Olá amigos corseiros!
Resolvi criar este post pra tentar esclarecer um pouco mais uma questão sobre faróis auxiliares.
O motivo disso, é que desde quando me tornei membro do Clube, percebi que a grande maioria dos usuários fazem confusão com os faróis auxiliares que equipam todos os modelos da linha Corsa, tanto B quanto C, denominando erroneamente o kit de faróis como FARÓIS DE MILHA.
Na verdade amigos, desde quando a GM começou a produzir o Corsa no Brasil, nenhum deles veio equipado com faróis de milha, mas sim com FARÓIS DE NEBLINA, que tem uma função completamente diferente dos faróis de milha.
Percebi também que muitos usuários instalam o kit de faróis auxiliares e reclamam que não clareiam nada. Pois bem, a razão disso é que os kits de faróis vendidos para todos os modelos de Corsa são na realidade FARÓIS AUXILIARES DE NEBLINA, e não faróis de milha como a maioria pensa.
Pra elucidar um pouco mais a questão, vou transcrever uma explicação que foi dada por Marcelo Saroli do Departamento de Qualidade da "Faróis Cibié":
Qual a diferença entre farol de milha e de neblina
O farol de longo alcance – mais conhecido como farol de milha – e o farol de neblina, fazem parte da família dos faróis auxiliares e, têm como função, ajudar os motoristas em condições adversas (chuva, neblina, poeira, etc.). O farol de milha projeta luz em linha reta, o mais distante possível, por isso é considerado um complemento aos faróis altos do veículo. Eles só podem ser acesos quando os faróis principais de facho alto também estiverem acesos. É proibido seu uso como luz de posição dianteira. Eles devem ser brancos e instalados na parte superior do pára-choque dianteiro.
O farol de neblina, espalha um facho de luz curto no sentido horizontal, permitindo uma visão das laterais da estrada. A função é iluminar por baixo da neblina, já que existe uma altura de aproximadamente 30 centímetros sem neblina, paralela ao solo. Portanto, eles devem ser fixados na parte inferior do pára-choque dianteiro. Podem ser brancos ou amarelos. O uso também é proibido como luz de posição, e só devem ser utilizados em condições de neblina, chuva ou nuvem de poeira.
(Fonte: Revista 4x4&CIA >> http://www.4x4ecia.com.br/ed_147/cartas.php)
Abaixo, vocês poderão verificar alguns modelos de veículos que já vem equipados de fábrica com faróis auxiliares de milha e faróis auxiliares de neblina:
Escort XR3: Faróis Auxiliares de Neblina quadrados abaixo do para choque e Faróis Auxiliares de Milha redondos acima do para choque
Gol GTI: Faróis Auxiliares de Neblina embutidos no para choque e Faróis Auxiliares de Milha redondos acoplados na parte superior do para choque
Opala Diplomata: Faróis Auxiliares de Milha acoplados ao conjunto óptico na parte central dos faróis principais (alguns felizes proprietários desse belíssimo carro adaptaram os Faróis Auxiliares de Neblina da Blazer DLX na cavidade externa do para choque, o que ficou excelente devido ao toque de originalidade que a peça deu ao modelo)
Blazer DLX: Faróis Auxiliares de Milha adaptados na grade de proteção e Faróis Auxiliares de Neblina embutidos no para choque
Palio Weekend Adventure Locker: Faróis Auxiliares de Milha embutidos no para choque (superiores) e Faróis Auxiliares de Neblina embutidos no para choque (inferiores). Meu pai possui uma dessa, e posso dizer com conhecimento de causa que os faróis de milha (superiores) só ascendem juntamente com a luz alta, já vem configurado assim de fábrica. Quanto aos faróis de neblina (inferiores), funcionam tanto com a luz baixa quanto com a luz de estacionamento (ou meia luz)
Crossfox: Faróis Auxiliares de Milha redondos embutidos no para choque na parte superior ao lado da placa e Faróis Auxiliares de Neblina redondos embutidos no para choque na parte inferior nas extremidades
Gol Rallye: Faróis Auxiliares de Milha redondos embutidos no para choque na parte superior ao lado da placa e Faróis Auxiliares de Neblina redondos embutidos no para choque na parte inferior nas extremidades
Caros corseiros, como todo mundo aqui tem um Corsa, não creio que seja necessário postar fotos de exemplo dos FARÓIS AUXILIARES DE NEBLINA dos nossos queridos carros...
Espero ter escalrecido as diferenças entre MILHA e NEBLINA de modo que os amigos entendam que tipo de acessório estão usando em seus carros.
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Ulisses Cassiano Rossi - Proprietário do Black Chevy - Icaraíma - Paraná - Brasil
[LEIAM] Confusão com faróis auxiliares: MILHA e NEBLINA
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Obrigado Magnum!
Seria interessante que todos lessem.
É um detalhe importante, apesar de parecer banal.
Abraços,
Ulisses
Seria interessante que todos lessem.
É um detalhe importante, apesar de parecer banal.
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Obrigado Alex!ALEX_BHZ escreveu:+ 1Magnun escreveu:Bela explicação, Parabens...
Vamos divulgar esta informação.
Abraços,
Ulisses
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Obrigado Mike!maikito escreveu:nem eu sabia dessa pensava que era a mesma coisa...
vlw ai colega otima explicaçao e uma coisa muito importante
Vamos ajudar a divulgar.
Abraços,
Ulisses
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Eae Ulisses,
Explicação boa!!
eu colocaria farol de NEBLINA por estética, mas meu carro não tem local pra isso...
Abraço
Explicação boa!!
eu colocaria farol de NEBLINA por estética, mas meu carro não tem local pra isso...
Abraço
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Renato,Renato Capella escreveu:Eae Ulisses,
Explicação boa!!
eu colocaria farol de NEBLINA por estética, mas meu carro não tem local pra isso...
Abraço
Eu tive um corsa igual ao seu, e existe sim o kit Farol Neblina pra ele sim original Cibié
- Renato Capella
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Oi Alex,ALEX_BHZ escreveu:Renato,Renato Capella escreveu:Eae Ulisses,
Explicação boa!!
eu colocaria farol de NEBLINA por estética, mas meu carro não tem local pra isso...
Abraço
Eu tive um corsa igual ao seu, e existe sim o kit Farol Neblina pra ele sim original Cibié
Mas o meu para-choque não tem o local pra colocar...
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