CHIP É UMA FURRADA ???????????????????????????????????

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

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CHIP É ENGANAÇÃO ?

Esta enquete foi concluída em Sábado 26th 2005f Março 2005 12:08:04 PM

SIM
1
10%
NÃO
2
20%
SIM O CHIP É ENGANAÇÃO
2
20%
NÃO O CHIP NAO É ENGANAÇÃO
5
50%
 
Total de votos: 10

djtuner
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CHIP É UMA FURRADA ???????????????????????????????????

Mensagempor djtuner » Domingo 26th 2004f Dezembro 2004 12:08:04 PM

BOM É ISSO AI PESSOAL SO POSTEI AQUI POIS ACHEI ENTEREÇANTE POSTEN AVONTADE .




matéria é de autoria do Eng. Cezar Marques. Conforme leis pertinentes de propriedade intelectual e outras, essa matéria só pode ser transcrita integralmente e desde que claramente mencionada a autoria e a página www.cmracing.com.br . Ou, nas mesmas condições anteriores, com autorização por escrito com firma reconhecida do autor.

A comprovação do que nós já afirmávamos em 1996 :




Os testes abaixo foram publicados nas páginas 112, 113 e 114 da Revista HOT número 31 de setembro de 2004. Essa revista tem um Mazda RX-7 amarelo na capa. Os resultados desses testes, que apesar de sua importância não tiveram nenhuma chamada de capa, comprovam o que a CM Racing diz desde 1996:

CHIP, FILTRO DE AR, E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Esses testes foram feitos num Volkswagen Gol com motor 1.6 litros, com 8 válvulas, e injeção MI original do estudante de engenharia mecânica Danilo Hischler Scherer e medidos no dinamômetro Mustang da Funari Automotiva em São Paulo, que é “fabricante” de CHIPS de potência e vende equipamentos como filtros K&N de alta vazão, borboletas retrabalhadas, etc...

A matéria da revista HOT mencionada acima, que deveria ser fantástica e tirar todas as dúvidas dos leitores, não sabemos porque motivo está extremamente mal feita, confusa e mal escrita. E porque afirmamos isso? Porque sem uma planilha muito bem feita, muito conhecimento de mecânica, vasta experiência em preparação e uma calculadora, é muito difícil perceber a primeira vista quem dá o que em termos de HP e quais são os reais resultados do que foi medido. Por isso fizemos esse trabalho para você, leitor apaixonado por carro.

Ao acabar de ler nosso estudo ficará surpreso de como é fácil vender gato por lebre nesse Brasil onde ficou claro que querem mostrar que só se consegue ganhar dinheiro enganando os outros. Mas ao ler as explicações que demos poderá constatar que já foi enganado, ou evitará que você e seus amigos sejam enganados com a utilização dessas mágicas.
E ai vai fazer o que faz quando fica doente: procura um médico! Ou quando foi enganado e procura um advogado: vai procurar um engenheiro ou um bom técnico que seja realmente honesto e não diga: ouvimos falar que assim funciona! Dizem que fica perfeito! Deixa comigo...(essa é a pior delas)

Vai aprender a tomar cuidado com as mágicas que vendem por ai no papel: os famosos gráficos de potência no papel. Lembre-se que PAPEL ACEITA TUDO!!! Ainda mais quando quem faz os gráficos é um “mágico”.

Se você tem alguma dúvida de como testar seu carro para comprovar que foi enganado, veja nossa página onde ensinamos testes simples que você faz sozinho e em 30 segundos.

Falei até com Josias Silveira, editor da HOT, 58 de experiência no Brasil, que não conseguiu me ajudar para mostrar aos leitores a verdade sobre a preparação de motores no Brasil. Ele disse que os leitores só estão interessados em receitas...

Nos colocamos a disposição para enviar a todos a integra da matéria publicada na HOT via e-mail ou correios.

Também estamos a disposição para qualquer dúvida na interpretação correta dos números fornecidos. Podem nos contatar via e-mail, via fórum http://multifreios.com.br/phpbb// , pessoalmente ou lendo nossa página www.cmracing.com.br . Vamos as conclusões.

1) POTÊNCIA DO MOTOR ORIGINAL 1.6 LITROS DA VOLKSWAGEN.

A medição do motor 1.6 litros original da Volkswagen no dinamômetro da FUNARI:

88,5 HP nas 5250 RPM – 15,4 Kgfm de torque nas 2.750 RPM


2) POTÊNCIA COM CHIP E FILTRO K&N

O primeiro “veneno” foi a instalação de um filtro de ar de alta vazão K&N e um CHIP FUNARI adequado também para a “maior” vazão de ar conseguida com o uso do filtro de ar:

90,5 HP nas 5.250 RPM – 15,67 Kgfm de torque nas 2.750 RPM.

CONCLUSÕES: Como dizemos desde 1996, e todas as montadoras também, CHIP não dá um ÚNICO HP a mais em qualquer motor original! Excluem-se ai os motores que saem com potência propositalmente mais baixa, como o Marea com 127 HP para pagar menos IPI, Citroen C-3, e outros na nossa página.
Com os resultados da potência acima perguntamos: quem deu esses monstruosos 2 HP a mais foi o filtro de ar? Ou apenas um erro de medida por esse motor/óleo estar mais aquecido na segunda medição no dinamômetro e ai a potência normalmente sobe 2 HP? Lembre-se que esses 2 % (DOIS POR CENTO) a mais de potência são considerados desvios de medida, o que mostra qualquer aula de Física Experimental I.
Até uma simples ignição da CM Racing dá mais potência que filtro de ar K&N e CHIP, embora esses filtros e chips mágicos prometam INÚMEROS HP A MAIS. E me pergunto: onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 10 HP a mais? E as propagandas que tem até versão de CHIP de 25 HP a mais? Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? São os gráficos “pega otário”. Esse Brasil é muito estranho...
E o próprio autor Danilo conclui “o motor perdeu um pouco de sua linearidade, demonstrado pelos “buracos” no gráfico de torque, devido ao CHIP não original”.

3) POTÊNCIA COM CHIP, FILTRO K&N E CORPO DE BORBOLETA

O corpo da borboleta original do motor VW foi trocado por outro idêntico, porém retrabalhado para aumentar o diâmetro em 2 mm. Se essa borboleta tinha originalmente 48 mm (meça o “furo” da borboleta e não a parte mais larga antes dela), esses 2 milímetros a mais no diâmetro correspondem a um aumento de área de 8,5 %! Conforme apregoam as propagandas enganosas, deveria ser esperado um aumento de potência de 8,5 %! De acordo com a matéria foram mantidos para o teste de potência o CHIP FUNARI e o filtro de ar K&N de alta vazão, já que partem de 90,5 HP da medida feita no item 2:

87,6 HP nas 5.250 RPM – 15,7 Kgfm de torque nas 3.000 RPM

CONCLUSÕES: PERDA DE 2,9 HP! OU ROUBO DE 2,9 HP??? A potência caiu de 90,5 HP para 87,6 HP e esse super motor ficou com menos potência que o motor original de fábrica!!!
O torque máximo foi de 15,7 Kgfm nas 3.000 RPM. Essa maior rotação para a faixa de torque máximo faz com que o carro fique mais fraco para se dirigir em baixas rotações, e ai passa a gastar mais combustível. Como sempre afirmamos, ninguém consegue aumentar a potência de um perfeito motor original de fábrica com essas mágicas.

4) POTÊNCIA COM COMANDO DE VÁLVULAS

O comando de válvulas original do Volkswagen 1.6 litros foi trocado pelo do Pointer GTI a álcool, e sem CHIP específico para o comando.

96,1 HP nas 5.500 RPM – 14,5 Kgfm de torque nas 3.250 RPM

CONCLUSÕES: A troca do comando original de fábrica pelo do GTI á álcool deu os 7 HP a mais de potência que a VW ganhava num antigo motor carburado original APENAS com a troca do comando comum pelo famoso comando 049G (descrito em detalhes na página www.cmracing.com.br). Basta lembrar do velho Gol GTS com 99 HP...
Como demonstrado na página CM Racing, potência é RPM vezes TORQUE! Se você aumentou a RPM, e o torque se manteve ou caiu pouco como em qualquer motor, a potência aumenta! Isso é apenas matemática e não mágica!

5) POTÊNCIA COM COMANDO, CHIP E FILTRO K&N

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, o filtro de ar K&N de alta vazão e um CHIP FUNARI feito para o acerto perfeito desse conjunto:

101,3 HP nas 5.750 RPM – 15,1 Kgfm de torque nas 3.000 RPM

CONCLUSÕES: Uma visão mais desatenta dos números de potência, ou sem o devido rigor técnico, poderia levar a conclusão de que o CHIP e o filtro de ar K&N junto com o comando de válvulas deram alguns HP a mais do que só a potência conseguida com a utilização do comando de válvulas na medição feita no item 4.
Como demonstrado na página www.cmracing.com.br potência é RPM vezes TORQUE! E como a potência máxima subiu com a utilização desse conjunto “mágico” com CHIP e filtro K&N, mas a rotação onde essa potência foi obtida também subiu, temos que fazer os cálculos dessa diferença de potência versus rotação. E para isso, simploriamente falando, basta dividir 5.750 RPM (potência máxima obtida com esse novo conjunto) pelos 5.500 RPM (potência máxima obtida só com a utilização do comando de válvulas do GTI no teste no item 4). Essa divisão matemática dá exatamente 1,04545 (faça você a conta), que multiplicados pelos 96,1 HP obtidos na medição do item 4 dão exatos 100,5 HP.
Esse conjunto “mágico” do item 5 com CHIP, filtro K&N e comando deu apenas 101,3 HP. Como as contas acima mostraram, só o comando de válvulas nessas mesmas 5750 RPM deveriam dar 100,5 HP. Essa simples subtração dão EXATOS 0,8 HP A MAIS DO QUE UTILIZANDO SÓ O COMANDO DO GTI!!!! Ou seja, essas mágicas deram apenas 0,8 HP a mais.
Como temos certeza, pela nossa experiência em turbinar mais de 3.000 motores, que as injeções originais conseguem alimentar até uns 10 % a mais que a potência medida no nível do mar, e essa medição feita na FUNARI em São Paulo foi a mais de 900 metros de altura (a pressão atmosférica cai, o MAP detecta isso e faz as correções necessárias para alimentar corretamente o motor), podemos afirmar que esses 0,8 HP a mais não passam de um desvio, ou erro, de medida!!! Não estamos dizendo que o engano foi proposital, que a matéria foi mal escrita, etc, estamos afirmando que essas mágicas não dão um ÚNICO HP a mais...
Para quem não tem certeza da técnica explicada acima, OU DO QUE ESTAMOS AFIRMANDO DE NÃO GANHAR UM HP A MAIS COM MÁGICAS, basta nos convidar para medir, por exemplo, um VW TSI original, que não tinha limitador de RPM de fábrica, e vai comprovar que ele alimenta perfeitamente bem o motor até as 7500 RPM, OU MAIS!!! Temos em Porto Alegre um desses motores feito pela loja Tecnosound do Daniel (51) 3019.58.58. Se houver interesse podemos filmar o carro acelerando.
Potência infinitamente maior pode ser obtida exatamente como fizemos com um motor carburado 1.6 todo original usando o mini progressivo, apenas com taxa de compressão alta, comando VW 049G e a ignição CM Racing, onde tiramos 132,5 HP nas 7.000 RPM. Esse motor está detalhadamente descrito na página www.cmracing.com.br
E me pergunto: onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 10 HP a mais? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais? Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? Esse Brasil é muito estranho...


6) POTÊNCIA COM COMANDO E BORBOLETA RETRABALHADA

Utilizando o comando do GTI á álcool, borboleta retrabalhada e sem o CHIP FUNARI específico:

94,6 HP nas 5.500 RPM – 14,7 Kgfm de torque nas 3.250 RPM

CONCLUSÕES: a) Pela medição feita só com o comando de válvulas do GTI no item 4 acima sua potência era de 96,1 HP nas 5.500 RPM,
b) Pela medição feita no item 3 acima, o motor perdeu 2,9 HP de potência só com a utilização do corpo de borboletas,
c) Na medição de potência deste item a potência foi de 94,6 HP nas mesmas 5.500 RPM.
Ou seja, você perde 1,5 HP ao utilizar o comando junto com o corpo de borboletas. Como sempre afirmamos, ninguém consegue aumentar a potência de um perfeito motor original de fábrica com mágicas. Só existe uma conclusão óbvia: NUNCA RETRABALHE SEU CORPO DE BORBOLETAS!!!

7) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP, BORBOLETA RETRABALHADA

Utilizando o comando do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, corpo de borboleta retrabalhado e CHIP feito especialmente para esse conjunto:

104,7 HP nas 5.750 RPM – 15,4 Kgfm nas 3.250 RPM -

CONCLUSÕES: a) Como mostrado no item 4 acima onde somente foi utilizado o comando de válvulas do GTI á álcool, ganhamos uma boa potência mantendo tudo original no motor!
b) Como mostrado no item 5, fizemos os cálculos da maior potência conseguida apenas com o comando em rotação mais alta e obtivemos 100,5 HP!
c) E com essa configuração do item 7, onde gastamos horrores em equipamentos, perdemos a garantia se for um carro novo (lembre-se que a garantia hoje vai de 2 a 5 anos), mudamos todo o motor, passamos a gastar horrores de combustível, perdemos a dirigibilidade em baixas rotações, etc, e fizemos tudo isso para passar de 100,5 HP num motor todo original para 104,7 HP num motor todo futucado? UM GANHO DE APENAS 4,2 HP? Isso se não houve “nenhum” erro de medida, mesmo que seja acidental? Não estamos querendo afirmar que dinamômetros são programáveis, etc. Ou que na engenharia desprezamos, para efeito de cálculos, qualquer coisa menor que 5 %.
Onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 10 HP a mais? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais! Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? E os corpos de borboletas retrabalhados que prometem até “vida eterna”? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? Esse Brasil é muito estranho...
Só como informação, a ignição da CM Racing da bem mais potência que isso, você sente facilmente a diferença, e ainda torna o carro muito mais econômico.
Só podemos concluir: NUNCA USE CHIP, FILTRO K&N E BORBOLETA RETRABALHADA!!!

8 ) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP E ESCAPE ABERTO

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, escapamento todo feito e CHIP FUNARI preparado especificamente para o novo conjunto acima:

109,1 HP nas 6.000 RPM – 15,4 Kgfm de torque nas 4.750 RPM

CONCLUSÕES: Uma visão mais desatenta dos números de potência, ou sem o devido rigor técnico, novamente poderia levar a conclusão de que o CHIP especialmente feito para esse conjunto, e o filtro de ar K&N de alta vazão junto com o comando de válvulas, deram alguns HP a mais do que a potência conseguida só com a utilização do comando de válvulas na medição feita no item 4.
Como demonstrado na página www.cmracing.com.br potência é RPM vezes TORQUE! E como a potência máxima subiu com a utilização desse conjunto “mágico” com CHIP, filtro K&N, e agora ainda temos o escapamento aberto, mas a rotação onde essa potência foi obtida também subiu, temos que fazer os cálculos dessa diferença de potência. E para isso, simploriamente falando, basta dividir 6.000 RPM (potência máxima obtida com esse novo conjunto) pelos 5.500 RPM (potência máxima obtida só com a utilização do comando de válvulas do GTI no teste no item 4). Essa divisão matemática dá exatamente 1,0909 (faça você a conta), que multiplicados pelos 96,1 HP obtidos na medição do item 4 dão exatos 104,8 HP.
Qualquer um pode verificar nos testes publicados pelas montadoras (matérias antigas de quando fizeram os carros com catalisadores mostram isso claramente) que a simples retirada do catalisador dá uns 5 hp a mais, OU MAIS. Um bom sistema de escapamento dá uns 2 hp a mais, OU BEM MAIS.
Ou seja, um bom sistema de escape dá facilmente 7 HP a mais, OU BEM MAIS.
Se somarmos os 104,8 HP obtidos apenas com a utilização do comando original do GTI á álcool nas 6.000 RPM, mais os 7 HP com a melhora no sistema de escape (total 111,8 HP), chegamos novamente a conclusão de que SE VOCÊ NÃO QUER PERDER 111,8 HP MENOS 109,1 HP, ou seja, PERDER 2,7 HP, NUNCA, MAS NUNCA, USE CHIP E FILTRO K&N!!!
Onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 10 HP a mais? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais! Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? Esse Brasil é muito estranho...
E se mesmo assim você insistir em usar essas “mágicas” que roubam potência, como o torque máximo com essas mágicas é exatamente igual ao motor original 1.6 de fábrica, só que nas 4.750 RPM, seu motor vai ficar um bêbado em baixas rotações e na direção na cidade vai ficar um “morto”... O próprio autor da matéria afirma isso.

9) POTÊNCIA COM COMANDO, BORBOLETA RETRABALHADA E ESCAPE ABERTO

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, escapamento todo feito, borboleta retrabalhada e sem o CHIP específico para o novo conjunto acima, foram medidos:

106,1 HP nas 5.550 RPM – 15,2 Kgfm de torque nas 4.750 RPM -

CONCLUSÕES: Como mostrado antes no item 3, o corpo de borboletas rouba 2,9 HP do seu motor. Ou seja, de 109,1 HP conseguidos no item 8 com os mesmo itens dessa medição e mais o filtro K&N e o chip preparado, tirando os 2,9 HP roubados pelo corpo de borboletas retrabalhado fica mais que evidente que o CHIP e o filtro K&N não dão nenhum hp a mais, porque voltamos para 106,2 HP, a mesma potência conseguida sem filtro K&N e sem CHIP. Desculpem o erro: 0,1 HP de diferença.

E se mesmo assim você insistir em usar essas “mágicas” que roubam potência, como o torque máximo com essas mágicas é quase igual ao motor original 1.6 de fábrica, só que nas 4.750 RPM, seu motor vai ficar um bêbado em baixas rotações e na direção na cidade vai ficar um “morto”...


10) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP, CORPO DE BORBOLETAS RETRABALHADO E ESCAPAMENTO ABERTO

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, corpo de borboletas retrabalhado, escapamento todo retrabalhado, e CHIP preparado para esse conjunto:

108,3 HP nas 6.250 RPM – Não menciona o torque, mas foi obtido nas 4.750 RPM

CONCLUSÕES: Como várias vezes mostrado acima, pode colocar o filtro K&N que quiser, o CHIP que quiser, e o corpo de borboletas que quiser que não tira um ÚNICO HP a mais! E até perde muitos HP.
O próprio autor da matéria, Danilo, conclui que com essas modificações o motor fica menos elástico para uso urbano, que o escape esportivo traz certo incomodo em viagens longas, e que o consumo aumentou proporcionalmente...

A nossa conclusão é muito simples: se quer um motor muito econômico e com muita potência, faça o que está dito na nossa página: taxa e ignição CM Racing! E se quiser muito mais potência, até ganhar de turbos feitos com mágicas, instale um comando VW como o que foi usado nessa matéria, ou o velho VW 049G. Mas, por favor, instale com a polia original de fábrica...

Eng. Cezar Marques -


VENDO PICK UP CORSA PRETA COMPLETA DE FABRICA http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... d=27735393


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Mensagempor SemControle » Domingo 26th 2004f Dezembro 2004 01:04:16 PM

ah eu tinha postado isso uma vez....

algumas coisas tem certo sentido, mas sei la...
o q acho q o cara mete o pau em toda preparacao e a unica coisa q funciona mesmo seria a super ignicao potente dele....


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Mensagempor djtuner » Domingo 26th 2004f Dezembro 2004 01:12:05 PM

E AI CORSO SE VC PENSSAR DIREITO ELE TEM RAZAO POIS QUANTO MAIOR HA FAGULHA MAIOR A QUEIMA ,SE ESTIVER ERRADO ME CORRIJA


VENDO PICK UP CORSA PRETA COMPLETA DE FABRICA http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... d=27735393


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Mensagempor Blackout » Domingo 26th 2004f Dezembro 2004 07:43:48 PM

Modulo Msd, melhora a queima, e melhora o rendimento do carro, chip tb melhora o rendimento, mas eh pouco, se colocar mais ponto da um ganho no carro sim.


Corsa 1.? T ihaihaih
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.


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Mensagempor Lint » Domingo 26th 2004f Dezembro 2004 09:10:34 PM

a queima continua a mesma, pois quem determina isso eh o AFR (air/fuel ratio)
faisca demais aumenta consideravelmente o perigo de detonacao




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Mensagempor SemControle » Segunda-feira 27th 2004f Dezembro 2004 05:42:37 AM

é q a grande vantagem q o cara diz ter no super modulo de ignicao dele seria 0% de falhas.....

Lint o q vc achou do esquema q te enviei?


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Mensagempor JotaMarcelo » Segunda-feira 27th 2004f Dezembro 2004 07:55:54 AM

Eita, esse cara de novo, da MEG...

O super-ultra-hiper da preparação....

Remapeamento da Injeção Eletrônica ("Chip), se bem feito, fica bom sim e melhora sensivelmente as retomadas e acelerações...

JMarcelo


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bom

Mensagempor djtuner » Segunda-feira 27th 2004f Dezembro 2004 07:15:07 PM

bom coloquei esse topico dinovo por que um amigo ou futuro amigo aqui do forun teve problemas com o carro dele chipado , so por issi nao quero de maneira nenhuma ofender ou menospresar ninguem , bom so quuis dizer q ha materia é boa e com um bom modulo de igniçao ficaria melhor , bom nao postei isso aqui p descuçoes ou desentendimentos e sim p um melhor aproveitamento de todos aqui do forun as enformaçoes contidas nesse topico sao muito boas, É ISSO PEESOAL O POUCO Q EU TENHO DE CONHECIMENTO ,OUVI FALAR Q SÓ O CARRO TURBO DE FABRICA É QUE FICA REALMENTE BOM SE ESTIVER ERRADO ME CORRIJAO, POIS ADORO INFORMAÇOES ,PRINCIPALMENTE SE FOR SOBRE PREPARAÇAO. :twisted:


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Mensagempor SemControle » Segunda-feira 27th 2004f Dezembro 2004 07:23:15 PM

nao DJ ta certo vc questionar e tentar desvendar as duvidas aki....

o pessoal tem algo meio assim contra esses milagres da CM racing pq o cara la menospreza tudo q se pode dizer sobre preparacao, apenas os inventos dele sao o maximo da preparacao....

pelos relatos dele a ignicao dele chega a fazer um carro original render quase 100% a mais..hehehehe


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TRAMK

Mensagempor djtuner » Segunda-feira 27th 2004f Dezembro 2004 07:28:13 PM

BLZ SO NAO QUERO CONFUZAO HEHEHEHE ,QUERO ENFORMAÇAO HEHEHEH RISOS :lol: :D :o :twisted: :wink:


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