[TUTORIAL] - Instalação de A/C no Corsa C - Blue Label

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
Speed Boy
:: GSI ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[TUTORIAL] - Instalação de A/C no Corsa C - Blue Label

Mensagem por Speed Boy »

É isso ai prezados amigos,

O clube anda meio diferente ultimamente, novas caras, novos carros, mas continua pelo visto o ótimo lugar que sempre foi para se fazer amizade e trocar experiências.

Para quem não me conhece, sou o Speed Boy, membro desde 2004 do clube, e o primeiro integrante do mesmo aqui na Bahia.

Esse é meu terceiro Corsa e o segundo que o Corsa Clube conheceu.

Quando comprei essa criança há quase 3 anos, não podia utilizar ar-condicionado devido à rinite alérgica que desenvolvo durante mudanças bruscas de temperaturas, então optei pela compra de um Corsa sem ar.

Após ficar bom da alergia, o calor aumentou e precisei instalar o ar no carro.

Como sou adepto do "faça você mesmo", resolvi botar a mão na massa e instalar o ar condicionado em casa.

Agradecimento aos amigos Leonardo (Orungan) que varou algumas noites comigo na garagem e ao amigo Paulo (Pauloskar) que ficou conversando comigo via e-mail enquanto eu estava ansioso rsrs.

Bem, vou mostar algumas fotos do trabalho, se alguém quiser as fotos completas, posso enviar. Não tirei fotos da instalação da parte mecânica ligada ao motor, porém é bem fácil. A parte mais complexa a interna.

Bom, vamos ás fotos.

Blue esperando para ser "esquartejado"..

Imagem

Iniciando a operação...

Imagem

O primeiro passo é desmontar os "agregados" do painel. Essa fase é rápida e fácil de ser realizada.

Imagem

Foi ai que percebi que meu carro estava todo "armengado" (mal-feito) pelo pessoal da concessionária onde foi comprado. A instalação da trava elétrica e do alarme foi feita sem o mínimo cuidado, explicando as panes que esses dois sistemas dão de vez em quando.

Imagem

Aproveitando para apresentar-lhes as duas aquisições que mais contribuiram com a decisão de manter o corsinha na frota da família Vieira. São as borrachas superiores e a borra inferior que equipa o Corsa exportado para o Egito. O carro melhorou muuuito depois delas!

Imagem

Imagem

Ai tive a idéia de ir arrumando as peças ao estilo desmonte de 60 mil da revista 4 rodas.

No início...

Imagem

Logo depois...

Imagem

Pronto para retirar o paineil

Imagem

Painel retirado

Imagem

Foto com todas as peças, incluindo a maldita caixa de ar, que faz com que seja necessário retirar tudo para fazer a instalação

Imagem

Ai aconteceu um acidente durante a noite, estava com uma lâmpada de leitura, para clarear o lugar onde eu refazia o chicote elétrico e a mesma derreteu a base e pegou fogo. Quase que o carro incendiava... (Lâmpada do Léo Orungan... rs)

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, terminado o fogo, subi para meu quarto com o painel e tcharan...

Imagem

Fiz uma coisa que queria fazer há tempos, revestir todo o painel do carro com manta asfáltica. O resultado foi incrível, agora você bate no painel e o ruído é bem sólido. Coloquei diversas mantas nos dutos de ventilação, que são bem ruins. O Corsa tem um defeito feio, os dutos não se encaixam perfeitamente, deixando parte do ar vazar, então vedei tudo!

Imagem

Aqui, um furo que é necessário ser feito para encaixar a caixa de ar nova. Todos os carros tem a mesma peça, ainda bem que ela já tem a marcação de onde deve ser furada. Destaque para a ferramenta profissional de perfuração (Faca!)

Imagem

Aproveitei para fazer uma limpeza básica na caixa de bateria, pois os dutos de água que ficam por lá sempre ficam entupidos. Também resolvi tira o lameiro, lavei as caixas de rodas e revesti com manta asfáltica a parte interna do para-lamas, vedando a passagem de ar pela fresta que vai até a cabine. Melhorou muito o ruído também além de evitar a passagem da poeira que fica indo pra dentro da cabine.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveitei para limpar a coluna de direção também,

Imagem

Depois de 2 dias de trabalho, eis o Blue label quase montado.

Imagem

Perdi o saco para tirar fotos, devido ao cansaço, mas a empreitada que levou mais dois dias incluiu mais serviços.

- Troca do sistema de Som para DVD 2 DIN
- Pintura das pinças de freio de vermelho e tambores de preto fosco
- Lavagem dos bancos e estofados
- polimento da pintura (manual mesmo, ai meu braço!)
- recuperação das partes plásticas com 3M refresh.
- reaperto de todos os parafusos da suspensão e carroceria

Bem, o carro está na garagem agora, todo pronto e com o A/C gelando mais do que em um sistema totalmente original.

O sistema foi retirado de um Corsa e veio completo, com chicote, e tudo mais. Quem olha não diz que é um sistema instalado. Quero conseguir o adesivo que vem no capô do Corsa para adicionar mais originalidade ao mesmo.

Quem quiser alguma ajuda sobre o tema, pode perguntar.

Grande abraço a todos!
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=

Pauloskar

Mensagem por Pauloskar »

Repetindo o que disse por e-mail...

PUTA QUE PARIUUUUUU

NÃO TINHA NOÇÃO DO TRABALHO QUE FOI!!

SÉRIOOOO. TÔ DE CARA VELHO, PARABÉNS!!!!

TÔ DE QUEIXO CAÍDO.

PÔ, SENTI SAUDADE. OBRIGAÇÃO NOS ENCONTRARMOS. OK SENHORES?

PODERÍAMOS DAR UM JEITO NO CORSA NÃO ACHAM? KKK

O CORSA TÁ LIBERADO PARA TRATARMOS DELE COMO NOSSO PROTÓTIPO. HEHEHE

sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Esses caras não tem mais jeito!

Tópico organizado!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:

FABRICIO DE ARAUJO SANTOS
:: Wind ::

Mensagem por FABRICIO DE ARAUJO SANTOS »

Speed Boy escreveu:É isso ai prezados amigos,

O clube anda meio diferente ultimamente, novas caras, novos carros, mas continua pelo visto o ótimo lugar que sempre foi para se fazer amizade e trocar experiências.

Para quem não me conhece, sou o Speed Boy, membro desde 2004 do clube, e o primeiro integrante do mesmo aqui na Bahia.

Esse é meu terceiro Corsa e o segundo que o Corsa Clube conheceu.

Quando comprei essa criança há quase 3 anos, não podia utilizar ar-condicionado devido à rinite alérgica que desenvolvo durante mudanças bruscas de temperaturas, então optei pela compra de um Corsa sem ar.

Após ficar bom da alergia, o calor aumentou e precisei instalar o ar no carro.

Como sou adepto do "faça você mesmo", resolvi botar a mão na massa e instalar o ar condicionado em casa.

Agradecimento aos amigos Leonardo (Orungan) que varou algumas noites comigo na garagem e ao amigo Paulo (Pauloskar) que ficou conversando comigo via e-mail enquanto eu estava ansioso rsrs.

Bem, vou mostar algumas fotos do trabalho, se alguém quiser as fotos completas, posso enviar. Não tirei fotos da instalação da parte mecânica ligada ao motor, porém é bem fácil. A parte mais complexa a interna.

Bom, vamos ás fotos.

Blue esperando para ser "esquartejado"..

Imagem

Iniciando a operação...

Imagem

O primeiro passo é desmontar os "agregados" do painel. Essa fase é rápida e fácil de ser realizada.

Imagem

Foi ai que percebi que meu carro estava todo "armengado" (mal-feito) pelo pessoal da concessionária onde foi comprado. A instalação da trava elétrica e do alarme foi feita sem o mínimo cuidado, explicando as panes que esses dois sistemas dão de vez em quando.

Imagem

Aproveitando para apresentar-lhes as duas aquisições que mais contribuiram com a decisão de manter o corsinha na frota da família Vieira. São as borrachas superiores e a borra inferior que equipa o Corsa exportado para o Egito. O carro melhorou muuuito depois delas!

Imagem

Imagem

Ai tive a idéia de ir arrumando as peças ao estilo desmonte de 60 mil da revista 4 rodas.

No início...

Imagem

Logo depois...

Imagem

Pronto para retirar o paineil

Imagem

Painel retirado

Imagem

Foto com todas as peças, incluindo a maldita caixa de ar, que faz com que seja necessário retirar tudo para fazer a instalação

Imagem

Ai aconteceu um acidente durante a noite, estava com uma lâmpada de leitura, para clarear o lugar onde eu refazia o chicote elétrico e a mesma derreteu a base e pegou fogo. Quase que o carro incendiava... (Lâmpada do Léo Orungan... rs)

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, terminado o fogo, subi para meu quarto com o painel e tcharan...

Imagem

Fiz uma coisa que queria fazer há tempos, revestir todo o painel do carro com manta asfáltica. O resultado foi incrível, agora você bate no painel e o ruído é bem sólido. Coloquei diversas mantas nos dutos de ventilação, que são bem ruins. O Corsa tem um defeito feio, os dutos não se encaixam perfeitamente, deixando parte do ar vazar, então vedei tudo!

Imagem

Aqui, um furo que é necessário ser feito para encaixar a caixa de ar nova. Todos os carros tem a mesma peça, ainda bem que ela já tem a marcação de onde deve ser furada. Destaque para a ferramenta profissional de perfuração (Faca!)

Imagem

Aproveitei para fazer uma limpeza básica na caixa de bateria, pois os dutos de água que ficam por lá sempre ficam entupidos. Também resolvi tira o lameiro, lavei as caixas de rodas e revesti com manta asfáltica a parte interna do para-lamas, vedando a passagem de ar pela fresta que vai até a cabine. Melhorou muito o ruído também além de evitar a passagem da poeira que fica indo pra dentro da cabine.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveitei para limpar a coluna de direção também,

Imagem

Depois de 2 dias de trabalho, eis o Blue label quase montado.

Imagem

Perdi o saco para tirar fotos, devido ao cansaço, mas a empreitada que levou mais dois dias incluiu mais serviços.

- Troca do sistema de Som para DVD 2 DIN
- Pintura das pinças de freio de vermelho e tambores de preto fosco
- Lavagem dos bancos e estofados
- polimento da pintura (manual mesmo, ai meu braço!)
- recuperação das partes plásticas com 3M refresh.
- reaperto de todos os parafusos da suspensão e carroceria

Bem, o carro está na garagem agora, todo pronto e com o A/C gelando mais do que em um sistema totalmente original.

O sistema foi retirado de um Corsa e veio completo, com chicote, e tudo mais. Quem olha não diz que é um sistema instalado. Quero conseguir o adesivo que vem no capô do Corsa para adicionar mais originalidade ao mesmo.

Grande abraço a todos!

FALA AE SPEEDY BOY, BLZ? ESPERO QUE SIM!
TENHO UM CORSA 2003 FRENTE NOVA 1.0 E GOSTARIA DE INSTALAR (LEIA: LEVAR AO PROFISSIONAL PARA INSTALAR PQ EU NÃO MANJO P.N.) O KIT DE A/C. VC ACHA QUE VALE A PENA EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO, POIS NOS DEMAIS QUESITOS/BENEFÍCIOS NÃO TENHO DÚVIDAS! VALEU
Billy Kane

Corsa Novo hacth 2003
originalzão

Geison
:: Rodeio ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por Geison »

É o "Professor Speed Pardal Boy", sempre surpreendendo a galera do CC.
Neto meu brother parabéns pelo trampo, coisa de profissional mesmo.
Fazia tempo que tu não postava nada aqui no CC, e quando aparece, é com grandes surpresas.

Speed Boy

Mensagem por Speed Boy »

FABRICIO DE ARAUJO SANTOS escreveu:

Grande abraço a todos!

TENHO UM CORSA 2003 FRENTE NOVA 1.0 E GOSTARIA DE INSTALAR (LEIA: LEVAR AO PROFISSIONAL PARA INSTALAR PQ EU NÃO MANJO P.N.) O KIT DE A/C. VC ACHA QUE VALE A PENA EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO, POIS NOS DEMAIS QUESITOS/BENEFÍCIOS NÃO TENHO DÚVIDAS! VALEU
Fala Fabricio! Blz cara?

Olha, se você conseguir o kit por um bom preço, como eu consegui, vale a pena sim. O carro estava com o desempenho meio estranho esses dias, mas ontem parece que a injeção se "auto programou" e o carro ficou uma beleza!

Vou sair com ele daqui a pouco e verei se continua bem e posto os resultados.

Abraços!!
Tópico das atualizações

Speed Boy

Mensagem por Speed Boy »

Geison¹ escreveu:É o "Professor Speed Pardal Boy", sempre surpreendendo a galera do CC.
Neto meu brother parabéns pelo trampo, coisa de profissional mesmo.
Fazia tempo que tu não postava nada aqui no CC, e quando aparece, é com grandes surpresas.
Graaande Geison!!! E ai cara, como está você?

Rapaz, o trampo foi grande mas recompensador, todo mundo fica com frio quando entra no Blue kkkk

Grande abraço!!!!
Tópico das atualizações

FernandoFM
:: Millennium ::

Mensagem por FernandoFM »

se tiver mais fotos da instalaçao manda pra mim
vlw
[email protected]

Ps
bom trabalho
21/06/2008 à 01/03/2014 .Relacionamento mais duradouro Saudades. Passamos muitos momentos juntos. Já fazia parte de mim. Mais nem tudo e como agente quer. Obrigado

FABRICIO DE ARAUJO SANTOS
:: Wind ::

Mensagem por FABRICIO DE ARAUJO SANTOS »

Speed Boy escreveu:
FABRICIO DE ARAUJO SANTOS escreveu:

Grande abraço a todos!

Fala Fabricio! Blz cara?

Olha, se você conseguir o kit por um bom preço, como eu consegui, vale a pena sim. O carro estava com o desempenho meio estranho esses dias, mas ontem parece que a injeção se "auto programou" e o carro ficou uma beleza!

Vou sair com ele daqui a pouco e verei se continua bem e posto os resultados.

Abraços!!

GRANDE GAROTO!
BRIGADÃO... TUDO DE BOM PRA TI E SUA FAMÍLIA!
Billy Kane

Corsa Novo hacth 2003
originalzão

Speed Boy

Mensagem por Speed Boy »

TitanFM escreveu:se tiver mais fotos da instalaçao manda pra mim
vlw
[email protected]

Ps
bom trabalho
Valeu meu querido!

Te enviei todas as fotos no e-mail.

São muitas fotos viu, rs

Qualquer ajuda ai é só falar. Tenho o manual de manutenção do Corsa, se quiser, ajuda muito.

abraços!!
Tópico das atualizações

Responder