[DÚVIDA] - Será que a Bobina está em curto?
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[DÚVIDA] - Será que a Bobina está em curto?
Olá galera,blzinha?
Só estou criando o tópico porque eu fui de carona em um existente,mas não acho que foi uma boa ideia,pois depois da minha pergunta o assunto anterior continuou fluindo então tenho a impressão que estava invadindo mesmo,vamos lá.
Meu corsinha não liga ja tem uma semana, da ultima vez ele ligou,entao eu desliguei e em seguida já nao ligou mais,to suspeitando da bobina por ter uma faisca amarelada,mas tenho duas duvidas
1 - Minha bobina é dessa aqui[urlhttp://images.quebarato.com.br/T440x/bobina+de+ignicao+corsa+1+0+1+4+efi+93+96+sao+paulo+sp+brasil__282B84_1.jpg] aqui[/url] e como percebem ela tem 4 pinos,mas o meu chicote que sai do modulo de potencia tem apenas duas conexões(uma 12+ da bateria e outra um sinal de pulsos da bobina),só que os outros 2 ficam livres sem plug algum,entao não sei se perdi(acho que nao) ou fica solta mesmo, alguem confirma pra mim? Corsa 95 1.0 EFI.
2- Para medir a resistencia da bobina eu preciso tanto no primario(onde a resistencia é menor) tanto quanto no secundário(resistencia maior).Não estou sabendo quais desses são do primario ou do secundario que ao meu entendimento um deveria estar isolado do outro,mas não,pois qualquer combinação que eu faça de 2 em 2 sempre tem continuidade,isso é normal ou to medindo errado?Não deveria estar isolado e portanto está em curto?
Desculpa tomar o tempo,mas só pra finalizar,estando em curto a faisca continua saindo,porém amarelada ou nem deveria sair faisca?
Brigadão e no aguardo,valeu
Só estou criando o tópico porque eu fui de carona em um existente,mas não acho que foi uma boa ideia,pois depois da minha pergunta o assunto anterior continuou fluindo então tenho a impressão que estava invadindo mesmo,vamos lá.
Meu corsinha não liga ja tem uma semana, da ultima vez ele ligou,entao eu desliguei e em seguida já nao ligou mais,to suspeitando da bobina por ter uma faisca amarelada,mas tenho duas duvidas
1 - Minha bobina é dessa aqui[urlhttp://images.quebarato.com.br/T440x/bobina+de+ignicao+corsa+1+0+1+4+efi+93+96+sao+paulo+sp+brasil__282B84_1.jpg] aqui[/url] e como percebem ela tem 4 pinos,mas o meu chicote que sai do modulo de potencia tem apenas duas conexões(uma 12+ da bateria e outra um sinal de pulsos da bobina),só que os outros 2 ficam livres sem plug algum,entao não sei se perdi(acho que nao) ou fica solta mesmo, alguem confirma pra mim? Corsa 95 1.0 EFI.
2- Para medir a resistencia da bobina eu preciso tanto no primario(onde a resistencia é menor) tanto quanto no secundário(resistencia maior).Não estou sabendo quais desses são do primario ou do secundario que ao meu entendimento um deveria estar isolado do outro,mas não,pois qualquer combinação que eu faça de 2 em 2 sempre tem continuidade,isso é normal ou to medindo errado?Não deveria estar isolado e portanto está em curto?
Desculpa tomar o tempo,mas só pra finalizar,estando em curto a faisca continua saindo,porém amarelada ou nem deveria sair faisca?
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Cara, se tem faísca deve ser outra coisa... era pra pelo menos pegar e ficar pipocando.
Eu apostaria em problema de alimentação...
Pode ser bomba de combustível, bico injetor... se você tiver uma noção de mecânica, tira a tampa da TBi, dá partida e veja se o bico tá pulverizando combustível. Se sim, ai sim provavelmente é problema elétrico.
Eu apostaria em problema de alimentação...
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Parte eletrica
Valeu galera pelas respostas,para voces se situarem melhor, deixa eu explicar o que eu ja fiz.
1 - Vi o sistema de combustivel e o bico ta pulverizando normalmente(abri o TBI)
2 - Ja verifiquei os sinais do chicote e está tudo como deveria estar(tenho o manual do multec 700 que é o sistema de injecao do meu corsa),ou seja, ta positivo onde deveria estar e negativo tambem.
3- Ja fiz o teste no sensor Hall e está ok tambem
4- tampa do distribuidor está inteirona,sem rachado nem nada, resistencia dos cabos de vela tudo certo.
5 - O motor esta girando o rotor,ou seja, motor de arranque tambem tudo certo.
6- o modulo de potencia(hei) esta funcionando tambem
Agora comeca a minha duvida com a bobina porque?
1- o positivo que vem da bateria e o negativo que vem do modulo de potencia alimentam o positivo e negativo da bateria,mas esse tal negativo só fica negativo mesmo quando a ignicao está ligada com motor parado,pois quando está desligado fica um fio nem positivo e nem negativo.Entao quando se dá a partida esse mesmo fio fica pulsando para alimentar a bobina.O problema é...se o chicote nao está conectado na bobina e tento dar a partida o negativo fica piscando entre negativo e neutro(sem sinal) como deveria,mas quando eu coloco o chicote, e ligo a ignicao sem dar a partida o positivo da bobina esta positivo e o negativo tambem,ou seja, nao tem negativo, sao dois positivos e tenho quase certeza que isso nao é normal,no manual diz que quando se dá a partida ele deve piscar entre negativo e neutro e nao entre positivo e negativo.
Enfim, acho que o negativo da bobina esta em curto com o positivo,será possivel isso e ainda assim soltar faisca?
1 - Vi o sistema de combustivel e o bico ta pulverizando normalmente(abri o TBI)
2 - Ja verifiquei os sinais do chicote e está tudo como deveria estar(tenho o manual do multec 700 que é o sistema de injecao do meu corsa),ou seja, ta positivo onde deveria estar e negativo tambem.
3- Ja fiz o teste no sensor Hall e está ok tambem
4- tampa do distribuidor está inteirona,sem rachado nem nada, resistencia dos cabos de vela tudo certo.
5 - O motor esta girando o rotor,ou seja, motor de arranque tambem tudo certo.
6- o modulo de potencia(hei) esta funcionando tambem
Agora comeca a minha duvida com a bobina porque?
1- o positivo que vem da bateria e o negativo que vem do modulo de potencia alimentam o positivo e negativo da bateria,mas esse tal negativo só fica negativo mesmo quando a ignicao está ligada com motor parado,pois quando está desligado fica um fio nem positivo e nem negativo.Entao quando se dá a partida esse mesmo fio fica pulsando para alimentar a bobina.O problema é...se o chicote nao está conectado na bobina e tento dar a partida o negativo fica piscando entre negativo e neutro(sem sinal) como deveria,mas quando eu coloco o chicote, e ligo a ignicao sem dar a partida o positivo da bobina esta positivo e o negativo tambem,ou seja, nao tem negativo, sao dois positivos e tenho quase certeza que isso nao é normal,no manual diz que quando se dá a partida ele deve piscar entre negativo e neutro e nao entre positivo e negativo.
Enfim, acho que o negativo da bobina esta em curto com o positivo,será possivel isso e ainda assim soltar faisca?
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cara vc tem q entender q a bobina é um conjunto de no minimo 2 enrolamentos continuos, entao se entra + de uma lado vai sair do outro, o detalhe é q na hora de funcionar nao rola nem tensao continua na bobina, tensao continua em bobina, transformador, essas coisas, da uma mercadoria...por isso o negativo q vem do modulo fica pulsante, o positivo esta sempre la, mas o negativo vem do modulo em pulso muito rapido pra ser testado com multimetro
cada rotacao pelo menos 2 pulsos
em 1000rpms vc tem pelo menos 500pulsos/minuto pra ver o quao rapido realmente é o q to falando...
testa a continuidade do primerio dessa bobina, mesmo eu nao tendo entendido pq de 4 pinos nela...mas onde liga o chicote é o primario....


testa a continuidade do primerio dessa bobina, mesmo eu nao tendo entendido pq de 4 pinos nela...mas onde liga o chicote é o primario....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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SemControle...colocação perfeita a sua,me esclareceu algumas coisas e outras ainda na duvida.
[quote] 2 enrolamentos continuos[/quote]
Aqui voce fala do primario e secundario,eles não funcionam por indulção? Essa é minha duvida porque no meu entendimento os enrolamentos são isolados entre si, nesse site na imagem de baixo mostra bem isso
http://www.fazerfacil.com.br/carros/bobina.htm
Então como o primario é um enrolamento continuo,quando a tensão positiva entra na bobina por um lado do enrolamento primario,consequentemente todo o enrolamento primario está positivo e portanto até o pulso negativo chegar ele sempre esta positivo,pois este é constante e vem da bateria,
o que equivale dizer que em funcionamento ele pisca em positivo/negativo certo?
Porque se esse pensamento está correto, porque o manual da injeção diz que ele deve piscar apenas em verde?Será que eles erraram na digitação?
[quote]esta a continuidade do primerio dessa bobina, mesmo eu nao tendo entendido pq de 4 pinos nela...mas onde liga o chicote é o primario....[/quote]
Aqui o primario é medir resistencia entre positivo e negativo então? e o secundario seria a saida da bobina com qualquer um dos dois(positivo/negativo).
Valeu brother pelas respostas, não pense que sou preguiçoso nao rsrs.Fui em dois mecanicos e pelo incrivel que pareça eles não medem resistencia e nem sabiam de primario e secundario, teste pra eles só colocando a bobina no carro pra ver se sai faisca, caso nao saia é só trocar,nem o trabalho de puxar um positivo da bateria e um puxadinho do negativo pra testar,inclusive disse que teria que ser o mesmo corsa....desanimei.
Aqui a pratica é a partir da teoria e nao ao contrario,valeu mesmo.
[quote] 2 enrolamentos continuos[/quote]
Aqui voce fala do primario e secundario,eles não funcionam por indulção? Essa é minha duvida porque no meu entendimento os enrolamentos são isolados entre si, nesse site na imagem de baixo mostra bem isso
http://www.fazerfacil.com.br/carros/bobina.htm
Então como o primario é um enrolamento continuo,quando a tensão positiva entra na bobina por um lado do enrolamento primario,consequentemente todo o enrolamento primario está positivo e portanto até o pulso negativo chegar ele sempre esta positivo,pois este é constante e vem da bateria,
o que equivale dizer que em funcionamento ele pisca em positivo/negativo certo?
Porque se esse pensamento está correto, porque o manual da injeção diz que ele deve piscar apenas em verde?Será que eles erraram na digitação?
[quote]esta a continuidade do primerio dessa bobina, mesmo eu nao tendo entendido pq de 4 pinos nela...mas onde liga o chicote é o primario....[/quote]
Aqui o primario é medir resistencia entre positivo e negativo então? e o secundario seria a saida da bobina com qualquer um dos dois(positivo/negativo).
Valeu brother pelas respostas, não pense que sou preguiçoso nao rsrs.Fui em dois mecanicos e pelo incrivel que pareça eles não medem resistencia e nem sabiam de primario e secundario, teste pra eles só colocando a bobina no carro pra ver se sai faisca, caso nao saia é só trocar,nem o trabalho de puxar um positivo da bateria e um puxadinho do negativo pra testar,inclusive disse que teria que ser o mesmo corsa....desanimei.
Aqui a pratica é a partir da teoria e nao ao contrario,valeu mesmo.
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sim, um enrolamento é isolado do outro, passando energia por inducao sim....mesmo principio de transformadores q existem em fontes de alguns aparelhos, na verdade a bobina é identica, porem, ao contrario, transformador de eletronicos geralmente abaixa a tensao alternada da rede, no carro essa "alternada" é amplificada em geral pra casa de 27K volts...
eu nao sei a cor e onde deveria piscar, acredito q pode mudar de aparelho usado, mas justamente os pulsos vindos do modulo, simulam tensao alternada......o positivo esta sempre presente, o negativo é o pulsante....a tensao residencia de 127V tem uma solenoide de 60hz, se no carro acontecem os 500pulsos/min em lenta chega a 500Hz em aproximadamente 12V
por isso é um tanto complicado medicoes nesse sentido....
o secundario seria a saida da bobina, e imagino eu q a outra"perninha" do enrolamento seja a carroceria, o negativo, mas como isso, eu nao tenho ideia...como se a perninha do enrolamento ficasse aterrada...tanto q qq aproximacao do cabo da bobina da lata, ja pode soltar faiscas, como fizeram nos testes ai...
o Alcineu ja postou algumas vezes como medir a resistencia dos enrolamentos de uma bobina de MPFI, do EFI nao sei como deve ser feito esse teste de continuidade do secundario...
eu nao sei a cor e onde deveria piscar, acredito q pode mudar de aparelho usado, mas justamente os pulsos vindos do modulo, simulam tensao alternada......o positivo esta sempre presente, o negativo é o pulsante....a tensao residencia de 127V tem uma solenoide de 60hz, se no carro acontecem os 500pulsos/min em lenta chega a 500Hz em aproximadamente 12V

o secundario seria a saida da bobina, e imagino eu q a outra"perninha" do enrolamento seja a carroceria, o negativo, mas como isso, eu nao tenho ideia...como se a perninha do enrolamento ficasse aterrada...tanto q qq aproximacao do cabo da bobina da lata, ja pode soltar faiscas, como fizeram nos testes ai...
o Alcineu ja postou algumas vezes como medir a resistencia dos enrolamentos de uma bobina de MPFI, do EFI nao sei como deve ser feito esse teste de continuidade do secundario...
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Bom, por fim, comprei a bobina,troquei o cabo de vela e ajustei a distancia dos eletrodos e voltou a funcionar,acabei voltando com a bobina antiga porque a resistencia dos enrolamentos estavam bem abaixo da especificacao(bobina paralela),agora apesar de ligado o problema eh outro,o carro quase nao anda no reto de tao fraco que esta, ja mexi no ponto e melhorou um pouco,mas nada muito significativo,pode fechar este topico,vou atras das outras solucoes,valeu galera.
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a gente sempre deixa aberto....
tem muita coisa a ser vista, pelo menos ja ta segurando ligado....
questao de bobina paralela nao é muito recomendada nao....as experiencias nao sao tao positivas
mas pelo menos vc tem 2 bobinas agora q pode fazer o teste
tem muita coisa a ser vista, pelo menos ja ta segurando ligado....
questao de bobina paralela nao é muito recomendada nao....as experiencias nao sao tao positivas
mas pelo menos vc tem 2 bobinas agora q pode fazer o teste
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[DÚVIDA] - Bobina as vezes parece está com baixa tensão
Bom dia pessoal.
Como eu ja não sei mais o que fazer, quero ter uma ideia de vocês...e o seguinte minha bobina está apresentando oscilação da corrente, por que as vezes quando do uma pisada ele segura o carro e depois vai e pipoca um pouco como se um cilindro estivesse falhando. Mas tem momentos que ele trabalha perfeitamente.
Anteriormente havia colocado uma bobina paralela e como não resolvel coloquei uma original, resolvel as falhas, mas ainda está com esse probleminha.
Mas e ai que ta a pegadinha, as vezes quando desligo o carro ele não liga de maneira nenhuma, até eu ir no chicote central do motor e dar uma mexida nos fios, ai ele pega...provas de um mal contato ou possivel curto; e a luz da ignição acende, mas quando desligo e ligo de novo a luz apaga. Sendo assim quero saber duas coisas como testar o chicote da bobina e como identificar esse fio quebrado?
Dados do carro:
Pick-up Corsa 96 MPFI

Como eu ja não sei mais o que fazer, quero ter uma ideia de vocês...e o seguinte minha bobina está apresentando oscilação da corrente, por que as vezes quando do uma pisada ele segura o carro e depois vai e pipoca um pouco como se um cilindro estivesse falhando. Mas tem momentos que ele trabalha perfeitamente.
Anteriormente havia colocado uma bobina paralela e como não resolvel coloquei uma original, resolvel as falhas, mas ainda está com esse probleminha.
Mas e ai que ta a pegadinha, as vezes quando desligo o carro ele não liga de maneira nenhuma, até eu ir no chicote central do motor e dar uma mexida nos fios, ai ele pega...provas de um mal contato ou possivel curto; e a luz da ignição acende, mas quando desligo e ligo de novo a luz apaga. Sendo assim quero saber duas coisas como testar o chicote da bobina e como identificar esse fio quebrado?
Dados do carro:
Pick-up Corsa 96 MPFI

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