[DÚVIDA] - Onde trocar o fluido de freio em SP?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Dinhobrsp
:: Piquet ::
Mensagens: 228
Registrado em: Quarta-feira 12 2005f Janeiro 2005 05:18:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] - Onde trocar o fluido de freio em SP?

Mensagem por Dinhobrsp »

Amigos "corseiros", preciso substituir o fluido de freio do meu corsa ano 2009 por que já faz três anos e ainda esta com fluido de freio e para evitar problemas futuros como "fading" do freio prefiro realizar a troca antes de vencer. Por isso pergunto alguém sabe de uma oficina de preferência na zona Sul de SP que realiza a troca do fluido de freio para Dot-4 ou Dot-5 ? Tenho receito por que a embreagem utiliza o mesmo fluido e se não executar o trabalho direito posso ter problemas na embreagem.

grato pela ajuda.
Compre um CORSA e seja Feliz...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Dinhobrsp, pro corsa o correto é DOT 4. Use sem medo, não economize na marca porque é pouco e vale a pena.

Quanto a oficina é só você acompanhar o serviço. É bem tranquilo e não se incomode se usarem mais fluído do que o necessário, eu até gosto. Normalmente vão abastecendo de fluído e sangrando nas 4 rodas. Gosto que deixem sangrar um tempinho a mais pro fluído novo dar aquela limpada, alguns segundos a mais na verdade. Dá pra aproveitar e retirar o reservatório pra dar um talento nele e enxaguar a boia com fluído novo também.


fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

awaked, Aporveitando a duvida do amigo me esclarece uma outra aqui.
Troquei as pastilhas do meu esses dias, e acho que vou trocar o fluido logo, mandar dar um trato no sistema completo por se tratar de um valor baixo num sistema tão importante.
Seguinte, o sistema completo vai qto? Quase 1 litro?
Vou comprar o VARGAS dot4......sei que na Concessionária usam o ACDelco, mais o sistema tem várias peças vargas tb.
Q q se acha?

Abss


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pode ser sim, se bobear é a marca que a AC Delco embala, mas não sei se é de fato. Outros fabricantes usam. Inclusive não lembro de ter comprado fluído original, a oficina que eu gosto por aqui sempre aplica Varga, nunca tive problemas.

Pelo manual de reparação é 450 ml de DOT 4.


fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Blz, com relação aos ml, era isso que tinha em mente tb pq olhei no manual, porem o mecanico me disse que os 450ml vai praticamente no reservatório, e que no sistema todo depois de esgotado eu poderia comprar 2 frascos de 500 ml que usaria quase td.
Não é tao caro, vou comprar 1 litro mais vou pedir para ele fazer isso que vc disse ai da bóia, enxaguar com fluido novo e tal, fora o trato no reservatorio.

Valeu.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bom comprar 1L pq tem o q se perde na sangria......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1209
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Qual o original do carro?

Quanto ao DOT do fluido, cada sistema trabalha melhor com um. Fique atento ao que o manual diz!


fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Farleytufao, no meu manual fala DOT 4 mesmo, nao sei os demais anos e modelos.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

No Brasil todos os Corsas usam DOT 4, seja Corsa B ou Corsa C.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Uma dica para quando for substituir o fluído de freio é optar por oficinas q tenham a máquina de troca do fluído ao invés de fazer convencionalmente bombando o pedal, evitando bolhas no sistema, disperdício de fluído e o principal q é danos no componentes do sistema como gaxetas, êmbolo, molas do retorno, travas e retentores onde será criado uma condição irreal de uso desses componentes durante a troca do novo fluído.
Numa condição normal de funcionamento, o condutor, ao acionar o pedal de freio, provocará o seu deslocamento em um espaço controlado, ou seja, numa área limitada pelo próprio sistema. O avanço fica na casa dos 20 mm podendo variar para mais ou para menos.
Agora quando o serviço é feito na oficina ou em casa mesmo com ajuda de mais uma pessoa, o ajudante aciona o pedal com certa força, a pressão no sistema poderá atingir a casa dos 70 Bar, podendo danificar os componentes internos do cilindro mestre, pinças e cilindros de roda. Quando a outra pessoa abre o sangrador de roda (no momento exato), o êmbolo localizado dentro do cilindro mestre percorrerá todo o seu curso, ocasionando o atrito das gaxetas em local de diâmetro sensivelmente inferior (o qual nunca fora exigido). Em cilindros com vários anos de uso é comum o aparecimento de calosidades em seu interior, justamente entre o limite da área de uso "normal" e a área reserva. Caso a gaxeta "raspe" nesta calosidade, poderá rasgar e comprometer todo o conjunto.Já com o uso da máquina, a pressão não passa de 2 Bar, protegendo todo o conjunto.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”