Qual o modelo da Bomba de combustível?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
ReWeL
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 04:47:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Qual o modelo da Bomba de combustível?

Mensagem por ReWeL »

Bom galera,
Na semana retrasada fiz um post sobre um problema que tive como o meu corsa.
O carro pegava de primeira e tal, mas quando eu desligava o carro depois de andar uns 1,5km, tinha que esperar alguns minutos (já chegaram até meia-hora) para poder ligar.
O carro simplismente não ligava.
Na luta pela solução do desse problema, eu meu tio fomos verificando o que poderia ser.
No final das contas constatamos que era a bomba.
Fui esse sábado comprar a bomba e a bóia que já apresentava problema. Antes de sair para comprar eu obtive os códigos no CEPChev para não cometer erros e quando chego em casa percebo que as 2 peças não servem para o meu corsa.
Ambas não serviram por causa dos plugs de conexão. São completamente diferentes.
Acho que antigo dono trocou por uma com mais pressão. Visto que no catálogo é 1,0 bar e a com defeito é 3,2 bar. Acho que nem são do corsa essas peças que estavam no meu carro...rs
O que eu preciso saber é qual é o modelo das 2 peças que estão no meu carro para eu poder trocá-las no próximo fim de semana.
Seguem os dados do meu corsa e algumas fotos:
Corsa GL 1.4 EFI 1996

Bóia que estava no meu tanque
Imagem
Imagem

Bomba de combustível que estava no meu tanque
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Na última reparem que o plug é diferente.

Essa é o modelo paralelo da original.
http://www.nafil.com.br/view.php?id=7486

E essa o modelo que eu comprei
Imagem
O formato da bomba é até diferente.

Por favor me ajudem a identificá-las. rs
Muito obrigado!


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Não sei como vc fez, mas qndo eu troquei a minha bomba por uma adequada para rodar no etanol puro, eu fui numa auto-peças e pedi uma bomba do Astra à alcool 1.8. Reparei que a mesma era de 3 bar, consultando o catálogo da Bosch (dá uma futucada lá www.bosch.com.br) vi que essa pressão de trabalho correspondia ao corsa do modelo e ano do meu.
Bem, vc tem que ser caprichoso, detalhista e cauteloso para mexer na bomba de combustível. Tudo começa na hora de tirá-la do tanque com cuidado para não contaminar o tanque com algo que caia dentro, não encrespar o sensor de nível ao retirar o conjunto do tanque e etc...
Saiba que o ideal será vc manter o caneco original e substituir somente o refil (que nada mais é do que a bomba em si), no meu caso tive que adaptar o conector pois o que veio no refil que comprei era do astra. Foi só retirar os plugs da antiga e adaptar (adaptar = conectar de forma firme e eficaz e não enjambrar ok, lembre que deve ter cautela, detalhismo e capricho) nos cabos do novo refil. O refil que vc comprou deve ter o mesmo tamanho do refil antigo de forma que encaixe precisamente no caneco.
Uma vez que o refil foi bem fixado no caneco, as conexões bem firmes e fixas, aproveite e troque o pré-filtro e sensor de nível (todos compatíveis) e pronto, remonte no tanque com todos o cuidados e capricho e terá um bom resultado.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Dei uma fuçada no site da Bosch e realmente a pressão da bomba pra seu corsa EFI 1.4 96 é de 1 bar, então o refil de bomba que vc tem é o correto pro seu carro. Se comprou a bomba correta pro seu carro será só encaixá-la no caneco do conjunto e adptar as conexões conforme te falei e pronto.
A bomba que estava no seu carro, o antigo proprietário deve ter trocado por uma mais forte pelo visto, de repente para rodar no álcool sei lá. Mas o que manda também é o regulador de pressão. Não sei se no seu carro ele fica ali no proprio caneco ou ali na ponta da flauta dos bicos. Tem que ver se o cara tb não andou mexendo nele o modificando...


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Acho que EFI não possui regulador de pressão, precisa confirmar ok.
Se não tiver menos mal, porém reforça a suspeita que o antigo proprietário sei lá quiz forçar o corsinha rodar no álcool puro botando uma bomba de 3,2 bar... Isso sim é uma adaptação enjambrada , não corra o risco de manter...
Mas vc deve rodar originalmente na gasosa, então vai nessa linha de colocar a bomba correta de 1 bar e a monte e seja feliz.


ReWeL
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 04:47:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ReWeL »

Fala Rorion... Muito obrigado pela ajuda.

Bom eu apenas retirei aquele copo onde fica preso o refil da bomba e não mexi em mais nada.
Antes mesmo de vc orientar, eu fui muito cuidadoso ao abrir o tanque e retirar o refil. Mas é isso mesmo. Tem que ser com muita calma e atenção.

O problema da bomba que eu comprei é justamente por não ficar bem acoplado no copo. Ela não ficou precisa.
Repare na primeira foto dqu eu postei só da bomba e compare com a última do Kit que vc notará a diferença no formato.

Isso e tbm o fato dos conectores que vieram que me chamaram atenção por não serem compatívies.

Qual será o modelo da bomba que estava no meu carro?rsrs


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Será que o antigo prorietário (ou seu mecânico/preparador) substituiu todo o conjunto, digo o copo da bomba e a bomba em si? Pois essa marca qualitec não é original e nem a pressão que ela promete oferecer (3,2 bar) para o seu veículo.
Se ele manteve o copo original de fábrica e só substituiu o refil da bomba, seria para a bomba que vc comprou agora encaixar normalmente. Que marca é o kit que vc comprou?
Fica muito folgada no alojamento do caneco? Se vc encaixar no caneco e perceber que não fica bamba, muito folgada acho que não teria problemas. O ruim seria se ela ficasse folgada ao ponto de no movimento do carro ficar dando pancadas no próprio alojamento no copo e aí pifar com essa agressão.

Se vc comprou em auto-peças o kit novo, seria ideal vc retornar lá de posse do caneco e pedir um kit pro modelo de seu corsa de 1 bar (se possível Bosch - o melhor), conectores vc consegue adaptar numa boa. O importante é colocar a bomba adequada ao seu carro qto a pressão, vazão e combustível e também que encaixe perfeitamente no caneco.


ReWeL
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 04:47:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ReWeL »

Rorion escreveu:Será que o antigo prorietário (ou seu mecânico/preparador) substituiu todo o conjunto, digo o copo da bomba e a bomba em si? Pois essa marca qualitec não é original e nem a pressão que ela promete oferecer (3,2 bar) para o seu veículo.
Se ele manteve o copo original de fábrica e só substituiu o refil da bomba, seria para a bomba que vc comprou agora encaixar normalmente. Que marca é o kit que vc comprou?
Fica muito folgada no alojamento do caneco? Se vc encaixar no caneco e perceber que não fica bamba, muito folgada acho que não teria problemas. O ruim seria se ela ficasse folgada ao ponto de no movimento do carro ficar dando pancadas no próprio alojamento no copo e aí pifar com essa agressão.

Se vc comprou em auto-peças o kit novo, seria ideal vc retornar lá de posse do caneco e pedir um kit pro modelo de seu corsa de 1 bar (se possível Bosch - o melhor), conectores vc consegue adaptar numa boa. O importante é colocar a bomba adequada ao seu carro qto a pressão, vazão e combustível e também que encaixe perfeitamente no caneco.
Eu tô achando que o antigo dono trocou o conjunto todo. Até a bóia antiga é diferente. Repare nas fotos.

A marca é de uma paralela(sabe como é o dindin).. não estou em casa agora e não tenho como ver a marca.

Não que ela fique folgada, mas não senti muita confiança do jeito que ficou encaixada.
Nesse sábado eu vou levar o caneco junto com o refil velho na loja e ver se consigo trocar.

O que pode acontecer se eu colocar um refil para gasolina com pressão acima da recomendada para o modelo do meu corsa? Será que a velha de 3,2 bar pode ter prejudicado algum componente do meu carro?

Mais uma vez obrigado Rorion


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

ReWeL escreveu:
Rorion escreveu:Será que o antigo prorietário (ou seu mecânico/preparador) substituiu todo o conjunto, digo o copo da bomba e a bomba em si? Pois essa marca qualitec não é original e nem a pressão que ela promete oferecer (3,2 bar) para o seu veículo.
Se ele manteve o copo original de fábrica e só substituiu o refil da bomba, seria para a bomba que vc comprou agora encaixar normalmente. Que marca é o kit que vc comprou?
Fica muito folgada no alojamento do caneco? Se vc encaixar no caneco e perceber que não fica bamba, muito folgada acho que não teria problemas. O ruim seria se ela ficasse folgada ao ponto de no movimento do carro ficar dando pancadas no próprio alojamento no copo e aí pifar com essa agressão.

Se vc comprou em auto-peças o kit novo, seria ideal vc retornar lá de posse do caneco e pedir um kit pro modelo de seu corsa de 1 bar (se possível Bosch - o melhor), conectores vc consegue adaptar numa boa. O importante é colocar a bomba adequada ao seu carro qto a pressão, vazão e combustível e também que encaixe perfeitamente no caneco.
Eu tô achando que o antigo dono trocou o conjunto todo. Até a bóia antiga é diferente. Repare nas fotos.

A marca é de uma paralela(sabe como é o dindin).. não estou em casa agora e não tenho como ver a marca.

Não que ela fique folgada, mas não senti muita confiança do jeito que ficou encaixada.
Nesse sábado eu vou levar o caneco junto com o refil velho na loja e ver se consigo trocar.

O que pode acontecer se eu colocar um refil para gasolina com pressão acima da recomendada para o modelo do meu corsa? Será que a velha de 3,2 bar pode ter prejudicado algum componente do meu carro?

Mais uma vez obrigado Rorion
Nada, estamos aí pra ajudar dentro de nossas condições.
Mas qnto a sua última pergunta, suspeito que o antigo dono (ele era cara novo?) pode ter colocado uma bomba mais forte ou para rodar no álcool ou turbinar rodando no álcool. Mas isso só observando o motor in locco para saber.
Qnto a ter prejudicado, acho que se ele foi turbinado (suspeita ok, vc tem que ver aí) o carro sofreu desgastes acentuados que podem pipocar a qualquer momento.
Não tem outro motivo, pelo menos que eu me lembre, para ele ter colocado uma bomba de 3,2 bar onde a original é de 1 bar.
Aumentar pressão numa situação original de fábrica pode causar desde uma soltura de mangueira de combustível a desgastes de alguns componentes a médio prazo.

Pensando nessa linha, verifique se o bico injetor de seu carro está original!!!


ReWeL
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 04:47:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ReWeL »

[quote]Nada, estamos aí pra ajudar dentro de nossas condições.
Mas qnto a sua última pergunta, suspeito que o antigo dono (ele era cara novo?) pode ter colocado uma bomba mais forte ou para rodar no álcool ou turbinar rodando no álcool. Mas isso só observando o motor in locco para saber.
Qnto a ter prejudicado, acho que se ele foi turbinado (suspeita ok, vc tem que ver aí) o carro sofreu desgastes acentuados que podem pipocar a qualquer momento.
Não tem outro motivo, pelo menos que eu me lembre, para ele ter colocado uma bomba de 3,2 bar onde a original é de 1 bar.
Aumentar pressão numa situação original de fábrica pode causar desde uma soltura de mangueira de combustível a desgastes de alguns componentes a médio prazo.

Pensando nessa linha, verifique se o bico injetor de seu carro está original!!![/quote]

Os bicos eu já havia trocado mas nem me atentei para esse fato.
O antigo dono era uma mulher. Ele calça 44...rs


ReWeL
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 04:47:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ReWeL »

Resolvido...
Fui em algumas lojas hj e descobri quem ninguem sabe que bomba era essa que estava no meu corsa...rs
Um até arriscou e disse que era de Blazer.
Resumindo.
Tive que comprar o caneco todo com a bomba
Comprei a marca VDO.
Bomba instalada e funcionado perfeitamente. Graças a Deus!rs
É isso aí... muito obrigado pela colaboração.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”