Então pessoal. Xo contar minha saga...
Eu tenho um celta (malz mas e igual a Corsa haha) Flexpower 1.0 2005 com coletor 4x1 do marcas, 13 de taxa, só na gasolina aditivada, polia regulável de 4° total, filtro+intake+cabos+cano reto c 1 abafador final somente, suspensão preparada mais firme e mais baixo, rodas de liga "ainda" aro 13 c pneus 175. Um dia tava assando meu carro numa touge run contra um march e um Cielo 1.6 e 1.5 respectivamente, de 2 amigos meus. Do nada o ronco do motor do meu celta fica mais grave e baaah, perdi potência. Pqp. Deu b.o.. ok. Levei pra uma oficina confiável...
Resumo: anéis de pistão dizendo adeus, válvulas do cilindro 1 abandonando o motor e muita carbonização e o pistão travado com a biela no cilindro 1. Tá né, liberei pra fazer o conserto e aí foi feita retifica do cabeçote com leve ângulo (e aí a taxa foi pra 14 e só álcool mais uma polia regulável nova de 12° totais) assentamento, válvulas novas, molas novas, anéis de pistão trocados, bronzinas das bielas trocadas, e aí mais b.o., sonda lambda louca (o fio dela tinha sido alongado por causa do coletor e aí pode ter dado b.o.), comutador da ignição queimado, dosador da bomba n segurando pressão!! Descobriu-se que o comando tava arranhado nas cames (parece ser algo normal de GM
). Bom. Tudo corrigido e montado só esperando o comando novo. Enfim, pesquisei e pesquisei e podia por um comando original, 1.4 ou do 1.6 (letras G e B respectivamente.) Como os guris são ruim hahahaha, pus o B que e pra "ter ganhos máximos" haushaauhs.
Eis o que aconteceu: tudo pronto vamos testar: carro na arrancada quase morre, se não morre, ou quase nada de potência em baixa, marcha lenta. Ok. Compensei na polia adiantando os 6 graus máximos. Deu uma certa melhorada mas não o suficiente. Ok. Meu carro c essas mods, dava carreta em qualquer 1.0 por mais de 2 carros de diferença, dependendo do motorista dei carreta em alguns 1.4 e andei parelho com um gol e um Voyage 1.8 (mas aí acho que o "piloto" de lá que era fraco).
Agora com o comando do 1.6 letra B, ele ganha de alta, o carro "acorda" a partir de 4k rpm, porém, acredito que a faixa de potência máxima esteja passando dos 7k rpm, e isso e ruim pq as perdas em baixa e média foram MT altas para um pouco de ganho na faixa alta. Então em marcha longa (4 e 5) o carro cresce pra cima dos 2 carros dos amigos (1.6 e 1.5) mas em arrancada e marchas curtas (1, 2 e 3) ele sofre, principalmente na 2 e 3 quando entra a marcha fora da rotação boa de potência (trocas acima de 6500rpm).
Então. Mais testes. Fui pra top speed. Antes, motor original, dava 144km/h. Motor preparadinho dava 155km/h. Motor todo pronto nessa última arrumada deu 165 e chegou 1x a 172km/h. Ótimo. A rotação antes amarrava a partir de 5k rpm, depois começou a amarrar a 5,5k rpm com os mods e nessa última mexida c comando B amarra a 6k porém vai até 6,3k rpm e por nada passa disso, nem no vácuo do march 1.6. como se tivesse um limitador. Ok, bom? Sim, melhor do que já tinha. Mas ontem tirando uma contra um Palio 1.0 55cv todo original, máximo anos 2000, tomei carreta de mais de 2 carros, e quando entrou a 4 marcha comecei a buscar o danado mas já era tarde demais. Alinhou? Arrancou? Perdeu? Benga e benga.
Veredicto: comando 1.0 te dá baixa, média e e na alta na top speed faz o carro amarrar a partir das 5k rpm. Quando vai arrancar só tirando o pé da embreagem ele anda, sem nem acelerar. Vou testar com polia adiantando ou atrasando se dá resultado bom, agora que tô c graduação de 12° e as demais modificações quando por o comando do 1.0 (de novo
" )
Comando 1.6 no motor 1.0: perde muita de baixa e média, se arrancar só soltando o pedal da embreagem o carro morre. Tem que acelerar. Tem ganho em alta acima de 4,5k rpm, aí atrasei toda a polia nova de 12° (atrasei 6° máximos) o carro não sustenta a lenta, pra arrancar tem que acelerar muito. Resolvi adiantar na polia (6° máximos), deu uma melhorada na arrancada, tem que acelerar mas não tanto, se solta o pé da embreagem o carro morre igual, tem menor perda em baixa e média e a alta ainda aparenta ter ganho.
Top speed: polia atrasada em 6°: 5 marcha não passa de 4k rpm, por nada, não passa. Se n engano 130km/h +-.
Polia adiantada em 6°: 5 marcha cresce até 6k rpm, começa a se amarrar e foi máximo 6300 rpm e por nada passa disso. 172km/h.
Tudo isso agora com 14 de taxa, só álcool, polia de 12°, velas de Iridium, anéis de pistão e bronzinas novas, ângulo de cabeçote melhorado.
O que digo e: não vale a pena por o comando do 1.6 no motor do 1.0, só vai valer a pena se: uma injeção programável para compensar as perdas de baixa e média, uma cx de câmbio mais curta pra cada troca entrar na faixa de potencia e o motor rodando pelo menos 8k rpm, para poder manter o motor girando na faixa de potência desse motor c comando.
O que peço e: se alguém instalou o comando do 1.4 no motor 1.0, que possa relatar, e os testes, para vermos se vale a pena esse comando ou se o original 1.0 ainda e melhor pra motores não sobre alimentados e / ou pouca preparação aspirada como o meu.
Nesse meio tempo vou pesquisar mais do comando 1.4, e a minha tentação e por o 1.4, mas se ficar ruim tbm, aí me fodo totalmente pelos gastos da troca dos comandos fora os 2 comandos com pouco uso parados em casa (pq duvido que consiga vender
)
Abraços a todos e vamo que vamo!!