[DÚVIDA] - Motor falha quando quente

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
juniordorico
:: Wind ::
Modelo do veiculo: MONTANA 1.8 CONQUEST FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
[DÚVIDA] - Motor falha quando quente

Mensagem por juniordorico »

Prezados amigos. Possuo uma Meriva, porém estou recorrendo ao Corsa Clube por não encontrar um fórum tão completo para o meu carro, e pela semelhança entre esta e o Corsa no quesito mecânica.

Meu carro possui um problema recorrente. Em baixa temperatura ele funciona normalmente, porém após esquentar um pouco a temperatura ele começa a falhar na marcha lenta, fica com desempenho comprometido e consumo de combustível exagerado. Depois de um tempo a luz da injeção eletrônica acende e a marcha lenta normaliza, porém o desempenho não melhora e o consumo continua exagerado.

No início do ano passado fiz a parte de baixo do motor, e em setembro cabeçote. Foram trocados ainda cabos de velas e velas, limpeza de bicos e a sonda lambda. Aliás, já foram trocadas três sondas lambdas, já que o scaner acusava esse defeito. Questionei sobre o sensor de temperatura e o mecânico disse que está normal.

Atualmente, em algumas ocasiões a primeira partida do dia também ficou comprometida, como se não houvesse combustível, porém a bomba aciona normalmente quando ligo a ignição.

Voltei na oficina, e o mecânico passou o scaner e disse que não acusa nada, e que não há código de falhas registado no sistema.

Gostaria da opinião dos colegas, se alguém já passou por isso. Já gastei quase R$700,00 com sonda lambda e não resolveu. Não gostaria de ficar trocando peças a toa.

Carro: Meriva 1.8 Flexpower 2004, rodando no etanol.

Obrigado!

SemControle
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a sonda é o ultimo sensor da injecao, ela so ve o resultado final.....
qualquer coisa que falhe antes vai refletir nela....
scanner nao serve so pra ver erro, se fosse assim qualquer um se diria mecanico e via o erro trocava aquilo e ta resolvido....
o scanner mostra como todos sensores/atuadores da injecao estao funcionando, e dai da pra ir tendo uma boa nocao dos problemas.....até pq muitos scanners mostram em cor diferente a faixa de trabalho errada dos sensores, bom senso do mecanico tambem conta.....carro quente sensor de temperatura estar marcando 20C nao vai dara erro nunca, mas é muito facil saber q nao esta certa essa temperatura mostrada....
eu te sugiro procurar um mecanico com um pouco mais de boa vontade.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

juniordorico

SemControle escreveu: Sábado 11 2020f Janeiro 2020 06:49:57 PM a sonda é o ultimo sensor da injecao, ela so ve o resultado final.....
qualquer coisa que falhe antes vai refletir nela....
scanner nao serve so pra ver erro, se fosse assim qualquer um se diria mecanico e via o erro trocava aquilo e ta resolvido....
o scanner mostra como todos sensores/atuadores da injecao estao funcionando, e dai da pra ir tendo uma boa nocao dos problemas.....até pq muitos scanners mostram em cor diferente a faixa de trabalho errada dos sensores, bom senso do mecanico tambem conta.....carro quente sensor de temperatura estar marcando 20C nao vai dara erro nunca, mas é muito facil saber q nao esta certa essa temperatura mostrada....
eu te sugiro procurar um mecanico com um pouco mais de boa vontade.....
SemControle. Obrigado pela colaboração!

O pior é que já passou por três mecânicos diferentes! Cheguei a pensar em vender o carro. Preciso viajar com ele daqui uns meses e não tenho confiança alguma.

Pensei até em abastecer com gasolina pra ver se o problema some ou persiste.

Agradeço sua sugestão - que de longe é a mais sensata. O problema é ficar pulando de mecânico em mecânico e sempre acaba nisso.

SemControle

problema é achar um mecanico.....
a luz da injecao mostra um erro, e ela passa a ignorar o q esta com problema....
so que por algum motivo imagino que a mistura esteja extremamente rica a ponto de andar afogando o motor, por isso nao desenvolve....
e nesse caso so interpretando o scanner corretamente pra saber o que esta fora de parametros a ponto de acusar esse erro e ser ignorado....

uma coisa é certa, tem um ano de corsa que reza a lenda so aceitar sonda original, nao sei se a meriva tem esse elefante branco tmb....

juniordorico

SemControle escreveu: Sábado 11 2020f Janeiro 2020 07:43:34 PM problema é achar um mecanico.....
a luz da injecao mostra um erro, e ela passa a ignorar o q esta com problema....
so que por algum motivo imagino que a mistura esteja extremamente rica a ponto de andar afogando o motor, por isso nao desenvolve....
e nesse caso so interpretando o scanner corretamente pra saber o que esta fora de parametros a ponto de acusar esse erro e ser ignorado....

uma coisa é certa, tem um ano de corsa que reza a lenda so aceitar sonda original, nao sei se a meriva tem esse elefante branco tmb....
Essa questão da sonda original nunca tinha ouvido falar. Minha Meriva é a primeira flex lançada, até 2003 era somente gasolina.

Todas as sondas trocadas são Delphi, numa da vezes cheguei a procurar uma original GM mas a concessionária (Javep) informou que a peça não era mais fornecida.

É, estou sem saber o que fazer...

Bange
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A GM não fabrica sonda... alguém fornece pra ela e ela carimba.
Tem que levar a um bom técnico em injeção...trocar sem comprovação muitas vêzes é jogar dinheiro fora e não ter o problema resolvido.

SemControle

eu nao lembro que ano é, mas tem um corsa que sofre desse problema....
mas sem ter certeza realmente vai passar a vida trocando pecas aleatoriamente ai e pode nunca resolver.....

Responder