[DÚVIDA] - Amortecedor AC Delco original é a óleo ou gás?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Fred Figueiredo
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[DÚVIDA] - Amortecedor AC Delco original é a óleo ou gás?

Mensagem por Fred Figueiredo »

Fala galera CC

Pois é, consegui juntar uma graninha e estou dando uma renovada na suspensão do meu Corsinha :D , e vou trocar os 4 amortecedores + coxim, batente e etc..

Pesquisquei sobre as diferenças entre amortecedor a óleo e a gás, suas diferenças de comportamento, no qual o a gás prioriza o rigidez e um dirigir mais esportivo e o a óleo uma maciez, um dirigir mais confortável...

Depois de ver sobre essa diferença optei pelo conforto e maciez do amortecedor a óleo e como sou chato e procuro comprar sempre peças originais, fui na Accioly e peguei os AC Delco que descobri que nada mais é do que os tradicinais Cofap, porém reenvendido pela GM.

Minha dúvida é, o vendedor me informou que esses amortecedores são a gás, porém não vi nada que mencionasse tal informação, to achando mais que são a óleo...

Alguem ai tem essa informação se esses amortecedores originais AC Delco são a gás ou a óleo???
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Mensagem por awaked »

Depende.

De alguns anos pra cá a GM cita no próprio manual do carro que os amortecedores são pressurizados. Anteriormente não eram. Dá pra concluir que dependia do ano.

Porém, se o amortecedor tem a fabricação recente. Deve ser pressurizado (gás). A tendência é sempre simplificarem as coisas.

Liga na GM e pergunta pelo código.
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Valeuw Awaked, vou tirar essa dúvida msm com a GM.

Cara sobre essa diferenciação de comportamente do carro que utiliza amortecedor a gás ou a óleo, existe mesmo essa diferença de que o a gás é mais firme e prioriza uma tocada mais esportiva e o a óleo mais macio, priorizando o conforto??

Meu carro esta no meu mecânico fazendo a troca e te confesso que não vejo a hora de pegar ele e sentir a diferença, meu Corsinha ja estava com os amortecedores molengas, as vezez o carro dava uma "sambada" de um lado pro outro e as pancadas ja estavam mais secas, fora que tinha um "enheco enheco" chato vindo do amortecedor traseiro....

Será que vou sentir uma diferença absurda assim que eu pegar o carro?? Vai estar mais firme, mais preciso na direção, mais macio nas pancadas.... to muito curioso :lol:
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Mensagem por awaked »

A precisão na direção também depende do alinhamento. Mas de modo geral dá uma melhorada.

O a gás não é só mais firme. O amortecedor só a óleo numa rua esburacada ou com muitas ondulações, tipo paralelepípedo, tende a formar bolhas no óleo pela agitação e quando isso acontece o amortecedor perde eficiência até o óleo normalizar. Já no pressurizado o gás não deixa o óleo formar essas bolhas (pela agitação) e o amortecedor mantém o funcionamento perfeito.

Eu percebo bem a diferença. Mas aí vai da experiência de cada um. Tem gente que não repara nada, tem gente que percebe melhor essas coisas.

De qualquer forma alguma melhora nota-se só da troca de amortecedores usados por novos, mesmo que comuns.
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Mensagem por Fred Figueiredo »

O vendedor da Accioly me disse isso msm, sobre a formação de bolhas no amortecedor a óleo e que este tipo de amortecedor praticamente ja esta extinto, a GM utiliza hoje em dia na sua linha os presurizados, e isto não quer dizer que é só a gás, é um complemento do sistema hidraúlico com a pressão do gás, que impede a formação de bolhas e melhora a eficácia e durabilidade do conjunto, de acordo com o que vc disse.

Cara concerteza vai ser nitida a diferença, como relatei o carro estava molenga e sofrente ja com as pancadas secas, porém o que mais vou sentir creio que seja na estabilidade, que o carro pra querer dar uma saculejo de vez em quando, sambista... :lol:

Acabei vendo no forum do Vectra Club que realmente os AC Delco atuais são pressurizados, o sistema trabalha em conjunto de forma hidráulica e pressão.
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Mensagem por awaked »

Exatamente.

Já dirigi um carro que queria sambar e eram os rolamentos com folga, se ele não parar, vai ter que revisar outras coisas, mas deve parar.
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Os rolamentos estão novos, creio que não seja nada nesse sentido, acho que essa renovada na suspensão ja vai deixar firme, sem saculejos e conforto sem passar as irregularidades dos nossos buraco...

Aliada aos sapatos 15 com pneu 185/55 e amortecedores zerado, acho que o bichinho vai agarrar no chão e ficar com estabilidade show bola....

Ai só faltaria mesmo uma barra estabilizadora do GSI, que de acordo como vc me informou em outro tópico que eu criei sobre isso, ter ela no carro é uma faca de 2 gumes, mais por enquanto não correr atrás dela não....
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Mensagem por awaked »

Teria que testar exatamente.

Mas amortecedores pressurizados tendem a se comportar de forma mais próxima aos amortecedores normais + a barra.

Considerando estado ideal das molas em ambos os casos.
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Pois é Awaked a diferença é muito perceptiva...

Ontem peguei meu carro e dei uma simples volta no quarteirão e ja senti a diferença, o carro esta bem mais firme, sem saculejos, quando passa em ondulações ou buracos ele praticamente nem balça, só da leves saltinhos... :lol:

Se sente o carro muito mais na mão, grudado no chão....acho que só ficaria melhor se eu tivesse com pneus originais, pq é aquilo né, pneu perfil baixo não tem jeito, é aquilo que todos sabem sobre não filtrar tão bem as irregularidades igual os originais de perfil alto...

Mais é uma troca que recomendo, pra quem precisa trocar vale o investimento nos originais, além de melhor na segurança, melhora no conforto...
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Mensagem por awaked »

Isso aí!
E o custo? Salgado?
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