[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
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				luciano vermelho
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galera, uma valvula termostatica custa em torno de 20 reais, eu recomendo fazer igual a mim, a cada troca de correia dentada, ja aproveita e troca a valvula e o fluido do radiador, pois assim nao terá problemas com ela...
*obs, eu troco a correia a cada 35 ou 40 000 km junto com o seu tensionador, tudo original da ac delco, que por sinal ja esta comprado...
			
			
									
							
		
	
										
						*obs, eu troco a correia a cada 35 ou 40 000 km junto com o seu tensionador, tudo original da ac delco, que por sinal ja esta comprado...
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				Ramos
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é...
to achando que vou trocar a valvula mesmo...
to com medo que ela tranque denovo

ai já viu né.... prejuizo certo...
valeu ai abraço
			
			
									
							
										
						to achando que vou trocar a valvula mesmo...
to com medo que ela tranque denovo
ai já viu né.... prejuizo certo...
valeu ai abraço
- 
				adeitos
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Dae galera!
Não tenho Corsa ainda, to vendo pra comprar um, mas ja fiz cadastro aqui, pegando informaçoes e ja vou aproveitar pra passar minha experiência com temperaturas de motor, termostatica e tudo mais... bom, vamos la!
Comecei a me interessar por isso, quando na época eu tinha um Escort Zetec 1.8 16V. Fiz a troca do fluido primeiramente. Como marinheiro de primeira viagem, não troquei a valvula termostatica. O que acontecia? Temperatura sempre lá embaixo, mesmo andando na cidade (moro numa geladeira).
Então, um tempo depois descobri a tal da termostatica, troquei ela e me apavorei com a temperatura, nunca tinha visto algo igual. Fiquei uns 3 meses encucado com isso, ate chegar a conclusão que era normal aquela temperata. No caso do Escort, a termostatica começa abrir em 92ºC e esta totalmente aberta em 102ºC. A ventoinha aciona em exatoa 100ºC. Tudo isso era o que acontecia no meu carro, e descobri que era normal.
Um tempo depois, vendi ele e comprei um Focus. Como já sabia de tudo isso, eu mesmo fiz a limpeza do sistema, troca da valvula e tudo mais. Porém, aqui o "problema" que eu via, é que andando no asfalto a 100Km/h a ventoinha acionava. E por incrivel que parece, por mais que eu andasse (120, 130, 140Km/h) e temperatura não baixava e a ventoinha permanecia em funcionamento. (Antes que me chamem de louco, no Focus da pra saber digitalmente a temperatura do motor.)
Depois de testar 3 Focus, descobri que era comportamento normal. Andando a 130Km/h a temperatura do Focus fica na faixa dos 105ºC, mas... tudo normal para este carro!
Resumo da história. Corsa trabalhar em 100ºC não é nada alarmante em comparação com os demais carros. Se 50% das pessoas que responderam esse tópico, falam que estao com o "mesmo problema", é sinal que isso não é problema, e sim, característica do Corsa!
Quanto a não usar termostatica, sou totalmente contra. Se foi colocado ali, é porque alguma utilidade ela tem. Há, mas eu moro em Salvador!! Sim, e dai? Ela vai trabalhar mais tempo aberta do que um carro que roda no RS, onde é mais frio.
No Focus, com a termostatica ruim, mesmo fazendo 32ºC no verão do RS, era só descer uma serra que a temperatura despecava para os 58~60ºC, ou seja, prejudicial ao motor, aumento de consumo e por ai vai. Ate que a temperatura ambiente não atingir a temperatura de trabalho do motor, este vai trabalhar mais frio, seja a 0ºC ou 30ºC!
Espero que isso esclareça o pensamento de vcs!
Abraço!
			
			
									
							
										
						Não tenho Corsa ainda, to vendo pra comprar um, mas ja fiz cadastro aqui, pegando informaçoes e ja vou aproveitar pra passar minha experiência com temperaturas de motor, termostatica e tudo mais... bom, vamos la!
Comecei a me interessar por isso, quando na época eu tinha um Escort Zetec 1.8 16V. Fiz a troca do fluido primeiramente. Como marinheiro de primeira viagem, não troquei a valvula termostatica. O que acontecia? Temperatura sempre lá embaixo, mesmo andando na cidade (moro numa geladeira).
Então, um tempo depois descobri a tal da termostatica, troquei ela e me apavorei com a temperatura, nunca tinha visto algo igual. Fiquei uns 3 meses encucado com isso, ate chegar a conclusão que era normal aquela temperata. No caso do Escort, a termostatica começa abrir em 92ºC e esta totalmente aberta em 102ºC. A ventoinha aciona em exatoa 100ºC. Tudo isso era o que acontecia no meu carro, e descobri que era normal.
Um tempo depois, vendi ele e comprei um Focus. Como já sabia de tudo isso, eu mesmo fiz a limpeza do sistema, troca da valvula e tudo mais. Porém, aqui o "problema" que eu via, é que andando no asfalto a 100Km/h a ventoinha acionava. E por incrivel que parece, por mais que eu andasse (120, 130, 140Km/h) e temperatura não baixava e a ventoinha permanecia em funcionamento. (Antes que me chamem de louco, no Focus da pra saber digitalmente a temperatura do motor.)
Depois de testar 3 Focus, descobri que era comportamento normal. Andando a 130Km/h a temperatura do Focus fica na faixa dos 105ºC, mas... tudo normal para este carro!
Resumo da história. Corsa trabalhar em 100ºC não é nada alarmante em comparação com os demais carros. Se 50% das pessoas que responderam esse tópico, falam que estao com o "mesmo problema", é sinal que isso não é problema, e sim, característica do Corsa!
Quanto a não usar termostatica, sou totalmente contra. Se foi colocado ali, é porque alguma utilidade ela tem. Há, mas eu moro em Salvador!! Sim, e dai? Ela vai trabalhar mais tempo aberta do que um carro que roda no RS, onde é mais frio.
No Focus, com a termostatica ruim, mesmo fazendo 32ºC no verão do RS, era só descer uma serra que a temperatura despecava para os 58~60ºC, ou seja, prejudicial ao motor, aumento de consumo e por ai vai. Ate que a temperatura ambiente não atingir a temperatura de trabalho do motor, este vai trabalhar mais frio, seja a 0ºC ou 30ºC!
Espero que isso esclareça o pensamento de vcs!
Abraço!
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				coelho
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OLA GALERA!!!!! O MEU ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA, FIZ TUDO LIMPEZA DO RADIADOR, TORCA DA CEBILINHA, VALVULA TERMOSTATICA, TROCA DE MANGUEIRA, ATIVINHA.... CONTINUOU A MESMA COISA A TEMPERATURA CHEGAVA A 100ºC E AI ARMAVA A VENTUINA, AI EU PEGUEI E POR CONTA PROPRIA COMPREI UMA NOVA TAMPA DO RESERVATORIO E TROQUEI... ADIVINHA, AGORA A TEMPERATURA NEM CHEGA AOS 95ºC E JA ARMA A VENTOINHA, JA PEGUEI O MAIOR TRANSITO DO MUNDO NA MARGINAL TIETE E FICOU SHOW DE BOLA, TENTA TROCALA É BEM BARRATO ACHO KE PAGUEI NO MAXIMO 10 REAIS.....
			
			
									
							
							NA GUARDA GUERREIRO LEVANTA A CABEÇA TRUTA, ONDE ESTIVER SEJA LÁ ONDE FOR TENHA FÉ QUE ATÉ NO LIXÃO NASCE FLOR...
			
						- 
				Ramos
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olha realmente eu até acho que é o normal mesmo...
mas eu vou trocar a valvula justamente pelo motivo que a agua ta com cor de ferrugem, como o motr ja não é mais zero, não queo judialo....
abraços
			
			
									
							
										
						mas eu vou trocar a valvula justamente pelo motivo que a agua ta com cor de ferrugem, como o motr ja não é mais zero, não queo judialo....
abraços
- 
				luciano vermelho
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ola amigos... mas para que serve a valvula termostatica...??? posso deixar sem?
primeiro, a valvula funciona da seguinte forma, enquanto o motor esta frio, ela permanece fechada, para que a agua circule apenas no motor, sem ir para o radiador.
apos o motor atingir certa temperatura, ela se abre e a agua circula por todo o sistema, refrigerando o motor.
se vc retirar a valvula, o motor funcionará normalmente, porem ele vai demorar mais para aquecer, entao o modulo vai fazer com que a injeçao injete mais combustivel, ou seja, o veiculo vai gastar mais até aquecer e voltar a funcionar com a quantidade normal de combustivel apos o aquecimento.
			
			
									
							
										
						primeiro, a valvula funciona da seguinte forma, enquanto o motor esta frio, ela permanece fechada, para que a agua circule apenas no motor, sem ir para o radiador.
apos o motor atingir certa temperatura, ela se abre e a agua circula por todo o sistema, refrigerando o motor.
se vc retirar a valvula, o motor funcionará normalmente, porem ele vai demorar mais para aquecer, entao o modulo vai fazer com que a injeçao injete mais combustivel, ou seja, o veiculo vai gastar mais até aquecer e voltar a funcionar com a quantidade normal de combustivel apos o aquecimento.
- sousaman
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Ramos,
Troque somente a água, não coloque aditivos.
Se possível e se necessitar, troque o reservatório também, fica mais fácil de enxergar a água lá dentro.
			
			
									
							
							Troque somente a água, não coloque aditivos.
Se possível e se necessitar, troque o reservatório também, fica mais fácil de enxergar a água lá dentro.
Abraços!Ramos escreveu:olha realmente eu até acho que é o normal mesmo...
mas eu vou trocar a valvula justamente pelo motivo que a agua ta com cor de ferrugem, como o motr ja não é mais zero, não queo judialo....
abraços
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NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI.
 ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO  
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
  
			
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				Ramos
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sousaman...
não entendi direito o pq vc me aconcelha a trocar só a aguá.,,,
se eu trocar apenas ela vai comtinuar enferrujando e n lubrificando a valvula e a bomba, não??
e uma duvida que mangueira eu tiro pra trocar a água
valeu abraço
			
			
									
							
										
						não entendi direito o pq vc me aconcelha a trocar só a aguá.,,,
se eu trocar apenas ela vai comtinuar enferrujando e n lubrificando a valvula e a bomba, não??
e uma duvida que mangueira eu tiro pra trocar a água
valeu abraço
- sousaman
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Ramos,
Pense que as galerias por onde passa a água estão enferrujadas, por isso que a água hoje está enferrujada como relatou.
Caso queira colocar algum produto para limpar poderá danificar o sistema, pois ele arranca as "crostas" de ferrugem e em algum lugar que esteja bem sensível poderá ocasionar alguma abertura inesperada e vazar toda a água, causando super-aquecimento.
Aconselho vc fazer isso a cada 12 meses, pois assim vc sempre deixará menor quantidade de resíduos de sujeira no sistema.
Para eliminar toda a água do sistema, solte a mangueira que vai no final do radiador, assim toda a água vai escorrer;
Depois aperte a mangueira normalmente com a abraçadeira e complete a água;
Para fazer um bom serviço vc deve trocar a água tres vezes no final de semana, como sábado pela manhã, depois sábado a tarde e depois domingo a tarde, tudo isso após rodar com o carro e esfriar bem o sistema, pois a pressão no sistema é grande e você pode se machucar com a água quente.
Aconselho vc fazer isso, pois sempre sobra sujeira no sistema de arrefecimento e ela volta quando o carro eh acionado.
Abraços!
			
			
									
							
							Pense que as galerias por onde passa a água estão enferrujadas, por isso que a água hoje está enferrujada como relatou.
Caso queira colocar algum produto para limpar poderá danificar o sistema, pois ele arranca as "crostas" de ferrugem e em algum lugar que esteja bem sensível poderá ocasionar alguma abertura inesperada e vazar toda a água, causando super-aquecimento.
Se vc trocar somente a água nada acontecerá com o sistema, vc estará fazendo uma manutenção preventiva no seu sistema.Ramos escreveu:sousaman...
não entendi direito o pq vc me aconcelha a trocar só a aguá.,,,
se eu trocar apenas ela vai comtinuar enferrujando e n lubrificando a valvula e a bomba, não??
e uma duvida que mangueira eu tiro pra trocar a água
valeu abraço
Aconselho vc fazer isso a cada 12 meses, pois assim vc sempre deixará menor quantidade de resíduos de sujeira no sistema.
Para eliminar toda a água do sistema, solte a mangueira que vai no final do radiador, assim toda a água vai escorrer;
Depois aperte a mangueira normalmente com a abraçadeira e complete a água;
Para fazer um bom serviço vc deve trocar a água tres vezes no final de semana, como sábado pela manhã, depois sábado a tarde e depois domingo a tarde, tudo isso após rodar com o carro e esfriar bem o sistema, pois a pressão no sistema é grande e você pode se machucar com a água quente.
Aconselho vc fazer isso, pois sempre sobra sujeira no sistema de arrefecimento e ela volta quando o carro eh acionado.
Abraços!
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				adeitos
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Sem termostatica, vai demorar pra aquecer e vai trabalhar frio a maior parte do tempo. Afinal, o motor trabalha acima de 90ºC. Estando a temperatura ambiente abaixo disso, a agua do motor ficara sempre abaixo dos 90ºC andando em transito livre. O dia que a temperatura ambiente chegar em 90ºC ai vocês podem andar sem a valvula!
Colocar só água??? :cry:
Se já ta ruim, o negócio é "fo#$%" mais ainda?? Claro que não.
			
			
									
							
										
						Colocar só água??? :cry:
Se já ta ruim, o negócio é "fo#$%" mais ainda?? Claro que não.
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