[DÚVIDA] - Pq Transmissão está c/ engate difícil até parado?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum

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Zulu
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[DÚVIDA] - Pq Transmissão está c/ engate difícil até parado?

Mensagem por Zulu »

Olá, tudo bem?

Meu corsa 2005 do modelo novo está com engate difícil nas primeira e segunda marchas parado, com motor desligado ou ligado e em movimento. De todo jeito. Da terceira marcha em diante não tem problema.

Quando vou da primeira para a segunda ou da segunda para a primeira ele dá uma travada na alavanca bem no meio entre essas duas marchas. O que vocês acham que é isso?

Abração.
awaked
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Mensagem por awaked »

Com o carro desligado é normal certa dificuldade. Sem girar, a embreagem não faz sincronia entre as engrenagens, falando a grosso modo.

Pode ser regulagem, pode ser uma peça que esqueci o nome, alguém já ajuda. Ela desgasta
mais rápido quando o motorista tem o hábito de forçar a entrada de marcha. Tem que ter jeito,
meu primo cada troca de marcha faz aquele "klock" nas trocas, meu irmão no mesmo carro
dá pra sentir a troca, mas não se escuta nada.

Ou, na pior das hipóteses, problema de embreagem ou câmbio mesmo.
MachDown
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Mensagem por MachDown »

Verifica direito q engate GM nunca foi bom...
Engatar 1 com o carro andando, tem q estar qse parado..
O trambulador tá com mta folga?!
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lulaf
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Mensagem por lulaf »

Pede pra um mecânico avaliar as buchas do trambulador, mas não creio que vá ajudar muito, pois como já falaram antes existe uma certa dificuldade no engate da GM.
Mas é bom pra deixar o carro certinho caso seja isso.
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Valcer
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Mensagem por Valcer »

Pode ser as buchas do trambulador.

A pouco tempo atrás quando fui trocar minha embreagem, já comprei o kit de reparos e buchas do trambulador pra ver se resolvia o problema de quando eu estava em 3° e reduzia para 2°.
Todas vez que reduzia era difícil entrar a marcha, tinha que tipo ficar procurando sabe?

O mecânico trocou as buchas e fez aquele "enquadramento", em que ele trava a manopla do cambio dentro do carro e ajusta o trambulador lá na frente... não sei o nome do processo, por isso tá meio confuso o que to falando...
Se você erguer a coifa do cambio, vai reparar que do lado esquerdo da manopla tem um buraco que se você jogar a manopla pra direita, ele alinha com mais 2 furos pra você travar ele.

No meu caso, a troca de buchas e esse processo resolveram o problema dos engates imprecisos.

Como já estava mexendo na embreagem, esse kit e conserto me saiu R$26,00.
Valcer
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Mensagem por Valcer »

Outra coisa que esqueci de comentar, se sua embreagem estiver muito baixa, mesmo apertando o pedal pode ser que o conjunto não esteja se desacoplando direito ficando tracionando.

Quando você está parado e vai engatar a ré, ela raspa um pouco pra entrar??
Se sim, aposto firmemente que ela esteja muito baixa e não desacoplando direito...
MachDown
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Mensagem por MachDown »

Valcer escreveu:Outra coisa que esqueci de comentar, se sua embreagem estiver muito baixa, mesmo apertando o pedal pode ser que o conjunto não esteja se desacoplando direito ficando tracionando.

Quando você está parado e vai engatar a ré, ela raspa um pouco pra entrar??
Se sim, aposto firmemente que ela esteja muito baixa e não desacoplando direito...
Não esquece q Corsa C é sistema hidráulico e não tem ajuste, só trocando o atuador ou todo sistema de embreagem..
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Zulu
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Mensagem por Zulu »

Olá colegas.

Dei uma meida na ligação do trambulador com uma vareta (não sei o nome) e parece que tem folga mesmo. Quando mexo a macha na horizontal, vendo do capo, parece que esta meio frouxa essa ligacao. Sera que é ali que vao as buchas?

Quanto ao ajuste, os furos na manopla estao alinhados quando eu encosto a alavanca na esquerda. Portanto, parece que esta regulado.

Quando eu engato a re nao da arranhada nenhuma.

Abração.
Zulu
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Mensagem por Zulu »

Olá pessoal, tudo bem?

Estou postando uma foto do lugar onde acho que tem uma folga.

Embaixo, tem uma haste que liga ao câmbio, acho que o trambulador fica dentro da caixa, em um compartimento. Essa haste se liga a outra, que não sei o que é. Alguem poderia me dizer o que é?

Bom, a junta entre essas duas hastes parece estar com folga. Pode acontecer isso? Se tiver com folga eu tenho que trocar a bucha que está ali dentro dessa junção?

Valeu.
[url=http://postimage.org/image/1fsnvqhfo/][img]http://s3.postimage.org/1fsnvqhfo/Tramb ... ditado.jpg[/img][/url]
Zulu
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Mensagem por Zulu »

Pessoal, desculpe, mas não estou acostumado com esse forum. Eu não conseguir ver a imagem que postei. Está no link abaixo:

http://s3.postimage.org/1fsnvqhfo/Tramb ... ditado.jpg

Para ver a imagem grande deve ser necessário dar um zoom.

Abraço.
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