter a pressão estável, se ficar como havia dito a pressão pode oscilar, é mais garantido ficar depois de tudo antes do retorno mesmo. A dúvida que fiquei agora é que no meu Opala eu liguei o HP como disse dps da bomba e funciona que é uma beleza. Vou até rever isso dps para ver no que dá.

wevertonvb

ark racing escreveu:BOM ESSE BICO DO MONZA ESTA INSTLADO E ESTOU RODANDO COM ELE, O CARRO TA BOM INCLUSIVE DE LENTA. A LENTA DELE ESTA NOS 900 RPM DE ACORDO COM O CONTAGIRO.

EU JÁ TENHO O MEDIDOR DE PRESSÃO , TURBO ,OLEO E HALLMITER.

QUANTO A BOMBA, MINHA IDEIA É TIRAR A ORIGINAL E COLOCAR ESSA DE 7 BAR.

A TURBINA EU JA TENHO É ESSA AI QUE TE PASSEI OS DADOS.

MAIS UMA VEZ VALEU.
Fera, para acertar a alimentação vc vai ter que usar um multimetro digital mesmo. O Hallmeter serve só para saber se a mistura está rica ou pobre, ou seja, é só um indicador para ter idéia de como está a mistura.

Hj não vai dar mais tempo de analisar a turbina e o intercooler. Mas assim que der eu faço.

Abs.

SemControle

wevertonvb escreveu:
SemControle escreveu:eu ligaria esse HPI de outra forma, depois de tudo

Pensando bem, concordo contigo. O HPI antes do retorno vai manter a pressão estável, se ficar como havia dito a pressão pode oscilar, é mais garantido ficar depois de tudo antes do retorno mesmo. A dúvida que fiquei agora é que no meu Opala eu liguei o HP como disse dps da bomba e funciona que é uma beleza. Vou até rever isso dps para ver no que dá.
mas ai era pra alimentar a cuba né? o sistema é diferente, a cuba nao tem retorno, a vedacao do enchimendo fica por conta da boia que fecha a agulha
pensando assim, nao consigo visualizar o melhor eskema de ligacao das coisas pra esse enchimento

wevertonvb

SemControle, realmente, no caso do meu Opala, não importa se a pressão oscila, pois quem alimenta o motor é o combustível da cuba que não transmite a variação de pressão da linha. Vc tem toda razão.

SemControle

mas mesmo assim, ja vi muito caso de carburados turbo com bomba eletrica, tem q regular de qq forma pra nao chegar com muita pressao na agua, senao ela nao segura e vai deixar passar, acabando por transbordar, tem um sistema q montam legalzinho com os HPs HPIs da vida, pra alimentar, tanto q em alta acabam entrando em acao os econostatos pra alimentar, pq a agulha nao da a vazao suficiente pra alimentar a cuba :D, quase um sistema de suplementar......
as vezes se pensa na facilidade de um carburador, mas é facil em carro original, sem bomba eletrica e tal...facil originalzinho, do contrario é como qq carro modificado, muita teoria e certezas vao ao chao....

tem uma saveiro em santos, carburada com cerca de 6:1 de taxa com 3 bombas de GTI, e o melhor é de uma moça

o carbura da ximbika mesmo, tem um "tampao" ao lado da entrada de combustivel pra agulha, certamente daria pra ser criado um retorno ali e colocado um reguladorzinho pra estabilizar a pressao do combustivel nas costas da agulha, MAS...vai de carburador pra carburador tmb....vai de montagem pra montagem e por ai vai.....

mas um jeito acaba tendo sim.....e a certeza q se vai colocar um regulador, vai ter q ter um retorno....vamos no tunel do tempo em busca de carburadores hehehehe

outra coisa....a bomba dos carburados originais é mecanica, acho q sofre variacao na vazao conforme a rotacao tmb, logo a pressao deve variar bastante conforme o nivel da cuba q vai controlar a passagem pela agulha, mas ai q ta, acabaria tendo q ter um retorno tmb...ta ficando complexo isso...:D

Responder