[DÚVIDA] Rebaixar cabeçote 1.6 e rodar com gasolina vale?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rubens Melo
:: Millennium ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Rebaixar cabeçote 1.6 e rodar com gasolina vale?

Mensagem por Rubens Melo »

Pessoal, sempre fui fã de carros mexidos e tudo mais, mas nunca tive real interesse de fazer isso no meu porque tenho outras prioridades para gastar meu suado dinheiro.

Pesquisei muito nos tópicos mas não achei nada muito específico sobre o que estou pensando em fazer, muita preparação aspro mas com outros componentes, mas não é o caso, por isso abri outro.

Acontece que vou ter que mexer no meu cabeçote, ta passando um pouco de água pra dentro. Sendo assim, surgem as idéias satânicas pra aproveitar a mão de obra, já que vou ter que tirar e plainar mesmo, to pensando em tirar um bife um pouco maior, lembrando que o cabeçote é virgem ainda.

A idéia é tirar 2mm para aumentar a taxa um pouco apenas, juntas GM1.8 sem a parte do meio, um CAI com filtro race crome, tirar catalizador e no máximo um abafador menos restritivo final.

Conversando com algumas pessoas "entendidas" surgem algumas dúvidas que humildemente pessoas a vocês acostumados com GM para que me ajudem.

Lógico que não espero um carro com 130hp só fazendo isso, a intensão é apenas aproveitar a mão de obra e arrancar um pouco mais de diversão do Guaiamum.

1º- Vale a pena?

2º - Segundo amigo meu, posso ter problemas com aquecimento. Mito ou verdade?

3º - Se valer apena, qual o ganho estimado?

4º - Quanto a durabilidade, algum prejuizo sério? (lembrando que ando a maior parte do tempo na boa)

5º - Quanto ao combustível, vai dar pra andar só na Gasolina ou vou precisar usar alcool? Não queria passar o carro pra alcool pois na revenda seria complicado.

6º - Por favor, aceito sugestões de qualquer tipo, alguma outra mudança pequena que faria diferença ou coisa do tipo, fiquem avontade.

Desde já agradeço demais a atenção de todos!!

Abraço!
CORSA PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
andre pirituba
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Rubens,vamos começar por um conceito básico.Quanto maior a explosão maior será a força que ela terá.
Se rebaixar o seu cabeçote provavelmente terá que dar mais comida para ele.
Sei porque quer um carrinho mais esperto.Eita city pra ter subida paredão :D
Imagem
ai atraz tem uma parede animal.
Rubens Melo

HUAHAUAHUAHUAHUAHUHUA!!!!

Esse não é nada, você tem que conhecer a subida da Antônio Dias, Já vi carro parar la e ter que voltar de marcha ré mais de uma vez....rs
Rubens Melo

Desculpem se eu estiver falando CENSURADO....rs

André, pelo que sei, ao rebaixar na verdade o que acontece é que se aproveita uma boa quantidade do calor desperdiçado na queima da mistura, que saí pelas válvulas de escape nos cabeçotes com baixa taxa, então não precisa de necessariamente mais combustível, no máximo mais ar, o que se resolve com um CAI.

O que pode acontecer é essa taxa ficar alta demais e "obrigar" o cidadão a usar alcool.

Aprendi isso hoje,...rs
Rubens Melo

Olha aí o peradão que você falou...

Imagem
SemControle

Mensagem por SemControle »

muita calma
se vai ficar na gasolina, vc nao deve passar de 10:1 de taxa sem ter o sensor de detonacao
rebaixamento de cabecote é buretando, nada de tirar tanto no olho nao....
mas saiba q pra uma proxima possivel retifica de cabecote, ja se torna inviavel fazer o servico e usar gasolina
ganho, nao sera nem de 10cvs, seu motor ja deve ter perto de 9,5 de taxa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rubens Melo

Hoje iniciei de leve a mini preparação, retirei o catalizador (que por sinal já não servia pra nada a não ser restringir o escapamento) e comprei um filtro esportivo race crome.

Imagem

Imagem

Imagem

Podem falar que é psicológico, mas senti o carro um pouco mais esperto sim apenas com isso, o catalizador tava bem zuado já, acredito que estava restringindo bastante o escapamento, e o filtro esportivo deram um fôlego a mais, acho que ganhei uns 3 pocotós...rs
dudufuddellys
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

2mm de fatiação no cabeçote é muuuuita coisa! Logo seu carro ia bater pistão com válvulas...

E sobre aquecimento, sempre eu ouvi relatos de que fazendo isso o motor trabalhará mais quente, pois estará comprimindo mais a mistura e com isso gerando mais calor resultando numa queima ainda melhor e um pouco mais de potência.

Mas isso não quer dizer que vc está ganhando +10cv... Aí são outros fatores e mais procedimentos para se obter isso!

Quanto à taxa de compressão, busquei aqui no site e vi que a sua taxa é de 9,4:1 e li a respeito que a gasolina suporta até 10,1: de taxa! Logo acima disso vc já corre o risco de pré-detonação, ainda mais usando a nossa MARAVILHOSA E MELHOR GASURINA DO MUNDO!
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.
Rubens Melo

Muito obrigado pelas respostas a todos, é esse tipo de informação que estou buscando pra evitar fazer cagda no meu motor.

Bom, não estou mesmo querendo trabalhar com alcool, primeiro porque isso implicaria muitos outros gastos, como uma bomba de combustível nova e talvez bicos de mais vazão, remapeamento, etc, segundo porque o preço do alcool aqui ta um estupro e meu carro é carro de dia a dia, então não rola.

Se 2mm vai ser muito pois a taxa de compressão vai ficar muito alta, e já que vou mesmo ter que mandar plainar, 1mm + as juntas externas da 1.8 seria uma boa pra arrancar nem que seja 5hp e melhorar um pouco o consumo pela melhor eficiência energética?
SemControle

Mensagem por SemControle »

se vai ter q tirar 1mm na plaina, ta empenadinho legal....
pode ficar tranquilo q vai taxar bem pro uso com gasolina
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder