[DÚVIDA] - Comando do Corsa frente montana 1.8 MPFI Gasolina 2002

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enogzz
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[DÚVIDA] - Comando do Corsa frente montana 1.8 MPFI Gasolina 2002

Mensagem por enogzz »

então, peguei esse Corsa e ele tava parado a um tempo, aí tive q fazer o motor e o cabeçote, tudo certinho fui rodar com o carro e agr, dps de 2 meses o carro tá com o comando todo comido já, e está com a letra F, é a letra certa? tem algum outro q eu possa utilizar? me lembro q antes estava com a letra J, qual a diferença entre eles?
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Manfio
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Mensagem por Manfio »

Para trocar o comando por outra letra tem que saber o que faz, pois tem que considerar rampa de abertura, permanência, rampa de fechamento, abertura, tempo de fechamento. O negócio é por a mesma letra do original. Pelo que conversamos aqui no fórum esse desgaste no eixo deve-se a qualidade do lubrificante, isso obviamente quando não há perda de pressão no sistema de lubrificação por quaquer tipo de desgaste. Se trocar o eixo, o ideal é trocar os tuchos e balacins em conjunto. Pessoalmente só monto o eixo novo depois de medir a gaiola com um súbito e verificar as medidas do eixo (micrômetro) com relação as folgas da gaiola, principalmente se o eixo não é FGP/GM.
enogzz
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Mensagem por enogzz »

Manfio escreveu: Terça-feira 13 2024f Agosto 2024 01:46:27 PM Para trocar o comando por outra letra tem que saber o que faz, pois tem que considerar rampa de abertura, permanência, rampa de fechamento, abertura, tempo de fechamento. O negócio é por a mesma letra do original. Pelo que conversamos aqui no fórum esse desgaste no eixo deve-se a qualidade do lubrificante, isso obviamente quando não há perda de pressão no sistema de lubrificação por quaquer tipo de desgaste. Se trocar o eixo, o ideal é trocar os tuchos e balacins em conjunto. Pessoalmente só monto o eixo novo depois de medir a gaiola com um súbito e verificar as medidas do eixo (micrômetro) com relação as folgas da gaiola, principalmente se o eixo não é FGP/GM.
entendi, no caso a letra original é a F msm então?
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Manfio
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Mensagem por Manfio »

Nos catálogos que vi, letra F. Se tinha um F e estava rodando liso, vai de boa. Agora a questão é entender o porquê desse defeito no eixo.
No demais montaria com um lubrificante Valvoline 5W-40 Com DPF Dexos 2 946 ml.
Há uns 5 anos montei com um Mobil 10W-40 e ferrou o eixo depois que chegou inverno. O comando era GM e os balancins eram Kuir. Pelo que vi os balacins de reposição Kuir tem problema de usinagem, pois eram ovalisados no centro.
Atualmente só compo GM, senão deixo tudo parado até encontrar os originais.
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