Caros amigos, tenho tido alguns sintomas de problemas que não sei se estão relacionados ou não, alguns apareceram após a troca do kit de embreagem, segue eles:
1. Trepidação ao sair em primeira marcha, isso já acontecia antes de trocar a embreagem e continuou depois da troca.
Após a troca da embreagem que fiz a 2 meses:
2.O ponto da embreagem que era no meio do curso do pedal passou a ficar bem em cima já no limite soltando o pedal. Tentei regular o cabo, aí o pedal desce mas o ponto de embreagem continua no limite do pedal. Isto é normal? Pode causar algum problema? Existe outra regulagem a fazer?
3. Quando piso na embreagem até o final escuto um estalo, isto para de acontecer após alguns km rodados ou algumas trocas de marchas... O que pode ser isso?
4. Estou trocando as marchas sem problemas mas ao deixar o corsa estacionado em uma descida, passo a ré para usasr a tranca e por 2 vezes ao tirar a ré ela ficou muito dura precisando fazer bastante força para soltar. Isto seria trambulador ou caixa? Ou outra coisa?
Um abraço para todos do clube!!
Claudio
[DÚVIDA] - Problemas com embreagem e marcha
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claudio123,
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito?
2- O ponto alto segundo sua descrição é o modo correto. Estava baixo antes porque estava gasto, na verdade quanto mais alto melhor para o conjunto e durabilidade do sistema já que no fim das contas a embreagem vai passar menos tempo patinando no acionamento do pedal.
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo.
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito?
2- O ponto alto segundo sua descrição é o modo correto. Estava baixo antes porque estava gasto, na verdade quanto mais alto melhor para o conjunto e durabilidade do sistema já que no fim das contas a embreagem vai passar menos tempo patinando no acionamento do pedal.
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo.
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Awaked, acho que você se enganou. quanto mais alto a embreagem, mais gasta! O mecânico pode ter deixado a regulagem muito alta.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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verdade, qnd é nova geralmente o acionamento é la embaixo, solta so um pouco o carro ja ta andando...
a trepidacao pode ser irregularidade no volante do motor, ou problema com o plato
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Pois é, há um problema de conceito aqui (meu talvez). Nos carros 0 km que tive a embreagem já funcionava pisando poucos centímetros. O meu Corsa é assim, posso trocar de marcha pisando poucos centímetros sem arranhar ou qualquer coisa do tipo. Conforme gasta vai afundando. Por isso seria embreagem "alta" no meu ponto de vista.Farleytufao escreveu:Awaked, acho que você se enganou. quanto mais alto a embreagem, mais gasta! O mecânico pode ter deixado a regulagem muito alta.
Esse alto e baixo que você se refere acredito que seja de fato a regulagem do cabo numa embreagem comum (não hidráulica). Aí sim. Conforme a regulagem do cabo até dá pra trabalhar um pouco o curso se acionamento.
Editado pela última vez por awaked em Sexta-feira 15 2013f Março 2013 05:52:27 PM, em um total de 2 vezes.
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Eu acho confuso demais isso. Acho que esse assunto até já debatemos.SemControle escreveu:verdade, qnd é nova geralmente o acionamento é la embaixo, solta so um pouco o carro ja ta andando...
a trepidacao pode ser irregularidade no volante do motor, ou problema com o plato
Aí é que está, de vários carros 0 km que eu já tive (mais ainda incluindo carros do meu irmão e do meu pai), quando novos, pode soltar a embreagem mais da metade do curso até o carro movimentar. Marcas como VW, FIAT, GM e RENAULT. O meu Santana mesmo quando gasta precisava afundar o pé, com a embreagem nova ficou igual aos demais aqui de casa.
Eu acho que esse alto e baixo é no esquema do cabo mesmo. Embreagem hidráulica isso nem tem regulagem.
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Um tópico ilustrado... http://www.corsaclub.com.br/viewtopic.php?t=84234
Talvez a questão seja a seguinte... conjecturando...
No cabo a embreagem tendia a ficar mais baixa (regulagem) pra não enforcar o platô.
Já na hidráulica pode ficar no limite superior (sem risco de enforcar) que não tem problema, o que justifica carros mais novos terem tantas "reclamações" de embreagem alta - vide google. O cara sai de um carro antigo com ela lá embaixo e pega um novo com ela lá em cima.
Sei lá também. kkk...
Talvez a questão seja a seguinte... conjecturando...
No cabo a embreagem tendia a ficar mais baixa (regulagem) pra não enforcar o platô.
Já na hidráulica pode ficar no limite superior (sem risco de enforcar) que não tem problema, o que justifica carros mais novos terem tantas "reclamações" de embreagem alta - vide google. O cara sai de um carro antigo com ela lá embaixo e pega um novo com ela lá em cima.
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Aweked, segue minhas considerações:
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito? Não sei informar, perdi o contato com o mecânico, há algum meio de verificar isso?
2- O ponto alto segundo sua descrição é o modo correto. Estava baixo antes porque estava gasto, na verdade quanto mais alto melhor para o conjunto e durabilidade do sistema já que no fim das contas a embreagem vai passar menos tempo patinando no acionamento do pedal.
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou. É normal desregular? Lembro que foi regulado.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo. Como posso regular este cabo? Tem algum passo a passo?
Acho então que devo em primeiro lugar, tentar regular o cabo novamente, mas estou preocupado mais com a ré travando, espero que não seja nada grave.
Agradeço a todos e se tiverem mais alguma opinião podem mandar.
Claudio
1- A trepidação deve ser verificada, o correto na troca do kit seria dar um passe no volante do motor, sabe informar se isso foi feito? Não sei informar, perdi o contato com o mecânico, há algum meio de verificar isso?
2- O ponto alto segundo sua descrição é o modo correto. Estava baixo antes porque estava gasto, na verdade quanto mais alto melhor para o conjunto e durabilidade do sistema já que no fim das contas a embreagem vai passar menos tempo patinando no acionamento do pedal.
3- Pode ser o cabo que desregulou, a regulagem dele não afeta o acionamento da embreagem como imaginou. É normal desregular? Lembro que foi regulado.
4- Pode ser só trambulador ou mesmo só a embreagem sofrendo, também possivelmente pelo acerto errôneo no cabo. Como posso regular este cabo? Tem algum passo a passo?
Acho então que devo em primeiro lugar, tentar regular o cabo novamente, mas estou preocupado mais com a ré travando, espero que não seja nada grave.
Agradeço a todos e se tiverem mais alguma opinião podem mandar.
Claudio
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Só tirando a embreagem pra ver se o volante sofreu um passe, e teria que ser na hora do serviço, agora já era. Se tiver nota fiscal deveria estar discriminado lá.
Não tente regular o cabo, deixa assim e leve pra outro mecânico, o problema não é só do cabo mesmo (se ele estiver desregulado). Peça que ele regule o trambulador e verifique o acionamento da alavanca ali na borboleta.
Não tente regular o cabo, deixa assim e leve pra outro mecânico, o problema não é só do cabo mesmo (se ele estiver desregulado). Peça que ele regule o trambulador e verifique o acionamento da alavanca ali na borboleta.
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Awaked. Acionamento hidráulico realmente não tem regulagem, na verdade, ele se auto regula passando mais fluido para o sistema e retornando para o reservatório.
Quanto ao cabo, basta lembrar que a embreagem quando acionada, ela desliga o motor da caixa, e quando soltamos, ela volta a fazer a ligação. Logo, se a embreagem está baixa, ao soltar o pé da embreagem, o disco toca no volante do motor antes, e quando está alto, ele toca depois. Com o tempo, a medida que o disco vai gastando, a embreagem vai ficando mais alta! Alta no sentido de soltar o pé e o carro movimentar.
Quanto ao problema, esta trepidação pode sim ser problema com o disco por não ter feito o passo no volante do motor, mas assim como as pastilhas de freio, eles demoram um pouco para "ajustar" corretamente de acordo com o desgaste.
Quanto ao cabo, basta lembrar que a embreagem quando acionada, ela desliga o motor da caixa, e quando soltamos, ela volta a fazer a ligação. Logo, se a embreagem está baixa, ao soltar o pé da embreagem, o disco toca no volante do motor antes, e quando está alto, ele toca depois. Com o tempo, a medida que o disco vai gastando, a embreagem vai ficando mais alta! Alta no sentido de soltar o pé e o carro movimentar.
Quanto ao problema, esta trepidação pode sim ser problema com o disco por não ter feito o passo no volante do motor, mas assim como as pastilhas de freio, eles demoram um pouco para "ajustar" corretamente de acordo com o desgaste.
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