[MULTA] AJUDA alteração ilum.

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.

Moderadores: Clovisbn SE/SP, Organizadores do Fórum

Responder
Ramos
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001
[MULTA] AJUDA alteração ilum.

Mensagem por Ramos »

Boa tarde pessoal!

Gostaria de uma ajuda, explicarei minha situação

-Possuo instalado nos farois as super branca thunder vision, 55w (Permitido por lei)
-Nos neblinas possuo intalado xenon de 6000k ( a lei nao fala sobre as lampadas dos farois de neblina apenas que nao pode usar os farois sem ter neblina)

Recebi uma multa sem ser abordado por nenhum agente de trânsito

21/04/2011 18:07 PORTO ALEGRE-RS
VEIC.ILUMINA/SINAL ALTER. 127,69

ela esta relacionada com CTB 230 VIII, porém acho que fui indevidamente multado.
Pelo ponto de vista lógico se fui multado pelo xenon nos neblinas deveria ser multado por utilizaçao indevida dos farois auxiliares e nao por alteraçao (visto que nao me lembro se estava com eles ligados) e se fui multado pelos farois, nem se comenta né!? o pior que nem vi sendo multado, agora quero recorrer e não sei como.

Alguma dica pessoal?

Obrigado!
SemControle
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se vc se aprofundar vai ver q nao é usar os farois com neblina, tem todo um eskema, e nao pode como na foto do avatar ai, lanterna e auxiliares, é infracao mesmo
alem de poder ser pelo xenon, e até se tiver as lanternas na seta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle

Milha ou neblina? Não confunda o farol de neblina, com o de milha ou longo alcance. Este, em geral montado em local mais alto, é um complemento do facho alto e deve ser usado nas mesmas situações, em estradas desertas.
Neblina, só sob nevoeiro Muitos rodam apenas com os faróis de neblina acesos, para um "ar esportivo" do carro. É um erro: esse tipo de farol possui uma linha de corte de facho (acima da qual não iluminam) baixa e definida, justamente para que a luz incida sob o nevoeiro e não haja reflexão nas partículas de umidade. Usado na cidade, ele não ilumina a sinalização, incluindo as importantes placas de "pare", além de ter um alcance reduzido. Ajustá-lo mais alto pode amenizar isso, mas gera ofuscamento porque, ao contrário dos faróis principais, os de neblina não são assimétricos (não possuem facho desigual, mais longo e concentrado à direita).
SemControle

achei algo bem mais especifico

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não define precisamente o uso dos faróis auxiliares, mas por outro lado permite somente a instalação de dois pares de faróis auxiliares, além dos principais. Um par deve ser destinado para o uso em caso de neblina, portanto , montado na parte frontal inferior, e o outro para iluminação à longa distância, sendo que este último deve ser acionado somente em conjunto com a luz alta. Desse modo, é possível concluir que se pode utilizar o farol para neblina, mas se for em conjunto com o principal e desde que haja real necessidade.

precisa encontrar no CTB onde dita o modo de uso, igual é falado do farol de milha em conjunto com o alto, se encontra algum uso especifico pros neblina
agora se foi pelo xenon nao tem jeito, precisaria estar com essa alteracao em documento pra anexar ao recurso, se foi pela lanterna em seta, nem adianta chorar
awaked
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O problema no meu ponto de vista é que essas super brancas, tipo Eagle Eye, não serem super brancas de verdade. São na realidade azuladinhas. Só as Osram são brancas mesmo e depende o modelo ainda.

Daí... pro "ser" fiscalizante identificar se é 55w azul ou xenon... adivinha... na dúvida caneta.

Uma segunda possibilidade é a luz da placa. Colocou led?

Uma terceira possibilidade ainda pode ser os piscas ligados diretos. Não sei como está no seu carro.

Quarta possibilidade piscas brancos. Devem ser de cor ambar (laranja). Não sei qual seu caso.

Atrás na lanterna está tudo certo? Ré branca, freio veremelho, seta ambar?
Ramos

Mensagem por Ramos »

Poisé pessoal,
O meu é farol de neblina, no caso no dia não lembro se estava com somente eles ligados ou se estava com os farois também.

Mas a questão é a seguinte, ja tive um amigo que foi multado (tinha xenon legalizado) por andar somente com os milhas ai a multa foi (não utilização dos farois baixos).

Ou seja no meu ponto de vista este deveria ser (se n estava com o farol) a multa devidamente aplicada.

LED eu tenho brancos nos farois também, a placa tinha mas esta sem. mas tenho certeza que o cara implicou com os xenons das milhas.
Mas não me parou, não mediu luminosidade (e não viu que meus farois são super brancas)

:S
Clovisbn SE/SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Os amigos escreveram o q penso sobre essa situação tb:

Milhas/neblina: uso junto com farol;
Xenon: tem q ser legalizado;
Lâmpada de posição: não podem ficar acessas junto com o farol;

Acho que vc pode tentar recorrer imaginando que a multa foi em função de suposto xenon (já que vc não foi autuado pelo agente pessoalmente).

Nos mantenha informados

Abs e boa sorte
ThunderTank 2014!! Atualizações: viewtopic.php?t=32199&start=320

[email protected]
Ramos

Mensagem por Ramos »

A de posição fica ligada jundo com o farol,

Poisé olhei a multa agora e abaixo da "tabela onde diz a multa etc" diz
Equipamento de medição número inmetro verificação inmetro

Obviamente os campos estão vazios!
SemControle

ta ai, as de posicao nao podem estar ligadas direto

pode até tentar, mas nao espere ganhar
Ramos

Mensagem por Ramos »

SemControle escreveu:ta ai, as de posicao nao podem estar ligadas direto

pode até tentar, mas nao espere ganhar
bah cara não entendi, pra mim posição= pingos

Quando eu ligo os farois os pingos continuam ligados, quase n da pra ver pq os farois são fortes a unica coisa de alteração que tem no meu e em mtos outros corsas é que a sinaleira traseira é "jumpiado" com a bem de baixo mas usando lampâdas 5w (onde no GLS é neblina traseiro)

Porém acredito n ser isso, o xenon nos milhas ou o farol super branco teria chamado atenção mais dele do que qualquer outra coisa, to dando uma lida na lei agora q tem aqui no forum o link resolução 227
Responder