[DÚVIDA] - Pq a Partida a frio do 1.0 VHC Flex é ruim?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Felipe_Zanon
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Pq a Partida a frio do 1.0 VHC Flex é ruim?

Mensagem por Felipe_Zanon »

Olá amigos,

Vejo que o assunto da partida a frio nos VHC Flex já foi amplamente discutido aqui no forum. Dei uma olhada nos principais tópicos do assunto e não encontrei nada parecido com o comportamento que eu observo no meu carro, portanto decidi criar este tópico.

Basicamente tenho este carro desde março de 2007, e desde a primeira vez que eu abasteci com álcool eu notei o que parece ser uma falha na programação do sistema de partida a frio.

Para contextualizar, todos devem saber que neste carro a injeção da gasolina da partida a frio depende da temperatura:

- Para temperaturas acima de "X", nunca é injetada a gasolina
- Para temperaturas abaixo de "X", é injetada a gasolina durante um tempo inversamente proporcional à temperatura (isto é, quanto mais baixa a temperatura, mais tempo fica injetando)

OBS: Dá para notar claramente quando o sistema injeta a gasolina, pois escuta-se o barulho do motor elétrico (semelhante ao esguicho do limpador do pára-brisa)

Bom, resumo do problema: existe uma certa faixa de temperatura (em torno de 15 a 18 graus pelo que eu observei) que sistema NÂO injeta gasolina de jeito nenhum, e o motor custa muito a pegar. Basicamente eu tenho que segurar o arranque acionado por uns 10 a 15 segundos até conseguir pegar. Obviamente isto ACABA com a bateria e com o sistema de arranque.

Na minha opinião, parece os engenheiros da GM programaram uma "temperatura X" um pouco abaixo do correto, fazendo que o sistema de partida a frio não injete a gasolina quando na verdade ainda é necessário.

Este comportamento não é algo extremamente crítico, pois o carro nunca me deixou na mão. Contudo, depois destes 3 anos com o carro isto é uma coisa que me deixando irritado, pois esta faixa de temperatura ocorre frequentemente aqui em Porto Alegre (frio pela manhã, quente a tarde).

Por um acaso alguém de vocês já observou este comportamento?

Obrigado!
MachDown
:: GSI ::

Mensagem por MachDown »

Na autorizada tem como programar, nos tópicos em que o pessoal reclamava deste problema, eles foram até a autorizada no qual a central era re-programavam com outros valores.
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> viewtopic.php?t=76534
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

seu problema é discutido em todos os topicos q vc disse, e como foi dito, tem programacao q muda a temperatura
ou passa logo pra manual o sistema....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Nobre.MClaros

Mensagem por Nobre.MClaros »

[quote="Felipe_Zanon"]Olá amigos,

Vejo que o assunto da partida a frio nos VHC Flex já foi amplamente discutido aqui no forum. Dei uma olhada nos principais tópicos do assunto e não encontrei nada parecido com o comportamento que eu observo no meu carro, portanto decidi criar este tópico.

Basicamente tenho este carro desde março de 2007, e desde a primeira vez que eu abasteci com álcool eu notei o que parece ser uma falha na programação do sistema de partida a frio.

Para contextualizar, todos devem saber que neste carro a injeção da gasolina da partida a frio depende da temperatura:

- Para temperaturas acima de "X", nunca é injetada a gasolina
- Para temperaturas abaixo de "X", é injetada a gasolina durante um tempo inversamente proporcional à temperatura (isto é, quanto mais baixa a temperatura, mais tempo fica injetando)

OBS: Dá para notar claramente quando o sistema injeta a gasolina, pois escuta-se o barulho do motor elétrico (semelhante ao esguicho do limpador do pára-brisa)

Bom, resumo do problema: existe uma certa faixa de temperatura (em torno de 15 a 18 graus pelo que eu observei) que sistema NÂO injeta gasolina de jeito nenhum, e o motor custa muito a pegar. Basicamente eu tenho que segurar o arranque acionado por uns 10 a 15 segundos até conseguir pegar. Obviamente isto ACABA com a bateria e com o sistema de arranque.

Na minha opinião, parece os engenheiros da GM programaram uma "temperatura X" um pouco abaixo do correto, fazendo que o sistema de partida a frio não injete a gasolina quando na verdade ainda é necessário.

Este comportamento não é algo extremamente crítico, pois o carro nunca me deixou na mão. Contudo, depois destes 3 anos com o carro isto é uma coisa que me deixando irritado, pois esta faixa de temperatura ocorre frequentemente aqui em Porto Alegre (frio pela manhã, quente a tarde).

Por um acaso alguém de vocês já observou este comportamento?

Obrigado![/quote]

>> Tenho um Corsa Sedan (Maxx) 1.4, 2008; retornei a abastecer utilizando álcool, porém, igual a você, estou com o mesmo problema quando da partida a frio pela manhã. Diferentemente do amigo, moro no norte de MG onde a temperatura, ao contrário, de Porto Alegre é alta.
Gostaria, também, de saber dos demais como têm "driblado" este irritante problema.

Obrigado,

Nobre - M. Claros
SemControle

ai onde é quente o remapeamento nao vai resolver, o negocio é o q ja disse trocentas vezes, passar pra manual....
no original acho q sao 8°C, no remapeamento abaixo de 13°C, nao vai te mudar nada....
Felipe_Zanon

Mensagem por Felipe_Zanon »

Prezado "Sem Controle",

Sei que você já deve ter respondido isto umas "trocentas vezes", mas te peço um pouco de paciência para responder as seguintes questões:

1) Como eu solicito este "remapeamento" na concessionária? Já estou imaginando eu tentando explicar isto para um bando de atendentes que não sabem nada...

2) Se a solução definitiva é passar para manual, isto significa que existe uma falha de projeto no sistema de partida a frio do corsa? Se for isto mesmo, aí é o que faltava para eu classificar esta engenharia brasileira da GM como um lixo, pois este sistema de partida a frio é tecnologia de 30 anos atrás. O trabalho deles foi só realizar a leitura da temperatura ambiente e injetar a droga da gasolina. Se nem isto eles conseguiram fazer direito...

Obrigado.
SemControle

vc pode desenhar como eles tem q fazer o remapeamento, mas nao resolve, como disse passa acho q de 8°C pra 13°C o acionamento.....

e justamente pela temperatura do remapeamento o mais indicado pra nao passar raiva e injetar qnd necessario realmente seria passar a manual o sistema...

a engenharia é brasileira, mas a temperatura base utilizada é de inverno europeu
ivanfcouto
:: Millennium ::

Mensagem por ivanfcouto »

Alguma dica de como passar esse sistema p manual?

Comecei a ter problemas de partida a frio e o convertedor do GNV disse que em todos os GM, é ideal que se use apenas álcool, bom mudei p álcool e agora tá feia a coisa aqui p dar partida no motor tanto frio qto quente. Quase sempre pega na 1ª tentativa, mas só que demora mais p pegar, antes pegava no estalo, agora preciso deixar o arranque trabalhar uns 2-3 segundos a mais, assim que o motor entra em fucionamento, se treme todo, vai aumentando o giro gradativamente até acertar a rotação, mas se acelerar, ele dá uma rateada, só fica normal mesmo depois que esquenta bastante, fora a fumaceira branca q faz lá atrás depois q o motor entra em funcionamento.

Tá tudo novo, velas (IRIDIUM), cabos, filtro de ar (K&N - box), TPS novo, motor de passo novo, a CENSURADO do reservatório tá c pódium dentro (mas pelo q li, aqui no rio essa M n serve p nada). FIz limpeza de bicos há uns 2 meses atrás, mas ainda estava na gasolina.

O cara já passou o scanner e não dá erro nenhum, tá querendo me empurrar outra limpeza de bicos.

O que pode estar acontecendo?

Meu carro é 2004, flex e com acelerador a cabo.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: [email protected]

e-mail: [email protected]
ivanfcouto

Assim, acho essa injeção do meu carro muito ruim, sempre me deu uma dor de cabeça, nunca funcionou 100%, sempre senti cheiro mais forte, tipo excesso. Ou seja, não sou muito satisfeito c isso desde q comprei o carro, e em qq combustível.

Será q se eu chipasse esse módulo, conversando com o cara q fosse fazer esse serviço, resolveria esses problemas? Não seria nem p performance, mais p acabar de vez c isso tudo, p fazer c q o carro tenha uma performance "normal".
Ivan Couto

ivanfcouto

ivanfcouto escreveu: Não seria nem p performance, mais p acabar de vez c isso tudo, p fazer c q o carro tenha uma performance "normal".

Ficou estranho. O q quis dizer foi:

A chipagem não seria feita no intuido de aumentar a performance do carro, mas sim, no intuito de acabar de vez c todos esses problemas q percebo na injeção desse carro desde q comprei.
Ivan Couto

Responder