Troca da junta da tampa da carcaça do comando de válvulas

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
luciano.well
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 09 2011f Fevereiro 2011 11:51:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Troca da junta da tampa da carcaça do comando de válvulas

Mensagem por luciano.well »

.

Fala gALLera!!!

Tranqs?! Há tempos venho enrrolando para trocar a junta da tampa da carcaça da árvore de comando de válvulas do meu Corsa 1.4 Econoflex 2010/2011, que com pouco mais de 18 mil quilômetros rodados, já apresenta um considerável vazamento de óleo, problema esse considerado crônico em toda a linha GM.

À vista disso, já de posse da nova junta comprada na concessionária Jorlan aqui de minha cidade ao preço de R$ 28,00, como tb, de todas as ferramentas necessárias ao serviço e sob a orientação do manual de reparações do Corsa disponibilizado pela GM no endereço http://www.reparadorchevrolet.com.br/, tirei o sábado para efetuar a troca da junta de forma simples, rápida, e o que é mais importante, da forma correta, com o capricho que provavelmente nenhum mecânico, por melhor que fosse, faria.

Como os passos por mim seguidos podem ser úteis a quem no futuro resolva trocar essa junta por conta própria, decidi abrir esse tópico e fazer um resumão. Se precisarem de alguma informação adicional, basta me perguntar. Abraços a todos!

FERRAMENTAS E MATERIAIS UTILIZADOS
Jogo de soquetes com catraca de 1/2” Tramontina Pro
Jogo de soquetes torx de 1/2" Stanley
Torquímetro Flex-O-Click L120 Gedore
Alicate de pressão de 10” Tramontina Pro
Chave de fenda longa
Desengraxante
Escova dental
Cotonetes
Panos de algodão (já bem usados, para não soltar fiapos)
Água quente

1º Passo
O veículo deve estar frio. Preferencialmente, realize tal procedimento no dia em que o veículo ainda não tenha entrado em funcionamento. Comece por efetuar a limpeza da tampa de válvulas utilizando uma escova dental, desengraxante e água quente. Após a limpeza, seque tudo com um pano de algodão. Lembre-se que qualquer contaminante que venha a entrar no comando de válvulas durante o serviço pode causar uma verdadeira catástrofe.

2º Passo
Remover a as braçadeiras do duto de ar com uma chave de fenda (setas AMARELAS). Em seguida, remover a braçadeira da primeira mangueira com um alicate de pressão e retirá-la do suporte plástico (setas VERMELHAS) e desconectar a segunda mangueira puxando-a manualmente (seta VERDE). Para remover o ressonador, puxe-o verticalmente para cima com as duas mãos (seta AZUL).

3º Passo

Retire os cabos de vela dos suportes e desaperte os parafusos da tampa da carcaça do comando de válvulas com a chave catraca utilizando um soquete torx T30. Mas, atenção: comece o desaperto dos parafusos pelas EXTREMIDADES e termine pelo CENTRO, sempre de forma CRUZADA.

4º Passo

Após a retirada da tampa da carcaça do comando de válvulas, limpe as bordas da carcaça com um pano de algodão e cubra-o para evitar a entrada de contaminantes. Faça o mesmo com o corpo de borboletas para evitar a entrada de corpos estranhos.

5º Passo

Retire a junta velha da tampa e limpe as bordas utilizando um pano de algodão e diversos cotonetes. Após a limpeza, instale a junta nova observando o pequeno dente de sincronismo (seta ROSA).

6º Passo

Encaixe a tampa com a nova junta na carcaça do comando de válvula posicionando-a através da colocação de todos os parafusos, mas apenas encostando-os na tampa, sem apertá-los. Cada parafuso deverá receber um torque de 9 Nm com o uso de um torquímetro de qualidade. Mas atenção: os parafusos deverão ser apertados do CENTRO para as EXTREMIDADES, sempre de forma CRUZADA.

7º Passo

Agora e só encaixar o duto de ar e as demais mangueira e curtir o seu Corsinha sem vazamentos na tampa da carcaça do comando de válvulas!



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

.


Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

Interessante o trampo.
Quero saber como limpar este filtro do suspiro de óleo.
Será que jogando somente o CAR80 resolve? E retirando a mangueira para a limpeza tb?


Avatar do usuário
luciano.well
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 09 2011f Fevereiro 2011 11:51:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano.well »

Cleider escreveu:Interessante o trampo.
Quero saber como limpar este filtro do suspiro de óleo.
Será que jogando somente o CAR80 resolve? E retirando a mangueira para a limpeza tb?

Fala Cleider! Tudo tranqs?

Cara... Existe um outro tópico aqui no fórum ensinando a limpar o filtro da ventilação positiva do cárter, chamado de antichamas, e que fica na tampa da carcaça do comando de válvulas.

Contudo, ao contrário do que ocorre na tampa do Corsa B, em que o conjunto do filtro é aparafusado, no Corsa C não encontrei nenhum parafuso para retirá-lo, e assim, acabei não forçando a sua retirada por receio de quebrá-lo.

Preferi apenas soprar as mangueiras para verificar se havia alguma obsrução. Como estava tudo ok, deixei do jeito que estava.

Quanto ao Car 80, <<< NEM PENSE >>> em pulverizá-lo nas mangueiras com a tampa de válvulas montada, já que vc vai contaminar todo o óleo do seu carro.

O correto é retirar a tampa de válvulas, desmontar todo o conjunto de filtro do antichamas juntamente com as mangueiras e limpar tudo fora do motor, seja com o Car 80 ou, como eu prefiro e considero o correto, com um bom desengraxante alcalino, o qual vc encontra em qualquer loja que venda materiais de limpeza.

Abraços e espero ter ajudado!

.


Heliin
:: Joy ::
Mensagens: 2746
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Janeiro 2011 05:20:09 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »

Ótimas dicas, serve pra muitos que tem duvidas.

E parabéns pelo Corsa, está muito bonito, acho que ele merece conhecer a galera do CC-MG participando em um encontro rsrs

Abraços


Avatar do usuário
luciano.well
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 09 2011f Fevereiro 2011 11:51:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano.well »

Heliin escreveu:Ótimas dicas, serve pra muitos que tem duvidas.

E parabéns pelo Corsa, está muito bonito, acho que ele merece conhecer a galera do CC-MG participando em um encontro rsrs

Abraços

Valeu Helin! Pois é... Faz tempo que quero participar dos encontros e das oficinas, mas sempre enrrolo, enrrolo, e nunca vou. Mas pode deixar que uma hora dá certo! Abração!

.


Rafael Arcanjo
:: SS ::
Mensagens: 5635
Registrado em: Segunda-feira 29 2010f Março 2010 04:49:33 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Rafael Arcanjo »

Belo tópico!

Estou movendo ele para a sessão de mecânica, pois assim organiza e facilita para possíveis pesquisas.

Abraços!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Luciano,

Me desculpe a pergunta, pois meu corsa tem o filtro que permite manutenção e só verifiquei que estava impregnado quando desmontei...

Esse teu modelo, que me parece ser o que não permite manutenção, tem como verificar se está ou não impregnado ? Tenho visto a turma mencionar que esse tipo se troca direto...pela foto e pela idade de seu carro e presumo que esteja limpo, mas suponha que vc. fizesse essa manutenção daqui a uns 5 anos...como concluir se deve ou não trocar?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bom senso por inspeção visual e verificando entupimento nas mangueiras.

Quando o topo da tampa está encrostado - cheio de uma sujeira grudada, indica que dentro dentro já está sujo também. Aliás, dentro suja primeiro.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pois é... se dentro suja primeiro, como verificar se a gente não vê?

No meu caso, provavelmente pelos idos de 17 anos, e mesmo comigo não ocorrendo borras, tava bem impregnado e não sei se sairia com algum produto, pois o material depositado em algumas lâminas endureceu a ponto de só sair mecanicamente e em escamas...

Como é na prática um filtro sem manutenção, o manual fala em troca aos "X" mil Km??


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O manual do Corsa C não especifica nada sobre isso.

Eu, chatão de tudo, o dia que começar a vazar aquela junta ali já vou trocar tudo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”