Boa noite depende a adaptação e muito fácil.. existe 3 tipos de sonda lambda 4 fios.
1 - sonda lambda - banda larga - usado nos GM 2010 para cima
2 - sonda lambda - planar - usada em carros ford Fiat alguns GM
3 - sonda lambda - finger - usadas em Corsa e celta de 2009 para baixo
Sonda Lambda 1 ou 4 fios ?
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A sonda lambda finger de 4 fios cerve certinho em qualquer corsa que tenha a sonda lambda de 1 fio
A sonda lambda finger tem 4 fios ( 2 brancos 1 cinza e 1 preto
Para poder ligar e simples - 1 fio branco vc liga no relé da bomba no pino 87 e o outro branco você liga junto com o cinza na carcaça do motor e o preto você liga no fio original da sonda que e o cinal
A sonda lambda finger tem 4 fios ( 2 brancos 1 cinza e 1 preto
Para poder ligar e simples - 1 fio branco vc liga no relé da bomba no pino 87 e o outro branco você liga junto com o cinza na carcaça do motor e o preto você liga no fio original da sonda que e o cinal
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Ronie escreveu: Terça-feira 15 2010f Junho 2010 08:17:59 PM Boas galera !!
Meu carro anda com o consumo um pouco alto ( 7 km/l ) com relação a média que está em torno de 9 a 10 km/l ..
Então, depois de ler pra CENSURADO aqui no fórum encontrei 2 possíveis causas ..
Sensor de temperatura da injeção e sonda lambda ..
Comecei pelo + barato (sensor) coloquei o iguaçu 801 .. Não resolveu .
Agora tirei minha sonda para "tentar" limpá-la, notei que não achei a marca dela, só tinha escrito AC 22 ( É original ?) e o único resultado que consegui com isso foi uma uma bolha na mão que o escapamento fez ..
Antes da troca a sonda, pretendo fazer uma limpeza nos bicos de injeção e trocar o filtro de combustível .... pois continuam sendo + baratos ainda ..
Agora PENSANDO que irei trocar a sonda, e a do meu corsa é de 1 fio só, ou seja ...quem esquenta ela é o próprio motor, pensei em colocar uma de 4 fios !!
Penso eu, com uma sonda que esquenta sem a necessidade do motor, podemos ter uma ganhozinho em quanto o motor está em fase de aquecimento tanto de combustível, quanto de potência..
Resumindo: Enquanto a sonda está aquecendo e não chegou lá nos seus 300 ...400 graus, não está enviando a leitura correta para a injeção, assim ela está trabalhando com parâmetros "não reais" da condição atual do motor nesta fase de aquecimento..
Daí procurando na net sobre como colocar uma sonda aquecida no corsa, achei este treco aqui: Tury T74
http://www.tury.com.br/produtos/detalhe ... roduto=t74
Alguém sabe me dizer se isso funciona ?
Alguém já colocou alguma sonda de mais fios ?
Teve resultados positivo ?
Qual sonda eu devo colocar ?
Aproveito e já coloco uma flex, para caso eu for tacar CANA no bixinho ?
Dá para ligar uma sonda de 4 fios sem esse aparelho ?
Só não achei ele pra vender ...mas ai eu do um jeito ..rs
Amigo
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Rafael_Vitorio_@# escreveu: Segunda-feira 30 2024f Setembro 2024 08:33:15 PMRonie escreveu: Terça-feira 15 2010f Junho 2010 08:17:59 PM Boas galera !!
Meu carro anda com o consumo um pouco alto ( 7 km/l ) com relação a média que está em torno de 9 a 10 km/l ..
Então, depois de ler pra CENSURADO aqui no fórum encontrei 2 possíveis causas ..
Sensor de temperatura da injeção e sonda lambda ..
Comecei pelo + barato (sensor) coloquei o iguaçu 801 .. Não resolveu .
Agora tirei minha sonda para "tentar" limpá-la, notei que não achei a marca dela, só tinha escrito AC 22 ( É original ?) e o único resultado que consegui com isso foi uma uma bolha na mão que o escapamento fez ..
Antes da troca a sonda, pretendo fazer uma limpeza nos bicos de injeção e trocar o filtro de combustível .... pois continuam sendo + baratos ainda ..
Agora PENSANDO que irei trocar a sonda, e a do meu corsa é de 1 fio só, ou seja ...quem esquenta ela é o próprio motor, pensei em colocar uma de 4 fios !!
Penso eu, com uma sonda que esquenta sem a necessidade do motor, podemos ter uma ganhozinho em quanto o motor está em fase de aquecimento tanto de combustível, quanto de potência..
Resumindo: Enquanto a sonda está aquecendo e não chegou lá nos seus 300 ...400 graus, não está enviando a leitura correta para a injeção, assim ela está trabalhando com parâmetros "não reais" da condição atual do motor nesta fase de aquecimento..
Daí procurando na net sobre como colocar uma sonda aquecida no corsa, achei este treco aqui: Tury T74
http://www.tury.com.br/produtos/detalhe ... roduto=t74
Alguém sabe me dizer se isso funciona ?
Alguém já colocou alguma sonda de mais fios ?
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Boa noite amigo voce pode colocar a sonda lambda de 4 fios sim da certo fica bem melhor vou te encinar como instalar ela ( a sonda lambda de 4 fios ela e uma sonda finger - tem 2 fios brancos 1 fio cinza e 1 fio preto )
Você vai liga um fio branco no relé da bomba no pino 87 aí você pega o outro branco e junta com o cinza e liga na carcaça do motor e o preto e o sinal vc liga direto no fio original da sonda
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muito pelo contrario, pq aquecimento de sonda nao é enfiar 12V nela direto como sugere, o q abre a resistência da sonda, e nao vai aparecer nas anomalias pq a central nao foi feita pra isso, foi feita pra usar uma sonda simples de 1 fio....aquecimento da sonda funciona por PWM, sim Modulação por Largura de Pulso (Pulse Width Modulation), justamente para o controle de temperatura, e nao abrir a resistência
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Boa noite amigo amigo confia em mim eu sei oque eu estou falando você não está entendendo a sonda que eu estou falando se chama sonda lambda finger e a sonda usado nos celta de 2009 para baixo essa sonda e aquecida no pós chave ela aguenta ficar ligado direto entendeuSemControle escreveu: Segunda-feira 30 2024f Setembro 2024 08:37:59 PM muito pelo contrario, pq aquecimento de sonda nao é enfiar 12V nela direto como sugere, o q abre a resistência da sonda, e nao vai aparecer nas anomalias pq a central nao foi feita pra isso, foi feita pra usar uma sonda simples de 1 fio....aquecimento da sonda funciona por PWM, sim Modulação por Largura de Pulso (Pulse Width Modulation), justamente para o controle de temperatura, e nao abrir a resistência
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A sonda que você está falando e a sonda lambda planar e outro tipo de sistemaSemControle escreveu: Segunda-feira 30 2024f Setembro 2024 08:37:59 PM muito pelo contrario, pq aquecimento de sonda nao é enfiar 12V nela direto como sugere, o q abre a resistência da sonda, e nao vai aparecer nas anomalias pq a central nao foi feita pra isso, foi feita pra usar uma sonda simples de 1 fio....aquecimento da sonda funciona por PWM, sim Modulação por Largura de Pulso (Pulse Width Modulation), justamente para o controle de temperatura, e nao abrir a resistência
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cara, nao vem falar o q nao sabe.....
pra essa insanidade q quer fazer, existe até módulos pra trabalhar na modulação do pulso pro aquecimento correto, pesquise mais antes de falar besteira, NAO SE LIGA SONDA DE 4 FIOS OU 3 FIOS EM 12V DIRETO PRA AQUECER
https://tury.com.br/downloads/MANUAL%20 ... 082252.pdf
pra essa insanidade q quer fazer, existe até módulos pra trabalhar na modulação do pulso pro aquecimento correto, pesquise mais antes de falar besteira, NAO SE LIGA SONDA DE 4 FIOS OU 3 FIOS EM 12V DIRETO PRA AQUECER
https://tury.com.br/downloads/MANUAL%20 ... 082252.pdf
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Rafael_Vitorio_@# escreveu: Segunda-feira 30 2024f Setembro 2024 08:33:15 PMRonie escreveu: Terça-feira 15 2010f Junho 2010 08:17:59 PM Boas galera !!
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Amigo funciona sim a de 4 fios funciona normal mais te. Que ser a sonda lambda 4 fios finger
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até a nao planar tem rele controlado pela injeção na alimentação da resistência, nao pode enfiar 12V nela direto....mas q se dane a resistência da sua já abriu mesmo, nao faz diferença alguma, pq nao é monitorado pela central do carroRafael_Vitorio_@# escreveu: Segunda-feira 30 2024f Setembro 2024 08:41:30 PMA sonda que você está falando e a sonda lambda planar e outro tipo de sistemaSemControle escreveu: Segunda-feira 30 2024f Setembro 2024 08:37:59 PM muito pelo contrario, pq aquecimento de sonda nao é enfiar 12V nela direto como sugere, o q abre a resistência da sonda, e nao vai aparecer nas anomalias pq a central nao foi feita pra isso, foi feita pra usar uma sonda simples de 1 fio....aquecimento da sonda funciona por PWM, sim Modulação por Largura de Pulso (Pulse Width Modulation), justamente para o controle de temperatura, e nao abrir a resistência
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