[DÚVIDA] - Luz de óleo acende quando não acelero, após o carro esta quente

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Nadson santos
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[DÚVIDA] - Luz de óleo acende quando não acelero, após o carro esta quente

Mensagem por Nadson santos »

Bom dia pessoal, tudo bem ?
Estou com um problema no meu corsa 2011 1.4, acendeu a luz de óleo, fizeram descarbonização o carro melhorou chegando em casa começou a piscar novamente, levei no mecânico novamente ele fez o teste da bomba e estava ruim, trocamos a bomba e não trocamos a cebolinha pós estava boa (o mecânico acredita esta boa porque não está molhada de óleo), o carro ficou bom, mais agora começou a piscar novamente, ela não pisca com frequência mais pisca, quando passo em um quebra mola e desacelero o carro ela acende, logo que retomo a aceleração ela some novamente. Alguém poderia ajudar, quero ter custos pontuais.
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Mensagem por gtmski »

Boa tarde, Nadson

O interruptor de pressão do óleo do Corsa é do tipo normalmente fechado (interruptor 3rho 3374) com regulagem para 0,5 bar.

Imagem

Quando a pressão aparente do óleo está abaixo desse valor (antes da partida, por exemplo), há uma ligação em série com a lâmpada do painel e esta acende. Quando a pressão aparente do óleo sobe acima de 0,5 bar, o diafragma interno do interruptor vence a pressão pré-estabelecida da mola (interna ao interruptor), a ligação em série se desfaz, desligando a luz indicadora no painel. Assim, o interruptor de pressão do óleo do Corsa indica pressão baixa do óleo.

Alguns motivos que levariam à luz indicadora da pressão do óleo acender:
Baixo nível de óleo ou óleo incorreto
Temperatura excessiva do óleo do motor, que levaria à queda da viscosidade
Falha no interruptor
Vedação do pescador
Desgastes na bomba de óleo
Folgas no motor

O manual dos Corsa C fala que a luz pode permanecer intermitentemente acesa com o carro aquecido e sem aceleração:

Imagem

Porém, não é um comportamento que é usualmente observado. É melhor procurar a causa para essa baixa pressão do óleo.

Siga o que o SemControle disse, luz de óleo acesa pode ser sintoma de algo grave:
SemControle escreveu: Quinta-feira 16 2024f Maio 2024 07:17:35 AM sobre essa luz do óleo, vc deve é nao usar o carro a nao ser levando pra uma oficina próxima q tenha ferramental pra poder conferir a pressão do óleo nesse motor, se é cebolinha dando adeus esta no lucro....no mais pode ser desgaste no conjunto móvel do motor, pescador entupido até com os restos desse desgaste, tudo depende do histórico do carro....
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Mensagem por Nadson santos »

certo, pós descarbonização e troca de bomba estou usando óleo 5w 40, você acha esse interessante, poderia ele ser o motivo ?
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Mensagem por gtmski »

Não creio... o manual do carro indica o 5W30. Como é a temperatura ambiente no local em que o carro anda? É alta? Muitas montadoras indicam um óleo mais viscoso para locais onde a temperatura ambiente é mais alta. No seu caso, o 5w40 parece correto.
Poderia ser coisa de óleo falsificado ou de baixa qualidade. Qual a marca do óleo que colocou?
De qualquer forma, me parece que o problema não é o óleo. Como soube/sabe que o interruptor de pressão está bom? Não há como testá-lo facilmente.
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Mensagem por Nadson santos »

O mecânico constatou no olhômetro, porem agora ele pediu para comprar uma nova para tentar descartar as possibilidades
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Mensagem por SemControle »

trocador de peças, compra outro pra testar, se continuar trocamos outra coisa, uma hora acertamos
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Mensagem por Nadson santos »

Exato, alguém indica uma oficina gm aqui em salvador que não seja autorizada, com preço justo e bom serviço ?
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Mensagem por gtmski »

Qual foi o teste da bomba de óleo que o seu mecânico fez?
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Mensagem por Nadson santos »

Ele usou um medidor de pressão
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Mensagem por gtmski »

Se ele realizou o teste corretamente, se o medidor de pressão dele está aferido e comparou os valores observados com os dados corretos para o carro, está certo.
Qual óleo estava no carro no momento do teste (viscosidade e marca)? E agora (marca)?
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