Eu tinha colocado fotos desse esquema em outro tópico criado por mim antes mas, como as fotos não se encontravam no início do tópico resolvi criar um novo para todos visualizarem de inicio o esquema de ligação da trava elétrica na tampa do porta-malas do corsa wind.
O outro tópico que havia criado era esse: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=20538
Material necessário para instalação:
- Trava Elétrica Universal Escrava (dois fios)
- Parafusos, porcas, arruelas
- Fita isolante
- 5 metros de fios usados na instalação de som. Esse fio pode ser encontrado em casa de material de construção.
Fotos do fôrro do porta-malas e de suas travas de fixação na tampa do porta-malas:
Foto da peça que segura a cordinha do tampão do porta-malas. Notem que ela é fixada com um parafuso torx. São duas peças dessas no total, uma localizada em cada lado. Acredito que todos já tenham visto essa peça ao abrir o porta-malas.
(Recolocar o link da foto aqui)
![Imagem](http://img297.imageshack.us/img297/9017/3101070223go2.jpg)
Foto da travinha de plástico que também fixa o forro. Para ajudar na remoção, pode-se usar uma chave de fenda fininha para puxa-la e liberar o forro.
![Imagem](http://img265.imageshack.us/img265/7164/3101070225fi7.jpg)
Foto da peça que segura a cordinha do tampão do porta-malas e da travinha de plástico fora do lugar.
![Imagem](http://img265.imageshack.us/img265/235/3101070229cy2.jpg)
É bem simples retirar o fôrro do porta-malas. Para retira-lo, será preciso desparafusar as peças que seguram o tampão do porta-malas com a chave torx. Depois disso, será necessário retirar todas travinhas de plástico para então retirar o fôrro. Com isso, visualizarão o funcionamento do botão do porta-malas.
Segue agora algumas fotos do funcionamento da trava escrava do porta-malas.
Fotos do motor fixado na haste perfurada (a haste foi envolvida com fita isolante) e com a haste fina já serrada no seu tamanho correto e colocada no orifício do motor. Eu somente serrei a haste fina que ficou com + ou - 6.5cm de tamanho. Depois que serrar, dá uma lixada na ponta dela. Não achei necessário serrar a haste perfurada.
![Imagem](http://img260.imageshack.us/img260/5519/24010716533lk.jpg)
![Imagem](http://img260.imageshack.us/img260/5166/24010716559ks.jpg)
![Imagem](http://img260.imageshack.us/img260/990/24010716531xb.jpg)
Onde vocês estão vendo os dois parafusos na perte de baixo da foto, é o local onde a haste perfurada da trava universal é fixada na lataria. Dá para ver também uma parte do motor escravo com seus dois fios que serão usados para ligação na centralina que depois de ligados, funcionaram em conjunto com o alarme e travas das portas.
![Imagem](http://img255.imageshack.us/img255/9917/24010716182mp.jpg)
![Imagem](http://img260.imageshack.us/img260/69/24010716194vq.jpg)
Botão do porta-malas na posição fechada (vertical).
![Imagem](http://img266.imageshack.us/img266/8928/24010716159fk.jpg)
Botão do porta-malas na posição fechada e botão sendo pressionado. Podem observar que o botão passa pela peça preta e não consegue empurra-la, por isso não conseguesse abrir o porta-malas.
![Imagem](http://img266.imageshack.us/img266/3706/24010716166pf.jpg)
Botão do porta-malas na posição aberta (horizontal) e com a trava encolhida. Observem que tem uma haste fina do lado direito da foto. Essa haste é que faz a função de trava e destrava. Ela vem junto quando se compra um kit de travas universais. Nas primeiras fotos foram mostradas essa haste fina.
![Imagem](http://img130.imageshack.us/img130/575/24010715413wm.jpg)
Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava esticada.
![Imagem](http://img266.imageshack.us/img266/5989/24010715439nr.jpg)
Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava encolhida e botão sendo pressionado. Quando o botão é pressionado ele consegue empurrar a peça preta e com isso faz destravar o porta-malas.
![Imagem](http://img266.imageshack.us/img266/1540/24010715421mh.jpg)
Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava esticada e botão sendo pressionado. Notem que a haste da trava não permite que a peça preta seja empurrada e com isso não consegue-se abrir o porta-malas mesmo na posição aberta.
![Imagem](http://img266.imageshack.us/img266/4399/24010715445at.jpg)
Coifa por pnde passam os fios da tampa do porta-malas até a centralina.
![Imagem](http://img255.imageshack.us/img255/9787/24010716177xj.jpg)
Foto da moldura do cinto três pontas traseiro por onde descem os fios que vem da coifa. Para afastar essa moldura é necessário chave torx.
![Imagem](http://img385.imageshack.us/img385/7379/3101070519mo4.jpg)
Foto dos fios por dentro da moldura dos cintos três pontas.
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/2696/3101070518en2.jpg)
Foto dos fios já saindo da moldura dos cintos três pontas traseiros e entrando para dentro da moldura do alto-falante traseiro. Para retirar esta moldura é necessário chave torx.
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/5306/3101070520tt5.jpg)
Foto dos fios saindo da parte da moldura do auto-falante traseiro e entrando na moldura lateral do banco traseiro. Deitando o banco traseiro facilitará o acesso.
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/8151/3101070521zt8.jpg)
Fotos dos fios saindo da moldura lateral do banco traseiro. Para facilitar a passagem dos fios de um lado para outro, poderão utilizar um pedaço de arame ou fio nã-flexível.
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/1453/3101070523ck8.jpg)
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/1199/3101070524uf8.jpg)
Foto dos fios sainda da moldura lateral do banco traseiro e entrando para dentro do carpete. Para afastar o carpete será preciso chave torx.
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/364/3101070526jj7.jpg)
Fotos dos fio sendo passado por dentro do carpete e indo em direção ao pezinho que fica em baixo da caixa de fusíveis onde normalmente é instalado a centralina das travas-elétricas.
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/9036/3101070527ku5.jpg)
Foto do pezinho do corsa por onde passarão os fios até chegar dentro da caixa de fusíveis. Será necessário retira-lo para passagem dos fios. Para isso, utiliza-se chave philips e chave torx.
![Imagem](http://img154.imageshack.us/img154/2733/3101070529ar1.jpg)
Fotos da ligação da centralina. Minhas travas das portas são universais e mestres (cinco fios). No meu caso, liguei os fios que vem do motor do porta-malas nos fios verde e azul.
![Imagem](http://img260.imageshack.us/img260/4406/24010716574qo.jpg)
![Imagem](http://img260.imageshack.us/img260/6458/24010717003aw.jpg)
Na ligação da centralina, você terá que ver se ao abrir as portas se está abrindo também o porta-malas. Caso não esteja abrindo, inverta a posição para que o funcionamento seja o correto.
Depois teste com o alarme para ver se ao liga-lo a trava do porta-malas está sendo esticada e ao desliga-lo se a trava do porta-malas foi encolhida.
Foto final da trava instalada. Notem que eu utilizei parafusos, arruelas e porcas para fixação na lataria. Os parafusos precisam ser na espessura do buraquinho da lataria e haste perfurada e seu tamanho pequeno. Também poderão utilizar rebites para fixação da haste na lataria mas, caso precise depois retirar ficará mais complicado.
![Imagem](http://img260.imageshack.us/img260/9185/24010717537pa.jpg)
Espero que com as fotos e explicações, vocês consigam fazer a instalação dessa trava que dará comodidade para abrir o porta-malas. Com ela, você não precisará mais de colocar a chave, gira-la e somente depois apertar o botão. Agora somente será preciso apertar o botão do porta-malas depois de desligar o alarme ou destravar as portas do carro. Sem contar que você não correrá mais o risco de esquecer o porta-malas aberto.
Caso tenham alguma dúvida, é só postar.