Boa tarde!
Percebi um derretimento nos contatos 12 e 27 da caixa de fusíveis, que são justamente os que ficam os
fusíveis do farol baixo do lado direito e esquerdo, vejam como ficou:
A partir daí fiquei sem o terceiro estágio do acendimento, apenas com as lanternas que são bem fracas acesas.
Desmontei a caixa de fusíveis e cortei os fios que iam nesses contatos, adicionei porta fusíveis pra tentar corrigir o problema,
mas ao tentar fazer a ligação como estava na caixa não liga do mesmo jeito.
Percebi que tem um fio amarelo que está energizado e vai até a chave de seta e mais outros dois fios sobrando que eu imagino
que venham dos faróis.
Na caixa de fusíveis tinha um fio que fazia uma ponte nos dois conectores 12 e 27, e outro fio que saia deste conector até um dos outros
três que estão circulados na imagem.
Alguém teria esse esquema das luzes do farol, ou me dizer se tenho que adicionar alguma coisa nessa ligação, se tem que lgiar num negativo
ou coisa do tipo?
[DÚVIDA] - Problemas com os fios do farol baixo
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O porta-fusíveis que você adicionou não vai resolver o seu problema, só vai trocá-lo de lugar. Seu problema parece ser de corrente excessiva sendo consumida pelos faróis e também de fusíveis inadequados (de baixa qualidade ou de corrente nominal inadequada).
Confira se a sua alavanca dos faróis está derretida também nos contatos, pode estar. Assim como a chave (giratória) de iluminação.
Você está usando lâmpadas de 100w nos faróis?
A elétrica dos faróis segue a seguinte ordem:
Um cabo VM de 2,5mm2 chega na chave de iluminação pelo terminal 30, é um positivo constante
Um cabo BR/AM de 1,5mm2 sai da chave de iluminação pelo terminal 56 e vai para o terminal 56 da alavanca
Da alavanca, saem 2 cabos: um BR de 1,5mm2 pelo terminal 56a que serve como "alimentação" dos fusíveis F10 e F25 (farol alto)
e um cabo AM de 1,5mm2 pelo terminal 56b que vai serve como "alimentação" dos fusíveis F12 e F27 (farol baixo)
Então, dos fusíveis Fusíveis F10 e F25 partem para os faróis altos e dos fusíveis F12 e F27 para os faróis baixos.
Inicialmente os cabos chegam em um só fusível de cada tipo de fatol (alto ou baixo) e há um "jumper" para o outro fusível, como você notou. No caso, os cabos partem da alavanca inicialmente para os fusíveis F10 e F12 e o jumper os leva para os F25 e F27, respectivamente
Você pode encontrar mais informações na Apostila de Elétrica e nos Diagramas Elétricos, ambos estão no meu Google Drive, link abaixo:
Confira se a sua alavanca dos faróis está derretida também nos contatos, pode estar. Assim como a chave (giratória) de iluminação.
Você está usando lâmpadas de 100w nos faróis?
A elétrica dos faróis segue a seguinte ordem:
Um cabo VM de 2,5mm2 chega na chave de iluminação pelo terminal 30, é um positivo constante
Um cabo BR/AM de 1,5mm2 sai da chave de iluminação pelo terminal 56 e vai para o terminal 56 da alavanca
Da alavanca, saem 2 cabos: um BR de 1,5mm2 pelo terminal 56a que serve como "alimentação" dos fusíveis F10 e F25 (farol alto)
e um cabo AM de 1,5mm2 pelo terminal 56b que vai serve como "alimentação" dos fusíveis F12 e F27 (farol baixo)
Então, dos fusíveis Fusíveis F10 e F25 partem para os faróis altos e dos fusíveis F12 e F27 para os faróis baixos.
Inicialmente os cabos chegam em um só fusível de cada tipo de fatol (alto ou baixo) e há um "jumper" para o outro fusível, como você notou. No caso, os cabos partem da alavanca inicialmente para os fusíveis F10 e F12 e o jumper os leva para os F25 e F27, respectivamente
Você pode encontrar mais informações na Apostila de Elétrica e nos Diagramas Elétricos, ambos estão no meu Google Drive, link abaixo:
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
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A propósito, e esse tanto de fusíveis de 40A aí, chefe? Corsa não tem fusíveis de 40A.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
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Pois é, ta uma zona essa caixa de fusíveis, eu nunca comprei fusivel de 40A, provavelmente foi obra de algumgtmski escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 08:57:00 AM A propósito, e esse tanto de fusíveis de 40A aí, chefe? Corsa não tem fusíveis de 40A.
instalador, inclusive quero trocar todos por fusiveis de boa qualidade e seguindo o que pede o manual do carro,
se puder indicar alguns de boa qualidade.
Com relação ao problema do tópico, eu localizei esses fios, vi que o 56 (amarelo com branco) sai da chave de luz
e vai direto pra chave de seta, e que na chave tem outro fio amarelo que é o que vai nos fusíveis, olha o estado
Eu cortei o amarelo da chave de seta, tentei tirar esse terminal aí, mas não saiu nem por reza, ia tentar puxar um fio novo dali ate o
porta fusível. Quando eu aciono a chave do farol fazendo essa ligação no amarelo sai uma fumaça, e os fios 56 e 56a claramente da pra ver que tão derretidos.
Será que eu resolveria o problema apenas trocando esses fios por novos, ou o buraco pode ser mais embaixo?
Também tem um positivo vermelho da chave de farol que ta meio partido como mostra a imagem.
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Já baixei os diagramas aqui, excelente conteúdo, vai ser muito útil.
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E quanto as lampadas, são as amarelas tradicionais H4 mesmo de 55w, testei e vi que não estão queimadas.
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se não debulhar tudo isso pra refazer direito, vc vai por fogo nesse carro
se mexendo já sai fumaça do fio, coisa muito errada tem, deve ser um curto e onde não existe nem fusível de proteção, ou um fusível enorme q não abre, e o fio esta sendo mais fraco e fumacando...
se ja ta essa zona pro farol, pode procurar q deve ter mais coisas escondidas qnd tiver procurando....
esses terminais tem travas neles, e normalmente a parte plástica tmb tem uma trava, veja um alojamento vazio pra entender se é a plástica ou a do terminal apenas q prendem, vc precisaria de uma chavinha de fenda bem pequena, coisa de 2mm de largura pra destravar essas encrencas
se mexendo já sai fumaça do fio, coisa muito errada tem, deve ser um curto e onde não existe nem fusível de proteção, ou um fusível enorme q não abre, e o fio esta sendo mais fraco e fumacando...
se ja ta essa zona pro farol, pode procurar q deve ter mais coisas escondidas qnd tiver procurando....
esses terminais tem travas neles, e normalmente a parte plástica tmb tem uma trava, veja um alojamento vazio pra entender se é a plástica ou a do terminal apenas q prendem, vc precisaria de uma chavinha de fenda bem pequena, coisa de 2mm de largura pra destravar essas encrencas
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Os melhores são os da Littelfuse, são os originais do carro... às vezes aparecem no Mercadolivre ou em lojas de eletrônica... mas realmente são difícies de encontrarWillian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM
fusiveis...se puder indicar alguns de boa qualidade.
É, tá feio... alguém já andou fuçando aíWillian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM Com relação ao problema do tópico, eu localizei esses fios, vi que o 56 (amarelo com branco) sai da chave de luz
e vai direto pra chave de seta, e que na chave tem outro fio amarelo que é o que vai nos fusíveis, olha o estado
Esses terminais são chatinhos de sair, mas saem... ruim mesmo são os da caixa de fusíveis. Aqui, mesmo com chaves de sacar terminais, não consegui.Willian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM Eu cortei o amarelo da chave de seta, tentei tirar esse terminal aí, mas não saiu nem por reza, ia tentar puxar um fio novo dali ate o
porta fusível. Quando eu aciono a chave do farol fazendo essa ligação no amarelo sai uma fumaça, e os fios 56 e 56a claramente da pra ver que tão derretidos.
Será que eu resolveria o problema apenas trocando esses fios por novos, ou o buraco pode ser mais embaixo?
O problema dos cabos derretidos da chave de iluminação, da chave de setas e dos fusíveis é o mesmo... há algo errado na parte elétrica dos seus faróis. Ouso dizer que até os cabos do farol, no cofre do motor, podem estar derretidos (confira também o conector dos faróis). Será que não derivaram o cabo que chega para os faróis para algum outro acessório? Pode ser fuga de corrente também, de alguma forma, nos cabos que vão para o farol (talvez alguma parte do cabo nua, enconstando na lataria..) Tem que analisar com calma e cuidado. Eu já vi muito disso no caso de lâmpadas de 100w nos faróis, mas como disse que as lâmpadas são de 55w, as causas mais lógicas são ou curto-circuito (fuga de corrente) ou derivação nos cabos.
Sim, é nele que se inicia tudo. Nele que chega o positivo para ambos faróis.Willian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM Também tem um positivo vermelho da chave de farol que ta meio partido como mostra a imagem.
O correto mesmo é encontrar o culpado para esse consumo todo de corrente que está além da capacidade dos cabos. Feito e sanado isto, o mais lógico seria trocar os cabos danificados (de ponta a ponta) e os terminais, por outros de alta qualidade e crimpados corretamente (muito importante). Uma alternativa seria trocar só a parte derretida dos cabos e os terminais, mas aí envolveria emenda e/ou solda... e estas seriam pontos fracos, tanto em conexão (emenda) quanto em dissipação de calor (ambas, emendas e soldas são os pontos que mais esquentam em um cabo). Neste último caso, que não envolveria a troca completa dos cabos, eu recomendaria colocar um relê duplo de faróis (instalado perto deles) para acioná-los. Assim, esses cabos todos seriam responsáveis só pelo comando do relê.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
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A caixa de fusíveis do Corsa é quase que inviolável. Quase... Depois de todas as travinhas removidas, ainda tem que afastar uma parte interna da caixa, só assim forma o alinhamento perfeito pros terminais saírem.gtmski escreveu: Quinta-feira 28 2023f Dezembro 2023 11:17:29 AM ruim mesmo são os da caixa de fusíveis. Aqui, mesmo com chaves de sacar terminais, não consegui.
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gtmski escreveu: Quinta-feira 28 2023f Dezembro 2023 11:17:29 AMOs melhores são os da Littelfuse, são os originais do carro... às vezes aparecem no Mercadolivre ou em lojas de eletrônica... mas realmente são difícies de encontrarWillian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM
fusiveis...se puder indicar alguns de boa qualidade.
É, tá feio... alguém já andou fuçando aíWillian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM Com relação ao problema do tópico, eu localizei esses fios, vi que o 56 (amarelo com branco) sai da chave de luz
e vai direto pra chave de seta, e que na chave tem outro fio amarelo que é o que vai nos fusíveis, olha o estado
Esses terminais são chatinhos de sair, mas saem... ruim mesmo são os da caixa de fusíveis. Aqui, mesmo com chaves de sacar terminais, não consegui.Willian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM Eu cortei o amarelo da chave de seta, tentei tirar esse terminal aí, mas não saiu nem por reza, ia tentar puxar um fio novo dali ate o
porta fusível. Quando eu aciono a chave do farol fazendo essa ligação no amarelo sai uma fumaça, e os fios 56 e 56a claramente da pra ver que tão derretidos.
Será que eu resolveria o problema apenas trocando esses fios por novos, ou o buraco pode ser mais embaixo?
O problema dos cabos derretidos da chave de iluminação, da chave de setas e dos fusíveis é o mesmo... há algo errado na parte elétrica dos seus faróis. Ouso dizer que até os cabos do farol, no cofre do motor, podem estar derretidos (confira também o conector dos faróis). Será que não derivaram o cabo que chega para os faróis para algum outro acessório? Pode ser fuga de corrente também, de alguma forma, nos cabos que vão para o farol (talvez alguma parte do cabo nua, enconstando na lataria..) Tem que analisar com calma e cuidado. Eu já vi muito disso no caso de lâmpadas de 100w nos faróis, mas como disse que as lâmpadas são de 55w, as causas mais lógicas são ou curto-circuito (fuga de corrente) ou derivação nos cabos.
Sim, é nele que se inicia tudo. Nele que chega o positivo para ambos faróis.Willian_FS escreveu: Sábado 23 2023f Dezembro 2023 02:44:14 PM Também tem um positivo vermelho da chave de farol que ta meio partido como mostra a imagem.
O correto mesmo é encontrar o culpado para esse consumo todo de corrente que está além da capacidade dos cabos. Feito e sanado isto, o mais lógico seria trocar os cabos danificados (de ponta a ponta) e os terminais, por outros de alta qualidade e crimpados corretamente (muito importante). Uma alternativa seria trocar só a parte derretida dos cabos e os terminais, mas aí envolveria emenda e/ou solda... e estas seriam pontos fracos, tanto em conexão (emenda) quanto em dissipação de calor (ambas, emendas e soldas são os pontos que mais esquentam em um cabo). Neste último caso, que não envolveria a troca completa dos cabos, eu recomendaria colocar um relê duplo de faróis (instalado perto deles) para acioná-los. Assim, esses cabos todos seriam responsáveis só pelo comando do relê.
Você falou do bendito relê e curiosamente os fios eram ligados em um que ta la desde que peguei o carro, e o bicho ta todo enferujado e com oxidação, com um fusível faltando e acho que as ligações fora do padrão tbm, olha ai.
Joguei fora e pedi um da DNI no Mercado Livre, quando chegar eu pretendo trocar os fios do comando do painel, pq tão bem zuados e com emendas, enquanto isso fiz um paliativo aqui, puxando fios novos do terminal das lâmpadas (farol baixo e negativo) o positivo aproveitei do fio que saía do relê e o negativo da bateria, ai ambos se encontram num porta fusível que puxei pra perto da porta, aí consigo ao menos controlar essa luz tirando e retirando o fusível.
Consegui arrancar o terminal da chave de seta que tava emperrado e puxei um fio novo ali, vou so esperar chegar o relê e tentarei fazer essa bendita ligação novamente. Aquele fio 12v da chave de luz vou ver se troco também, vamos aguardar.
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