[DICA] - Motor de alta compressão: grilando, ruídos metálico

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
Responder
Publicidade
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 06:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Boas a todos

Vinha notando ruidos metalicos no motor do Voyage 1.0.
Grilando, pré-ignição, batida de pino sei lá o que...
Na revisão citei isso, consumo aumentou, só uso gasolina, o atendente comentou que da isso com gasolina, mas, tambem não me orientou a usar mistura alcool+gasolina ou só alcool.

Já li muita coisa ai pela net que esses motores flex é uma piada, usar combustiveis diferentes e o motor não tem taxa de compressão adequada para cada tipo e por ai vai.

É o caso do motor VHC logo que lançaram, lembram? A GM botava a culpa nos proprietarios que abasteciam em postos duvidosos devido a gasolina batizada, mandavam usar só alcool, etc.

Não pretendo usar só alcool, depois daquela zica que deu nessses motores VW VHT de 2008/2009, a prória VW citou que o alcool estava dando incompatibilidade com o óleo, ora era o óleo o culpado, mudaram as especificação do óleo, os motores passaram a ser trocados precocemente, to fora, deixa só gasolina mesmo.

Lendo sobre isso no...
http://novogolclube.com/forum/viewtopic ... 693#p17693

...para testar, já que o tanque estava na reserva, coloquei 15 litros de gasolina e 5 de alcool, putz grila, o motor esta mais silencioso e lizinho.

Alguem já passou por isso? Resolveu? Como foi?

sds


Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Publicidade

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26219
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o alcool entrou com a funcao de nao deixar pre-detonar
nao tem sensor de detonacao nesse motor? a gm resolveu usar nesses frekiz

motor c alta taxa era obrigatorio o uso de podium antes, agora virou frekiz a solucao é alcool


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Publicidade

alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 06:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola semcontrole me perdi por cá, só hoje me dei conta..
pois é esses motores frekiz é pura balela, nunca me convenceu, já li muitos relatos pela net, engenheiros reprovam as pampas, fazer o que né, é marketing né, e tome empurroterapia...mas, ficou 100% depois dessa mistura.
Se ouve mais quando o motor perde giro e é exigido, ladeira, etc.

Parece que tem sim sensor de pré-detonação, vou checar.


Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Publicidade

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26219
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem sim, q é justamente pra tirar ponto qnd grila na gasolina, a gm soltou a primeira leva dos VHC sem o sensor, mas como so andava grilando se viu na obrigacao de colocar, e desde entao sempre vem com o sensor, q por sinal é bem sensivel, antes de ouvirmos qq predetonacao, o sensor ja esta em atividade....

esse pouco giro pra muita marcha, ja fazia no tempo pre frekiz, tipico de sair das lombadas em terceira


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Publicidade

alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 06:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

humm acompanhei isso do VHC, era tuchos, grilagem e o escambau, a gm botava a culpa nos proprietarios que usavam gasolina podre, era para usar só alcool sendo que o motor era flex, deu muitos processos.
Marretaram a GM na época. Na net estava cheia de reclamações.
Há então economizaram no sensor de detonação, kkas, eita economia boba.
Lembro-me que a vizinha estava na eminencia de comprar um Corsa VHC e falei para ela que ia se arrepender, baseado nos fatos da época, mulher não tem noção e mecanica, ai foi de Siena Fire. Esta até hoje com ela e só alegria.

A VW passou umas magrelas tambem com os motores VHT(ex EA111) nos GOl/Voyage/Fox no lançamento em 2009, trocavam motor até com 500KM rodados, ora era o óleo, falha na usinagem das peças internas do motor.

O meu VHT esta com 6.000KM, até agora só alegria, vela de platina Bosch original de fábrica.

Cheguei a seguinte conclusão: quer um motor trabalhando redondo/lizinho, não use velas básicas/genéricas, ou é Platina ou Iridium. A diferença é tamanha, principalmente em baixa rotação.

Lembra do meu Corsa 1.0, berrava que nem cabrito ao subir o giro, dava até depre, sabe aquela sensação parecia que ia quebrar, depois das velas de Platina foi só alegria.

sds


Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Publicidade

Responder

Voltar para “Matérias Técnicas”

Publicidade