[DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 06:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Re: [DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Phjoker »

correto.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Então meu caro...pressão só existe em duas situações:
1 - temperatura alta
2 - fuga pelo cabeçote

Considerando seu relato de pressão no sistema, por sentimento e não por valores (a válvula do expansor segura até 1,4 Bar), sugiro vc confirmar essa pressão com manômetro, pois antes de 1,4Bar, não podem ocorrer vazamentos em conexões... isso pode ser braçadeira com pouco aperto ou irregularidade na superfície das conexões (lado mangueira ou do tubo).
Se ocorre acima desse valor, sua válvula da tampa não está funcionando... e por ela só pode sair ar, que é o alívio da pressão... mas não pode haver pressão por temperatura, já que ela está normal.
A conclusão lógica é de que esteja ocorrendo fuga pelo cabeçote (mesmo recém feito), podendo ser falta de aperto ou erro no faceamento/retífica da superfície.
Borbulhar é numa situação extrema de queima da junta... sua provável fuga de pressão pode ser mínima, de forma a não chegar a borbulhar, mas gerar pressão no sistema.
Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 06:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Phjoker »

Entendi. Qual seria a forma de identificar essa fuga de pressão do cabeçote? O óleo ficaria normal ?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Problemas no cabeçote variam muito...
Há casos do líquido passar pra câmara - enferruja vela
Há casos do líquido passar pro óleo - chocolate
Há casos do óleo passar pro líquido
Há casos da pressão passar pro líquido...
Qualquer dos casos pode ser pego no teste de compressão dos cilindros, mas depende da intensidade da interação... coisas mínimas não são pegas.
Nesse caso só abrindo e levando pra retífica conferir... não só a planicidade, mas também eventuais trincas pouco perceptíveis aos olhos.
Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 06:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Phjoker »

Mais isso afeta o desempenho do carro ou só é questão de completar líquido? Pq completei tem cerca de 1 mes.
Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 06:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Phjoker »

Digo, pode se agravar ?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Nem sempre é perceptível... depende da intensidade... mas o líquido do arrefecimento não é consumível, ou seja, em situação normal ele nunca baixa de nível... só por algum problema.
Não sofra por antecipação.... certifique-se das conexões sem vazamento, abaixo de 1,4 Bar... se tudo certo e vaza com pressão alta, aí não tem saída, é cabeçote.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Phjoker escreveu: Quarta-feira 11 2019f Setembro 2019 06:04:33 PM Digo, pode se agravar ?
Não tem como saber... só uma uma coisa é certa: regredir não vai.
Phjoker
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Segunda-feira 24 2018f Dezembro 2018 06:53:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Phjoker »

Bom dia a todos, 3 meses se passaram e continuo com o mesmo problema. O carro só vaza quando esfria, quente não vaza nada. Troquei o radiador, braçadeira das mangueiras por uma bem grossa, aí parou de vazar na mangueira e vaza pelo selo. Reparei que sem vaza pelo lugar "mais fácil." Mecânico nenhum sabe oq é, já me falaram pra colocar até veda radiador, mais creio que não seja um simples vazamento. Alguma coisa está causando ele.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pô, se vaza pelo selo, o que vc ainda procura?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”