[DÚVIDA] - Comando adiantado. Como fazer corretamente?

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acosenza
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[DÚVIDA] - Comando adiantado. Como fazer corretamente?

Mensagem por acosenza »

Boa noite...

Tenho uma dúvida: Adiantar o comando do corsa 1.0 mpfi 97/97 pode trazer algum problema? Alguém já fez? Quantos graus???

Abs


SemControle
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Mensagem por SemControle »

depende como vai fazer, pode passar com os pistoes por cima das valvulas
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Valcer
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Mensagem por Valcer »

Isso sem mais alteração nenhuma junto, só tira o comando do enquadramento certo e tem o risco ai que o Eduardo disse.
Você não quis dizer Adiantar o Ponto?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

é totalmente diferente mudar o comando pra k e pra la, so tirando do enquadramento, e nao vai mudar em nada o ponto....
ai ainda acaba deixando valvula aberta na compressao, demorando pra abrir na admissao ou no escap....atropelando as valvulas e assim vai....
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acosenza
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Mensagem por acosenza »

ok, mas já vi comentários de que se adiantar o comando alguns graus o motor ganha torque...


Ealvarez
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Mensagem por Ealvarez »

acosenza escreveu:Boa noite...

Tenho uma dúvida: Adiantar o comando do corsa 1.0 mpfi 97/97 pode trazer algum problema? Alguém já fez? Quantos graus???

Abs
Aconsenza:

Eu já fiz isso, mas tem que tomar muito cuidado. O que eu sugiro é que você vá a um mecânico para te ajudar a fazer, pois precisa de algumas informações.

Você pode começar da seguinte forma: coloca o motor em sincronismo (virabrequim e comando de válvulas na marca que tem nas respectivas polias;

Depois você tira a correia dentada e muito devagar vá girando o comando, com o auxílio de uma chave, até encontrar resistência para continuar o movimento.

Aí você sabera quantos dentes da coreia são necessários para que a válvula encoste no pistão; mas não se esqueça de contar o ressalto e o rebaixo da polia.

Para saber quantos graus de avanço ou retardo são possíveis, vc. divide 360 pelo número total de ressaltos e rebaixos da polia e multiplica pelo número que vc. encontrou até obter resistência no movimento de girar a polia.

Abs,


SemControle
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Mensagem por SemControle »

nao se faz isso de forma alguma, se quer mudar o enquadramento, vc precisa de uma polia regulavel
isso é muito recomendado sim, qnd se troca o comando original, e busca o novo enquadramento pra nao atropelar as valvulas, com comando original deixa como ta, se quiser evitar um preju razoavel
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acosenza
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Mensagem por acosenza »

Ealvarez escreveu:
acosenza escreveu:Boa noite...

Tenho uma dúvida: Adiantar o comando do corsa 1.0 mpfi 97/97 pode trazer algum problema? Alguém já fez? Quantos graus???

Abs
Aconsenza:

Eu já fiz isso, mas tem que tomar muito cuidado. O que eu sugiro é que você vá a um mecânico para te ajudar a fazer, pois precisa de algumas informações.

Você pode começar da seguinte forma: coloca o motor em sincronismo (virabrequim e comando de válvulas na marca que tem nas respectivas polias;

Depois você tira a correia dentada e muito devagar vá girando o comando, com o auxílio de uma chave, até encontrar resistência para continuar o movimento.

Aí você sabera quantos dentes da coreia são necessários para que a válvula encoste no pistão; mas não se esqueça de contar o ressalto e o rebaixo da polia.

Para saber quantos graus de avanço ou retardo são possíveis, vc. divide 360 pelo número total de ressaltos e rebaixos da polia e multiplica pelo número que vc. encontrou até obter resistência no movimento de girar a polia.

Abs,
Ok, mas vc já experimentou adiantar o comando e teve alguma melhora?

Abs


Ealvarez
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Mensagem por Ealvarez »

acosenza escreveu:
Ealvarez escreveu:
acosenza escreveu:Boa noite...

Tenho uma dúvida: Adiantar o comando do corsa 1.0 mpfi 97/97 pode trazer algum problema? Alguém já fez? Quantos graus???

Abs
Aconsenza:

Eu já fiz isso, mas tem que tomar muito cuidado. O que eu sugiro é que você vá a um mecânico para te ajudar a fazer, pois precisa de algumas informações.

Você pode começar da seguinte forma: coloca o motor em sincronismo (virabrequim e comando de válvulas na marca que tem nas respectivas polias;

Depois você tira a correia dentada e muito devagar vá girando o comando, com o auxílio de uma chave, até encontrar resistência para continuar o movimento.

Aí você sabera quantos dentes da coreia são necessários para que a válvula encoste no pistão; mas não se esqueça de contar o ressalto e o rebaixo da polia.

Para saber quantos graus de avanço ou retardo são possíveis, vc. divide 360 pelo número total de ressaltos e rebaixos da polia e multiplica pelo número que vc. encontrou até obter resistência no movimento de girar a polia.

Abs,
Ok, mas vc já experimentou adiantar o comando e teve alguma melhora?

Abs
Aconsenza:

Sim, tem uma melhora sim, perceptível, mas tem. O que eu te aconselho, é que você faça isso em um Dyno, pq. quando eu fiz o meu, estava sem Dyno disponível; depois foi fácil acertar o carro em cima do Dyno.

Como o seu carro é MPFI, aconselho que vc. tb. ajuste o ponto de ignição, pois estará fora do timming.

Vc. pode fazer tb. o seguinte: se vc. só vai adiantar o comando e o resto ficará original, não terá tanto efeito, mas você pode mudar o seu comando pelo do 1.4 ou 1.6, mas com o mesmo tipo de cabeçote, que no seu caso é hidráulico.

Existem comandos para cabeçotes roletados, que não servem no seu cabeçote, devido a altura dos cames.

O comando novo não é tão caro, e pode ser um início de preparação para o seu corsa.

Abs,


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o MPFI muda ponto via chip, nao tem distribuidor pra mudar, por isso nao é negocio

a faisca vai vir atraves do sensor de rotacao la embaixo na roda fonica, ou seja fora da hora no fechamento das valvulas

fazer isso so vai tirar do enquandramento o comando, e se trocar o comando, o caminho é uma polia regulavel, nao se vai mudando dente por dente
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