[DÚVIDA] - Pq a Partida a frio do 1.0 VHC Flex é ruim?
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Felipe_Zanon
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Olá amigos,
Vejo que o assunto da partida a frio nos VHC Flex já foi amplamente discutido aqui no forum. Dei uma olhada nos principais tópicos do assunto e não encontrei nada parecido com o comportamento que eu observo no meu carro, portanto decidi criar este tópico.
Basicamente tenho este carro desde março de 2007, e desde a primeira vez que eu abasteci com álcool eu notei o que parece ser uma falha na programação do sistema de partida a frio.
Para contextualizar, todos devem saber que neste carro a injeção da gasolina da partida a frio depende da temperatura:
- Para temperaturas acima de "X", nunca é injetada a gasolina
- Para temperaturas abaixo de "X", é injetada a gasolina durante um tempo inversamente proporcional à temperatura (isto é, quanto mais baixa a temperatura, mais tempo fica injetando)
OBS: Dá para notar claramente quando o sistema injeta a gasolina, pois escuta-se o barulho do motor elétrico (semelhante ao esguicho do limpador do pára-brisa)
Bom, resumo do problema: existe uma certa faixa de temperatura (em torno de 15 a 18 graus pelo que eu observei) que sistema NÂO injeta gasolina de jeito nenhum, e o motor custa muito a pegar. Basicamente eu tenho que segurar o arranque acionado por uns 10 a 15 segundos até conseguir pegar. Obviamente isto ACABA com a bateria e com o sistema de arranque.
Na minha opinião, parece os engenheiros da GM programaram uma "temperatura X" um pouco abaixo do correto, fazendo que o sistema de partida a frio não injete a gasolina quando na verdade ainda é necessário.
Este comportamento não é algo extremamente crítico, pois o carro nunca me deixou na mão. Contudo, depois destes 3 anos com o carro isto é uma coisa que me deixando irritado, pois esta faixa de temperatura ocorre frequentemente aqui em Porto Alegre (frio pela manhã, quente a tarde).
Por um acaso alguém de vocês já observou este comportamento?
Obrigado!
Vejo que o assunto da partida a frio nos VHC Flex já foi amplamente discutido aqui no forum. Dei uma olhada nos principais tópicos do assunto e não encontrei nada parecido com o comportamento que eu observo no meu carro, portanto decidi criar este tópico.
Basicamente tenho este carro desde março de 2007, e desde a primeira vez que eu abasteci com álcool eu notei o que parece ser uma falha na programação do sistema de partida a frio.
Para contextualizar, todos devem saber que neste carro a injeção da gasolina da partida a frio depende da temperatura:
- Para temperaturas acima de "X", nunca é injetada a gasolina
- Para temperaturas abaixo de "X", é injetada a gasolina durante um tempo inversamente proporcional à temperatura (isto é, quanto mais baixa a temperatura, mais tempo fica injetando)
OBS: Dá para notar claramente quando o sistema injeta a gasolina, pois escuta-se o barulho do motor elétrico (semelhante ao esguicho do limpador do pára-brisa)
Bom, resumo do problema: existe uma certa faixa de temperatura (em torno de 15 a 18 graus pelo que eu observei) que sistema NÂO injeta gasolina de jeito nenhum, e o motor custa muito a pegar. Basicamente eu tenho que segurar o arranque acionado por uns 10 a 15 segundos até conseguir pegar. Obviamente isto ACABA com a bateria e com o sistema de arranque.
Na minha opinião, parece os engenheiros da GM programaram uma "temperatura X" um pouco abaixo do correto, fazendo que o sistema de partida a frio não injete a gasolina quando na verdade ainda é necessário.
Este comportamento não é algo extremamente crítico, pois o carro nunca me deixou na mão. Contudo, depois destes 3 anos com o carro isto é uma coisa que me deixando irritado, pois esta faixa de temperatura ocorre frequentemente aqui em Porto Alegre (frio pela manhã, quente a tarde).
Por um acaso alguém de vocês já observou este comportamento?
Obrigado!
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MachDown
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Na autorizada tem como programar, nos tópicos em que o pessoal reclamava deste problema, eles foram até a autorizada no qual a central era re-programavam com outros valores.
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> viewtopic.php?t=76534
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SemControle
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seu problema é discutido em todos os topicos q vc disse, e como foi dito, tem programacao q muda a temperatura
ou passa logo pra manual o sistema....
ou passa logo pra manual o sistema....
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2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Nobre.MClaros
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[quote="Felipe_Zanon"]Olá amigos,
Vejo que o assunto da partida a frio nos VHC Flex já foi amplamente discutido aqui no forum. Dei uma olhada nos principais tópicos do assunto e não encontrei nada parecido com o comportamento que eu observo no meu carro, portanto decidi criar este tópico.
Basicamente tenho este carro desde março de 2007, e desde a primeira vez que eu abasteci com álcool eu notei o que parece ser uma falha na programação do sistema de partida a frio.
Para contextualizar, todos devem saber que neste carro a injeção da gasolina da partida a frio depende da temperatura:
- Para temperaturas acima de "X", nunca é injetada a gasolina
- Para temperaturas abaixo de "X", é injetada a gasolina durante um tempo inversamente proporcional à temperatura (isto é, quanto mais baixa a temperatura, mais tempo fica injetando)
OBS: Dá para notar claramente quando o sistema injeta a gasolina, pois escuta-se o barulho do motor elétrico (semelhante ao esguicho do limpador do pára-brisa)
Bom, resumo do problema: existe uma certa faixa de temperatura (em torno de 15 a 18 graus pelo que eu observei) que sistema NÂO injeta gasolina de jeito nenhum, e o motor custa muito a pegar. Basicamente eu tenho que segurar o arranque acionado por uns 10 a 15 segundos até conseguir pegar. Obviamente isto ACABA com a bateria e com o sistema de arranque.
Na minha opinião, parece os engenheiros da GM programaram uma "temperatura X" um pouco abaixo do correto, fazendo que o sistema de partida a frio não injete a gasolina quando na verdade ainda é necessário.
Este comportamento não é algo extremamente crítico, pois o carro nunca me deixou na mão. Contudo, depois destes 3 anos com o carro isto é uma coisa que me deixando irritado, pois esta faixa de temperatura ocorre frequentemente aqui em Porto Alegre (frio pela manhã, quente a tarde).
Por um acaso alguém de vocês já observou este comportamento?
Obrigado![/quote]
>> Tenho um Corsa Sedan (Maxx) 1.4, 2008; retornei a abastecer utilizando álcool, porém, igual a você, estou com o mesmo problema quando da partida a frio pela manhã. Diferentemente do amigo, moro no norte de MG onde a temperatura, ao contrário, de Porto Alegre é alta.
Gostaria, também, de saber dos demais como têm "driblado" este irritante problema.
Obrigado,
Nobre - M. Claros
Vejo que o assunto da partida a frio nos VHC Flex já foi amplamente discutido aqui no forum. Dei uma olhada nos principais tópicos do assunto e não encontrei nada parecido com o comportamento que eu observo no meu carro, portanto decidi criar este tópico.
Basicamente tenho este carro desde março de 2007, e desde a primeira vez que eu abasteci com álcool eu notei o que parece ser uma falha na programação do sistema de partida a frio.
Para contextualizar, todos devem saber que neste carro a injeção da gasolina da partida a frio depende da temperatura:
- Para temperaturas acima de "X", nunca é injetada a gasolina
- Para temperaturas abaixo de "X", é injetada a gasolina durante um tempo inversamente proporcional à temperatura (isto é, quanto mais baixa a temperatura, mais tempo fica injetando)
OBS: Dá para notar claramente quando o sistema injeta a gasolina, pois escuta-se o barulho do motor elétrico (semelhante ao esguicho do limpador do pára-brisa)
Bom, resumo do problema: existe uma certa faixa de temperatura (em torno de 15 a 18 graus pelo que eu observei) que sistema NÂO injeta gasolina de jeito nenhum, e o motor custa muito a pegar. Basicamente eu tenho que segurar o arranque acionado por uns 10 a 15 segundos até conseguir pegar. Obviamente isto ACABA com a bateria e com o sistema de arranque.
Na minha opinião, parece os engenheiros da GM programaram uma "temperatura X" um pouco abaixo do correto, fazendo que o sistema de partida a frio não injete a gasolina quando na verdade ainda é necessário.
Este comportamento não é algo extremamente crítico, pois o carro nunca me deixou na mão. Contudo, depois destes 3 anos com o carro isto é uma coisa que me deixando irritado, pois esta faixa de temperatura ocorre frequentemente aqui em Porto Alegre (frio pela manhã, quente a tarde).
Por um acaso alguém de vocês já observou este comportamento?
Obrigado![/quote]
>> Tenho um Corsa Sedan (Maxx) 1.4, 2008; retornei a abastecer utilizando álcool, porém, igual a você, estou com o mesmo problema quando da partida a frio pela manhã. Diferentemente do amigo, moro no norte de MG onde a temperatura, ao contrário, de Porto Alegre é alta.
Gostaria, também, de saber dos demais como têm "driblado" este irritante problema.
Obrigado,
Nobre - M. Claros
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SemControle
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ai onde é quente o remapeamento nao vai resolver, o negocio é o q ja disse trocentas vezes, passar pra manual....
no original acho q sao 8°C, no remapeamento abaixo de 13°C, nao vai te mudar nada....
no original acho q sao 8°C, no remapeamento abaixo de 13°C, nao vai te mudar nada....
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Felipe_Zanon
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Prezado "Sem Controle",
Sei que você já deve ter respondido isto umas "trocentas vezes", mas te peço um pouco de paciência para responder as seguintes questões:
1) Como eu solicito este "remapeamento" na concessionária? Já estou imaginando eu tentando explicar isto para um bando de atendentes que não sabem nada...
2) Se a solução definitiva é passar para manual, isto significa que existe uma falha de projeto no sistema de partida a frio do corsa? Se for isto mesmo, aí é o que faltava para eu classificar esta engenharia brasileira da GM como um lixo, pois este sistema de partida a frio é tecnologia de 30 anos atrás. O trabalho deles foi só realizar a leitura da temperatura ambiente e injetar a droga da gasolina. Se nem isto eles conseguiram fazer direito...
Obrigado.
Sei que você já deve ter respondido isto umas "trocentas vezes", mas te peço um pouco de paciência para responder as seguintes questões:
1) Como eu solicito este "remapeamento" na concessionária? Já estou imaginando eu tentando explicar isto para um bando de atendentes que não sabem nada...
2) Se a solução definitiva é passar para manual, isto significa que existe uma falha de projeto no sistema de partida a frio do corsa? Se for isto mesmo, aí é o que faltava para eu classificar esta engenharia brasileira da GM como um lixo, pois este sistema de partida a frio é tecnologia de 30 anos atrás. O trabalho deles foi só realizar a leitura da temperatura ambiente e injetar a droga da gasolina. Se nem isto eles conseguiram fazer direito...
Obrigado.
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SemControle
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vc pode desenhar como eles tem q fazer o remapeamento, mas nao resolve, como disse passa acho q de 8°C pra 13°C o acionamento.....
e justamente pela temperatura do remapeamento o mais indicado pra nao passar raiva e injetar qnd necessario realmente seria passar a manual o sistema...
a engenharia é brasileira, mas a temperatura base utilizada é de inverno europeu
e justamente pela temperatura do remapeamento o mais indicado pra nao passar raiva e injetar qnd necessario realmente seria passar a manual o sistema...
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ivanfcouto
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Alguma dica de como passar esse sistema p manual?
Comecei a ter problemas de partida a frio e o convertedor do GNV disse que em todos os GM, é ideal que se use apenas álcool, bom mudei p álcool e agora tá feia a coisa aqui p dar partida no motor tanto frio qto quente. Quase sempre pega na 1ª tentativa, mas só que demora mais p pegar, antes pegava no estalo, agora preciso deixar o arranque trabalhar uns 2-3 segundos a mais, assim que o motor entra em fucionamento, se treme todo, vai aumentando o giro gradativamente até acertar a rotação, mas se acelerar, ele dá uma rateada, só fica normal mesmo depois que esquenta bastante, fora a fumaceira branca q faz lá atrás depois q o motor entra em funcionamento.
Tá tudo novo, velas (IRIDIUM), cabos, filtro de ar (K&N - box), TPS novo, motor de passo novo, a CENSURADO do reservatório tá c pódium dentro (mas pelo q li, aqui no rio essa M n serve p nada). FIz limpeza de bicos há uns 2 meses atrás, mas ainda estava na gasolina.
O cara já passou o scanner e não dá erro nenhum, tá querendo me empurrar outra limpeza de bicos.
O que pode estar acontecendo?
Meu carro é 2004, flex e com acelerador a cabo.
Comecei a ter problemas de partida a frio e o convertedor do GNV disse que em todos os GM, é ideal que se use apenas álcool, bom mudei p álcool e agora tá feia a coisa aqui p dar partida no motor tanto frio qto quente. Quase sempre pega na 1ª tentativa, mas só que demora mais p pegar, antes pegava no estalo, agora preciso deixar o arranque trabalhar uns 2-3 segundos a mais, assim que o motor entra em fucionamento, se treme todo, vai aumentando o giro gradativamente até acertar a rotação, mas se acelerar, ele dá uma rateada, só fica normal mesmo depois que esquenta bastante, fora a fumaceira branca q faz lá atrás depois q o motor entra em funcionamento.
Tá tudo novo, velas (IRIDIUM), cabos, filtro de ar (K&N - box), TPS novo, motor de passo novo, a CENSURADO do reservatório tá c pódium dentro (mas pelo q li, aqui no rio essa M n serve p nada). FIz limpeza de bicos há uns 2 meses atrás, mas ainda estava na gasolina.
O cara já passou o scanner e não dá erro nenhum, tá querendo me empurrar outra limpeza de bicos.
O que pode estar acontecendo?
Meu carro é 2004, flex e com acelerador a cabo.
Ivan Couto
Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004
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ivanfcouto
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Assim, acho essa injeção do meu carro muito ruim, sempre me deu uma dor de cabeça, nunca funcionou 100%, sempre senti cheiro mais forte, tipo excesso. Ou seja, não sou muito satisfeito c isso desde q comprei o carro, e em qq combustível.
Será q se eu chipasse esse módulo, conversando com o cara q fosse fazer esse serviço, resolveria esses problemas? Não seria nem p performance, mais p acabar de vez c isso tudo, p fazer c q o carro tenha uma performance "normal".
Será q se eu chipasse esse módulo, conversando com o cara q fosse fazer esse serviço, resolveria esses problemas? Não seria nem p performance, mais p acabar de vez c isso tudo, p fazer c q o carro tenha uma performance "normal".
Ivan Couto
Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004
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ivanfcouto
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ivanfcouto escreveu: Não seria nem p performance, mais p acabar de vez c isso tudo, p fazer c q o carro tenha uma performance "normal".
Ficou estranho. O q quis dizer foi:
A chipagem não seria feita no intuido de aumentar a performance do carro, mas sim, no intuito de acabar de vez c todos esses problemas q percebo na injeção desse carro desde q comprei.
Ivan Couto
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