[DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

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Bange
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Mensagem por Bange »

Se vc apenas ligar o motor, sem andar, qual a variação da temperatura após a ventoinha dar a primeira ligada?
Mesmo com a temperatura, sem chegar aos 98°C, vc já tem pressão no sistema?
Seu motor está com VT?



Phjoker
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Mensagem por Phjoker »

Então, vai até o 95° + ou -. Tem válvula termostática sim. Esse problema só começou dps que fiz o motor. Antes ele não tinha válvula termostática.



Bange
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Mensagem por Bange »

Então ele parado a temperatura não chega a 98°C e nem liga o segundo estágio, certo?



Phjoker
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Mensagem por Phjoker »

correto.



Bange
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Mensagem por Bange »

Então meu caro...pressão só existe em duas situações:
1 - temperatura alta
2 - fuga pelo cabeçote

Considerando seu relato de pressão no sistema, por sentimento e não por valores (a válvula do expansor segura até 1,4 Bar), sugiro vc confirmar essa pressão com manômetro, pois antes de 1,4Bar, não podem ocorrer vazamentos em conexões... isso pode ser braçadeira com pouco aperto ou irregularidade na superfície das conexões (lado mangueira ou do tubo).
Se ocorre acima desse valor, sua válvula da tampa não está funcionando... e por ela só pode sair ar, que é o alívio da pressão... mas não pode haver pressão por temperatura, já que ela está normal.
A conclusão lógica é de que esteja ocorrendo fuga pelo cabeçote (mesmo recém feito), podendo ser falta de aperto ou erro no faceamento/retífica da superfície.
Borbulhar é numa situação extrema de queima da junta... sua provável fuga de pressão pode ser mínima, de forma a não chegar a borbulhar, mas gerar pressão no sistema.



Phjoker
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Mensagem por Phjoker »

Entendi. Qual seria a forma de identificar essa fuga de pressão do cabeçote? O óleo ficaria normal ?



Bange
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Mensagem por Bange »

Problemas no cabeçote variam muito...
Há casos do líquido passar pra câmara - enferruja vela
Há casos do líquido passar pro óleo - chocolate
Há casos do óleo passar pro líquido
Há casos da pressão passar pro líquido...
Qualquer dos casos pode ser pego no teste de compressão dos cilindros, mas depende da intensidade da interação... coisas mínimas não são pegas.
Nesse caso só abrindo e levando pra retífica conferir... não só a planicidade, mas também eventuais trincas pouco perceptíveis aos olhos.



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