O clube anda meio diferente ultimamente, novas caras, novos carros, mas continua pelo visto o ótimo lugar que sempre foi para se fazer amizade e trocar experiências.
Para quem não me conhece, sou o Speed Boy, membro desde 2004 do clube, e o primeiro integrante do mesmo aqui na Bahia.
Esse é meu terceiro Corsa e o segundo que o Corsa Clube conheceu.
Quando comprei essa criança há quase 3 anos, não podia utilizar ar-condicionado devido à rinite alérgica que desenvolvo durante mudanças bruscas de temperaturas, então optei pela compra de um Corsa sem ar.
Após ficar bom da alergia, o calor aumentou e precisei instalar o ar no carro.
Como sou adepto do "faça você mesmo", resolvi botar a mão na massa e instalar o ar condicionado em casa.
Agradecimento aos amigos Leonardo (Orungan) que varou algumas noites comigo na garagem e ao amigo Paulo (Pauloskar) que ficou conversando comigo via e-mail enquanto eu estava ansioso rsrs.
Bem, vou mostar algumas fotos do trabalho, se alguém quiser as fotos completas, posso enviar. Não tirei fotos da instalação da parte mecânica ligada ao motor, porém é bem fácil. A parte mais complexa a interna.
Bom, vamos ás fotos.
Blue esperando para ser "esquartejado"..

Iniciando a operação...

O primeiro passo é desmontar os "agregados" do painel. Essa fase é rápida e fácil de ser realizada.

Foi ai que percebi que meu carro estava todo "armengado" (mal-feito) pelo pessoal da concessionária onde foi comprado. A instalação da trava elétrica e do alarme foi feita sem o mínimo cuidado, explicando as panes que esses dois sistemas dão de vez em quando.

Aproveitando para apresentar-lhes as duas aquisições que mais contribuiram com a decisão de manter o corsinha na frota da família Vieira. São as borrachas superiores e a borra inferior que equipa o Corsa exportado para o Egito. O carro melhorou muuuito depois delas!


Ai tive a idéia de ir arrumando as peças ao estilo desmonte de 60 mil da revista 4 rodas.
No início...

Logo depois...

Pronto para retirar o paineil

Painel retirado

Foto com todas as peças, incluindo a maldita caixa de ar, que faz com que seja necessário retirar tudo para fazer a instalação

Ai aconteceu um acidente durante a noite, estava com uma lâmpada de leitura, para clarear o lugar onde eu refazia o chicote elétrico e a mesma derreteu a base e pegou fogo. Quase que o carro incendiava... (Lâmpada do Léo Orungan... rs)



Bom, terminado o fogo, subi para meu quarto com o painel e tcharan...

Fiz uma coisa que queria fazer há tempos, revestir todo o painel do carro com manta asfáltica. O resultado foi incrível, agora você bate no painel e o ruído é bem sólido. Coloquei diversas mantas nos dutos de ventilação, que são bem ruins. O Corsa tem um defeito feio, os dutos não se encaixam perfeitamente, deixando parte do ar vazar, então vedei tudo!

Aqui, um furo que é necessário ser feito para encaixar a caixa de ar nova. Todos os carros tem a mesma peça, ainda bem que ela já tem a marcação de onde deve ser furada. Destaque para a ferramenta profissional de perfuração (Faca!)

Aproveitei para fazer uma limpeza básica na caixa de bateria, pois os dutos de água que ficam por lá sempre ficam entupidos. Também resolvi tira o lameiro, lavei as caixas de rodas e revesti com manta asfáltica a parte interna do para-lamas, vedando a passagem de ar pela fresta que vai até a cabine. Melhorou muito o ruído também além de evitar a passagem da poeira que fica indo pra dentro da cabine.





Aproveitei para limpar a coluna de direção também,

Depois de 2 dias de trabalho, eis o Blue label quase montado.

Perdi o saco para tirar fotos, devido ao cansaço, mas a empreitada que levou mais dois dias incluiu mais serviços.
- Troca do sistema de Som para DVD 2 DIN
- Pintura das pinças de freio de vermelho e tambores de preto fosco
- Lavagem dos bancos e estofados
- polimento da pintura (manual mesmo, ai meu braço!)
- recuperação das partes plásticas com 3M refresh.
- reaperto de todos os parafusos da suspensão e carroceria
Bem, o carro está na garagem agora, todo pronto e com o A/C gelando mais do que em um sistema totalmente original.
O sistema foi retirado de um Corsa e veio completo, com chicote, e tudo mais. Quem olha não diz que é um sistema instalado. Quero conseguir o adesivo que vem no capô do Corsa para adicionar mais originalidade ao mesmo.
Quem quiser alguma ajuda sobre o tema, pode perguntar.
Grande abraço a todos!
