[DÚVIDA] - Problemas com embreagem e marcha
Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Caros amigos, tenho tido alguns sintomas de problemas que não sei se estão relacionados ou não, alguns apareceram após a troca do kit de embreagem, segue eles:
1. Trepidação ao sair em primeira marcha, isso já acontecia antes de trocar a embreagem e continuou depois da troca.
Após a troca da embreagem que fiz a 2 meses:
2.O ponto da embreagem que era no meio do curso do pedal passou a ficar bem em cima já no limite soltando o pedal. Tentei regular o cabo, aí o pedal desce mas o ponto de embreagem continua no limite do pedal. Isto é normal? Pode causar algum problema? Existe outra regulagem a fazer?
3. Quando piso na embreagem até o final escuto um estalo, isto para de acontecer após alguns km rodados ou algumas trocas de marchas... O que pode ser isso?
4. Estou trocando as marchas sem problemas mas ao deixar o corsa estacionado em uma descida, passo a ré para usasr a tranca e por 2 vezes ao tirar a ré ela ficou muito dura precisando fazer bastante força para soltar. Isto seria trambulador ou caixa? Ou outra coisa?
Um abraço para todos do clube!!
Claudio
1. Trepidação ao sair em primeira marcha, isso já acontecia antes de trocar a embreagem e continuou depois da troca.
Após a troca da embreagem que fiz a 2 meses:
2.O ponto da embreagem que era no meio do curso do pedal passou a ficar bem em cima já no limite soltando o pedal. Tentei regular o cabo, aí o pedal desce mas o ponto de embreagem continua no limite do pedal. Isto é normal? Pode causar algum problema? Existe outra regulagem a fazer?
3. Quando piso na embreagem até o final escuto um estalo, isto para de acontecer após alguns km rodados ou algumas trocas de marchas... O que pode ser isso?
4. Estou trocando as marchas sem problemas mas ao deixar o corsa estacionado em uma descida, passo a ré para usasr a tranca e por 2 vezes ao tirar a ré ela ficou muito dura precisando fazer bastante força para soltar. Isto seria trambulador ou caixa? Ou outra coisa?
Um abraço para todos do clube!!
Claudio
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
claudio123,
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito?
2- O ponto alto segundo sua descrição é o modo correto. Estava baixo antes porque estava gasto, na verdade quanto mais alto melhor para o conjunto e durabilidade do sistema já que no fim das contas a embreagem vai passar menos tempo patinando no acionamento do pedal.
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo.
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito?
2- O ponto alto segundo sua descrição é o modo correto. Estava baixo antes porque estava gasto, na verdade quanto mais alto melhor para o conjunto e durabilidade do sistema já que no fim das contas a embreagem vai passar menos tempo patinando no acionamento do pedal.
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo.
-
- :: Sport ::
- Contato:
Awaked, acho que você se enganou. quanto mais alto a embreagem, mais gasta! O mecânico pode ter deixado a regulagem muito alta.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
-
verdade, qnd é nova geralmente o acionamento é la embaixo, solta so um pouco o carro ja ta andando...
a trepidacao pode ser irregularidade no volante do motor, ou problema com o plato
a trepidacao pode ser irregularidade no volante do motor, ou problema com o plato
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
Pois é, há um problema de conceito aqui (meu talvez). Nos carros 0 km que tive a embreagem já funcionava pisando poucos centímetros. O meu Corsa é assim, posso trocar de marcha pisando poucos centímetros sem arranhar ou qualquer coisa do tipo. Conforme gasta vai afundando. Por isso seria embreagem "alta" no meu ponto de vista.Farleytufao escreveu:Awaked, acho que você se enganou. quanto mais alto a embreagem, mais gasta! O mecânico pode ter deixado a regulagem muito alta.
Esse alto e baixo que você se refere acredito que seja de fato a regulagem do cabo numa embreagem comum (não hidráulica). Aí sim. Conforme a regulagem do cabo até dá pra trabalhar um pouco o curso se acionamento.
Editado pela última vez por awaked em Sexta-feira 15 2013f Março 2013 05:52:27 PM, em um total de 2 vezes.
-
Eu acho confuso demais isso. Acho que esse assunto até já debatemos.SemControle escreveu:verdade, qnd é nova geralmente o acionamento é la embaixo, solta so um pouco o carro ja ta andando...
Aí é que está, de vários carros 0 km que eu já tive (mais ainda incluindo carros do meu irmão e do meu pai), quando novos, pode soltar a embreagem mais da metade do curso até o carro movimentar. Marcas como VW, FIAT, GM e RENAULT. O meu Santana mesmo quando gasta precisava afundar o pé, com a embreagem nova ficou igual aos demais aqui de casa.
Eu acho que esse alto e baixo é no esquema do cabo mesmo. Embreagem hidráulica isso nem tem regulagem.
-
Um tópico ilustrado... http://www.corsaclub.com.br/viewtopic.php?t=84234
Talvez a questão seja a seguinte... conjecturando...
No cabo a embreagem tendia a ficar mais baixa (regulagem) pra não enforcar o platô.
Já na hidráulica pode ficar no limite superior (sem risco de enforcar) que não tem problema, o que justifica carros mais novos terem tantas "reclamações" de embreagem alta - vide google. O cara sai de um carro antigo com ela lá embaixo e pega um novo com ela lá em cima.
Sei lá também. kkk...
Talvez a questão seja a seguinte... conjecturando...
No cabo a embreagem tendia a ficar mais baixa (regulagem) pra não enforcar o platô.
Já na hidráulica pode ficar no limite superior (sem risco de enforcar) que não tem problema, o que justifica carros mais novos terem tantas "reclamações" de embreagem alta - vide google. O cara sai de um carro antigo com ela lá embaixo e pega um novo com ela lá em cima.
Sei lá também. kkk...
-
- :: Wind ::
Aweked, segue minhas considerações:
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito? Não sei informar, perdi o contato com o mecânico, há algum meio de verificar isso?
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou. É normal desregular? Lembro que foi regulado.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo. Como posso regular este cabo? Tem algum passo a passo?
Acho então que devo em primeiro lugar, tentar regular o cabo novamente, mas estou preocupado mais com a ré travando, espero que não seja nada grave.
Agradeço a todos e se tiverem mais alguma opinião podem mandar.
Claudio
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito? Não sei informar, perdi o contato com o mecânico, há algum meio de verificar isso?
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou. É normal desregular? Lembro que foi regulado.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo. Como posso regular este cabo? Tem algum passo a passo?
Acho então que devo em primeiro lugar, tentar regular o cabo novamente, mas estou preocupado mais com a ré travando, espero que não seja nada grave.
Agradeço a todos e se tiverem mais alguma opinião podem mandar.
Claudio
-
Só tirando a embreagem pra ver se o volante sofreu um passe, e teria que ser na hora do serviço, agora já era. Se tiver nota fiscal deveria estar discriminado lá.
Não tente regular o cabo, deixa assim e leve pra outro mecânico, o problema não é só do cabo mesmo (se ele estiver desregulado). Peça que ele regule o trambulador e verifique o acionamento da alavanca ali na borboleta.
Não tente regular o cabo, deixa assim e leve pra outro mecânico, o problema não é só do cabo mesmo (se ele estiver desregulado). Peça que ele regule o trambulador e verifique o acionamento da alavanca ali na borboleta.
-
- :: Sport ::
- Contato:
Awaked. Acionamento hidráulico realmente não tem regulagem, na verdade, ele se auto regula passando mais fluido para o sistema e retornando para o reservatório.
Quanto ao cabo, basta lembrar que a embreagem quando acionada, ela desliga o motor da caixa, e quando soltamos, ela volta a fazer a ligação. Logo, se a embreagem está baixa, ao soltar o pé da embreagem, o disco toca no volante do motor antes, e quando está alto, ele toca depois. Com o tempo, a medida que o disco vai gastando, a embreagem vai ficando mais alta! Alta no sentido de soltar o pé e o carro movimentar.
Quanto ao problema, esta trepidação pode sim ser problema com o disco por não ter feito o passo no volante do motor, mas assim como as pastilhas de freio, eles demoram um pouco para "ajustar" corretamente de acordo com o desgaste.
Quanto ao cabo, basta lembrar que a embreagem quando acionada, ela desliga o motor da caixa, e quando soltamos, ela volta a fazer a ligação. Logo, se a embreagem está baixa, ao soltar o pé da embreagem, o disco toca no volante do motor antes, e quando está alto, ele toca depois. Com o tempo, a medida que o disco vai gastando, a embreagem vai ficando mais alta! Alta no sentido de soltar o pé e o carro movimentar.
Quanto ao problema, esta trepidação pode sim ser problema com o disco por não ter feito o passo no volante do motor, mas assim como as pastilhas de freio, eles demoram um pouco para "ajustar" corretamente de acordo com o desgaste.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
-